3 tapetes que você pode fazer usando materiais simples

· 21 de agosto de 2018
Os tapetes são essenciais em uma casa. Anote as dicas e faça você mesmo estes tapetes muito originais.

Pode-se dizer que os tapetes são essenciais em uma casa. No hall de entrada para limpar os pés ao chegar em casa, no banheiro ao sair do chuveiro ou também no quarto das crianças, para que elas possam brincar de maneira mais confortável. Como você pode ver, qualquer espaço pode ter um tapete.

Neste artigo sugerimos que nós mesmos façamos os tapetes da nossa casa. Além disso, faremos isso usando poucos materiais, gastando pouco dinheiro e de uma forma fácil e rápida. Você não acredita que isso seja possível? Continue lendo e descubra como fazer os seus tapetes.

Tapetes com rolhas de cortiça

A primeira sugestão de tapete DIY usando poucos materiais é uma das mais originais. O melhor de tudo é que apenas dois materiais são suficientes: uma rede e rolhas, muitas rolhas. 

Para fazer este tapete, comece cortando uma rede ou lâmina de plástico do tamanho que você deseja fazer o tapete. Em seguida, você deve comprar rolhas de garrafa. Elas também podem ser recicladas, e assim o tapete terá diferentes tons que lhe darão um toque diferenciado.

Quando você tiver todas as rolhas, deve dividi-las ao meio, de modo que tenha duas partes alongadas e um lado plano.

Compre uma cola de contato resistente à umidade e monte este tapete original. Cole o lado plano de cada rolha na lâmina de plástico. Quando você cobrir todo o plástico, o tapete estará pronto. O resultado será um tapete de superfície curva e macia.

Este tipo de tapete é muito resistente e, por isso, pode ser usado em praticamente qualquer cômodo da casa. Surpreenda os seus convidados recebendo-os com um tapete de cortiça no hall de entrada ou coloque-o no banheiro para apoiar os pés molhados após o banho.

Tapetes recortados

Os tapetes recortados são perfeitos para o quarto das crianças da casa. Uma boa maneira de fazer isso é reciclar algum tapete velho que está fora de moda ou que você não use mais. Assim, você conseguirá dar uma segunda oportunidade a esse item, ao mesmo tempo em que economizará o dinheiro que seria gasto na compra de novos tapetes.

Para fazer um tapete recortado você vai precisar de um estêncil e de tesouras resistentes. Se o tapete for muito grosso, será melhor utilizar um cortador, visto que o tapete pode desfiar quando recortado.

Comece desenhando em um molde o formato que você deseja criar. Pode ser uma nuvem, um sol, uma flor ou simplesmente um círculo. Depois, coloque o tapete no avesso e faça o desenho. Uma vez desenhado, você só precisará recortá-lo para obter a forma desejada.  Se você não for muito bom com desenhos, pode imprimir uma silhueta e depois copiá-la.

Você também pode criar tapetes recortados para outros cômodos da casa. Aqui estão alguns exemplos que você certamente irá amar. Como você pode ver, o único limite é a sua imaginação.

Tapete de bolinhas de feltro

Se você quer ter um tapete original e divertido esta é a melhor opção. Você só precisa ter todos os materiais que listaremos abaixo e um pouco de paciência.

Em primeiro lugar, você precisa comprar bolinhas de feltro. A quantidade varia de acordo com o tamanho do tapete que você deseja fazer. Você pode comprá-las de cores variadas ou de uma única cor. Sugerimos que você compre cores diferentes, porque o resultado será muito mais divertido e colorido. Além disso, você vai precisar de agulha e linha.

Fazer um tapete de bolinhas de feltro é simples, mas requer paciência. Inicialmente, costure as diferentes bolinhas ligando-as umas às outras. São necessários apenas alguns pontos para fixá-las. Depois de algum tempo, você terá uma corrente de bolinhas de feltro.

Tapetes de bolas de feltro

Agora você deve enrolar toda a tira no formato de uma espiral. Deste modo, você conseguirá gradualmente ter um círculo cada vez maior. Também costure as diferentes correntes, para que o círculo permaneça fixo e o tapete não desmanche.  Siga esse processo adicionando bolinhas de feltro até o tapete atingir o tamanho desejado.

Como você pode ver, você precisa investir várias horas nesse processo mas, quando terminar, perceberá que o esforço valeu a pena. Além disso, embora a agulha e a linha sejam necessárias, não é essencial que você tenha conhecimento na área de costura.