Tipos de mesa para a sala de jantar

· 30 de agosto de 2018

A sala de jantar é um dos ambientes onde passamos mais tempo. É também onde acontecem os grandes eventos familiares, portanto, escolher a mesa adequada para a sala de jantar é essencial.

Uma mesa de jantar muito pequena, a longo prazo, pode nos trazer problemas, mas uma muito grande talvez seja desnecessária.

Por isso, neste artigo mostraremos algumas sugestões de mesas para a sala de jantar para que você possa escolher a que melhor se adapte à sua família e estilo de vida.

A forma da mesa para a sala de jantar

A forma da mesa para a sala de jantar é determinada pelo tamanho e forma da sala.

Lembre-se de que, para que os espaços fiquem perfeitos, é preciso seguir o princípio da proporcionalidade.

Encontramos quatro formas de mesa para a sala de jantar:

  • Quadrada: as mesas quadradas permitem focar mais no design e na inovação. Elas são muito vistosas e não passam despercebidas.

Além disso, permite visualizar todos que estão sentados à primeira vista, o que promove a comunicação durante as refeições.

  • Redonda: pode ser perfeitamente o centro das atenções do ambiente. Assim como a mesa quadrada, permite a boa comunicação entre todos os convidados.
  • Retangular: este tipo de mesa é o mais comum em salas de jantar porque se adaptam melhor aos espaços.

A vantagem desta mesa de jantar é que, dependendo do espaço que você tenha disponível, poderá colocar uma mesa de dimensões suficiente para muitos convidados.

  • Oval: proporciona um ar mais orgânico, misturando a funcionalidade das mesas de jantar retangulares e as linhas suaves das mesas redondas.

Algo que deve ser levado em conta é que, nas extremidades, os convidados podem se sentir mais desconfortáveis ​​com menos espaço para os pratos.

mesa para a sala de jantar

Funcionalidade

No caso da mesa para a sala de jantar, devemos procurar funcionalidade.

Para escolher uma mesa perfeita, você deve levar em conta como é sua família (se você passa muito tempo na sala de jantar, quantos são, etc.), e também se recebem muitas visitas para comer em casa.

Em termos de funcionalidade, encontramos dois tipos de mesas:

  • Fixas: como o próprio nome indica, não permite extensão caso haja mais convidados do que o habitual.
  • Mesas extensíveis: são mais funcionais e perfeitas para receber convidados ou economizar espaço.

Mesa de jantar extensível: tipos

  • Extensível radialmente: são características das mesas redondas. São muito chamativas. Apenas a superfície se estende, a perna de suporte permanece a mesma.
  • Com extensão central: para estender este tipo de mesa basta arrastar suas extremidades e retirar as peças para completá-la Algumas também são flexíveis e adaptam a lacuna da extensão.
  • Extensão nas extremidades: são bastante comuns, mas muitas vezes as extremidades podem ficar instáveis ​​porque não possuem pontos de apoio no solo.
  • Extensíveis por rotação: são uma versão das mesas redondas e ovais e as extensíveis nas extremidades.
  • Mesas extensíveis a partir de um aparador: é possível ter uma mesa de jantar a partir de um aparador? Sim. E são geniais para pequenos espaços.

São perfeitas se você só usa a mesa de jantar quando tem convidados, já que no restante do tempo será um bom console.

mesa para a sala de jantar

As pernas também são importantes

Muitas vezes, esquecemos das pernas das mesas e nos concentramos apenas em sua superfície ou forma.

As pernas são importantes porque são o ponto de apoio da mesa para a sala de jantar, por isso devemos prestar atenção na hora de escolher uma mesa ideal.

No entanto, como veremos abaixo, há pernas para todos os gostos.

  • Perna central: a chave é que esta seja robusta para suportar todo o peso. A vantagem é que deixa a parte de baixo da mesa mais livre, o que é muito confortável para os convidados.
  • Nas extremidades: é o tipo de pernas mais comum e funcional, uma vez que também deixa a parte inferior da mesa livre. Se a mesa for muito longa, é conveniente ter outro ponto de apoio no centro.
  • Pernas torneadas: elas têm um estilo muito arquitetônico e geralmente são bem robustas. Elas ficam ótimas com estilos como o industrial ou o moderno. A única desvantagem é que limita o espaço inferior, de modo que há sempre duas pessoas forçadas a presidir a mesa nas extremidades.
  • Laterais em U: oferecem boa estabilidade e também um design muito moderno.
  • Pernas de cavalete: visualmente são muito bonitas e perfeitas para um estilo nórdico. No entanto, são pouco funcionais, já que o espaço inferior da mesa de jantar fica desconfortável para os convidados.

mesa para a sala de jantar

Conclusão

Como você pode ver, são vários os aspectos importantes ao escolher a mesa adequada para a sala de jantar.

Uma vez que tenhamos decidido a forma, a funcionalidade e o tipo de pernas que queremos, é hora de escolher o material e a cor.

Lembre-se sempre de que o design e a funcionalidade devem combinar perfeitamente, mas é você quem decide qual dos dois aspectos prefere destacar em sua mesa para a sala de jantar.