4 dicas para decorar os móveis em casa

· 5 de setembro de 2018
Nunca foi tão fácil dar um novo aspecto para os seus móveis. Hoje, mostraremos 4 técnicas simples e econômicas para renová-los.

Decorar os móveis em casa é uma opção econômica e fácil de fazer. Além disso, é uma solução para aqueles móveis que gostamos, mas que saíram de moda ou que já estão um pouco envelhecidos. Com certeza, você já pensou em lhes dar uma demão de tinta, mas hoje traremos outras dicas para dar uma cara nova aos seus móveis.

Hoje em dia, há muitas técnicas bonitas e criativas que farão com que seus móveis não só pareçam novos, mas também que sejam únicos. A vantagem de fazer você mesmo é que nunca haverá dois iguais. No texto de hoje, daremos 4 dicas para decorar os móveis em casa.

Pinte os seus móveis

Pintar os móveis em casa é algo cada vez mais habitual. É uma das maneiras mais fáceis, baratas e usuais de renovar o mobiliário sem ter que comprar móveis novos.

É importante lembrar que, antes de começar a pintar os seus móveis, deve limpá-los muito bem. Não retirar somente a sujeira, mas também é preciso lixar para retirar os restos da pintura original.

Uma vez lixados, você pode começar a pintar. Escolha uma cor que se destaque no cômodo e que fique em harmonia com os outros elementos. Os móveis coloridos estão na moda, por isso são uma boa opção para os mais ousados.

Além disso, o tipo de tinta também é importante. Existem diferentes tipos, dependendo do acabamento que você queira dar ao móveis, e também se o móvel ficará dentro ou fora de casa.

Vá até uma loja de artesanato e informe-se sobre os diferentes tipos de tinta, para que você possa escolher a que mais se adeque aos seus propósitos.

cômodas vintage

Utilize vinil ou papel pintado

Outra forma de decorar os móveis em casa pode ser utilizando materiais como o vinil ou o papel pintado. A vantagem que esse tipo de produtos oferece é que você pode encontrar muitos desenhos interessantes que, a mão, seria difícil ou quase impossível fazer. Além disso, eles são fáceis de colocar e também de retirar, e não é muito caro.

E claro, você deve medir muito bem o móvel para comprar o vinil ou o papel com as medidas aproximadas dele. Assim, você não terá problemas com a falta ou a sobra de material.

Use Washi Tape

A Washi Tape também é chamada de fita adesiva japonesa. Esse tipo de material está disponível em uma infinidade de cores e desenhos, desde flores até motivos geométricos ou animais. Além disso, você pode encontrá-la em diferentes larguras.

O nosso conselho é que, se você não tem muita paciência, utilize esse método para decorar somente móveis pequenos. Se, por outro lado, você tem tempo, paciência e criatividade, escolha um móvel maior e surpreenda a todos.

Também recomendamos que, se você utilizar esse método, utilize a compra online, já que na internet você encontrará várias alternativas de Washi Tape com um preço mais competitivo.

Descubra a técnica decoupage

A decoupage é uma técnica de decoração de superfícies que consiste em colar com um verniz especial imagens de papel ou de tecidos recortados. Para muitos, pode ser uma técnica que traz resultados antiquados. Mas, lembre-se, tudo depende do design utilizado para decorar os móveis.

Ultimamente, uma das suas variações é utilizar guardanapos de papel, já que eles requerem menos verniz e demora-se muito menos tempo para transferir a imagem para a superfície desejada.

Para usar essa técnica, é preciso limpar e lixar a superfície. Depois, preparar a imagem que deseja e colá-la com um produto que é cola, verniz e selador, tudo em um só. Certifique-se de deixar tudo bem liso e sem bolhas. Depois, deixe secar a superfície por pelo menos 8 horas.

Como você pode ver, essas são só algumas das muitas técnicas que você pode utilizar para decorar os móveis em casa. São soluções econômicas e fáceis de fazer e, sem dúvida alguma, deixarão os seus móveis com um aspecto renovado. Lembre-se de que neste tipo de projetos, o mais importante é a sua criatividade. Por isso… mãos à obra!