Logo image
Logo image

Transforme um quarto em um espaço de fisioterapia

4 minutos
Se você é um profissional de fisioterapia e deseja criar um espaço de trabalho em sua própria casa, lembre-se das dicas de decoração a seguir.
Transforme um quarto em um espaço de fisioterapia
Última atualização: 31 março, 2021

Cada vez mais pessoas têm o seu espaço de trabalho em casa, principalmente aquelas que se dedicam ao atendimento ao cliente. Transforme um quarto em um espaço de fisioterapia e faça a sua própria clínica com a decoração ideal para ela.

Este tipo de espaços precisa transmitir uma sensação de tranquilidade e higiene. Por sua vez, deve ser um local de relaxamento e desconexão. Por isso, é necessária uma decoração de acordo com o tipo de trabalho, de forma a criar um clima de concentração.

O mundo da fisioterapia não requer recursos decorativos excessivamente ornamentados. Na verdade, é necessária uma sala que seja aberta e que permita a circulação interna de pessoas, mas, acima de tudo, que seja confortável.

Escolha o quarto mais adequado

Some figure

Não se trata de escolher um quarto ao acaso. Deve ser um local apropriado, com espaço suficiente para a realização do trabalho e que haja conforto. Você não pode estar em um espaço confinado sem a capacidade de se mover.

Portanto, a escolha do local é muito importante. Quando uma pessoa demanda um serviço, é necessário que todas as necessidades sejam atendidas e seja proporcionado o máximo conforto para que ela saia satisfeita.

No entanto, quando um local de trabalho não é escolhido adequadamente, ocorrem problemas e podemos perder clientes devido a uma má decisão. Portanto, estude bem a sua casa e use o cômodo que for mais útil para o trabalho como fisioterapeuta.

A sua casa se torna um espaço de trabalho. Ofereça o melhor serviço aos seus clientes.

Elementos básicos e funcionais para o quarto

Some figure

Claro, deve haver um conjunto de recursos com os quais você possa trabalhar. Na verdade, são elementos funcionais que auxiliam no melhor desempenho das tarefas e geram conforto:

  • Maca acolchoada: deve ser colocada no centro, configurando-se como o eixo principal do espaço. Ao seu redor deve ter o espaço necessário para se mover com facilidade. Deve ser acolchoada e de cor branca, azul, verde-claro ou turquesa.
  • Móveis: é conveniente que se localizem nos cantos ou junto à parede. A ideia é que tomem o mínimo de espaço e mantenham uma concordância cromática com o restante da decoração.
  • Prateleiras: são muito adequadas para estes locais, uma vez que não ocupam espaço e podem ser colocadas em altura ou junto a uma parede, no caso de se tratar de um móvel de piso.
  • Assentos: como é possível o paciente chegar com um acompanhante, pode-se colocar uma cadeira ou um banco no canto. Deve ter a mesma tonalidade do restante do mobiliário.

Decoração relacionada ao espaço de fisioterapia

Some figure
Móveis para fisioterapia / innofisio.com

Neste caso,  estamos falando de um comércio que se relaciona com a saúde, de tal forma que é necessário aplicar uma decoração que tenha a ver com esta área. Que recursos podem ser usados?

  • O principal é utilizar conteúdos relacionados à fisioterapia, mas sem exagerar. Não é aconselhável encher o espaço com aparelhos que não sejam úteis e que tudo o que farão é recolher poeira.
  • Você pode colocar alguns painéis ou pôsteres relacionados a esta disciplina e que, além disso, podem ser úteis, como ilustrações sobre músculos, ossos, etc.
  • Um espelho grande apoiado no chão pode ser muito útil.
  • Em qualquer caso, também podemos deixar as paredes vazias transformar o local em espaço amplo para a fisioterapia. Nesse caso, é outro tipo de decoração.

Cor: uma transmissora de sensações

Some figure
Decoração de espaços de fisioterapia /akanthos.es

Sem dúvida, a cor é essencial para a decoração de um espaço de fisioterapia, aquela que oferece uma estética específica, transmitindo sensações e ajudando no trabalho. Tanto as paredes como os móveis podem ter esses tipos de cores.

O branco é uma das cores mais utilizadas na área da saúde. Está associada à pureza, higiene e limpeza, gera sensação de saúde e bem-estar, mas, acima de tudo, ajuda a transmitir tranquilidade.

Por outro lado, existe a cor azul: normalmente se usa tanto o escuro quanto o claro. Também transmite uma sensação de higiene, segurança e tranquilidade. É como se você estivesse em ‘boas mãos’.

Por fim, podemos destacar duas cores em particular: turquesa e verde-claro. Ambos os tons transmitem uma sensação de limpeza, serenidade e relaxamento. É a mais comum entre enfermeiros, cirurgiões e pessoal de limpeza.