8 dicas para limpar e conservar flores artificiais

· 8 de janeiro de 2019
As flores artificiais precisam de cuidados especiais para que se mantenham sempre bonitas e não se tornem um foco de poeira.

Atualmente existem flores artificiais de boa qualidade tão parecidas com as naturais que chegam a nos confundir. As pessoas dizem que é mais fácil limpar e conservar as flores artificiais. Mas a opção ‘falsa’, também deve ser limpa de vez em quando. Elas precisam de alguns cuidados para se manterem sempre bonitas.

Por isso, no artigo a seguir, daremos algumas dicas para manter em excelentes condições tanto as flores de plástico quanto as de seda. Dessa forma, elas ficarão muito bonitas e serão até mesmo confundidas com as verdadeiras.

Dicas para limpar e conservar flores artificiais

A principal razão pela qual as flores artificiais geralmente são escolhidas é porque elas não precisam de tantos cuidados quanto as flores naturais. No entanto, isso não significa que não seja necessário conservá-las e limpá-las com cuidado.

Se não forem bem cuidadas, elas se tornarão um agente acumulador de poeira que pode causar alergias e outros problemas respiratórios. Além disso, para que elas tenham uma aparência realmente bonita e até mesmo pareçam verdadeiras, é fundamental que estejam limpas. Algumas dicas:

1. Espanador

Não é o tipo de limpeza mais eficiente, mas é o mais rápido. Serve para remover a poeira superficial do dia a dia. Se você passar o espanador pelos uma vez por semana nas suas flores artificiais, evitará o acúmulo de alérgenos e outras partículas. Porém, quando o fizer, tente deixar as janelas abertas ou então use algo que proteja o nariz e a boca.

conservar flores artificiais

2. Pano de microfibra

O mesmo pano que você usa para limpar os móveis e remover a poeira poderá ser usado para deixar as flores artificiais perfeitas. Você não precisa umedecê-lo, a menos que elas estejam muito sujas, e inclusive há pessoas que utilizam certos produtos de limpeza que evitam que as partículas de sujeira ‘colem’ nas flores.

3. Secador de cabelo

Se você tiver um secador com jato de ar frio, poderá usá-lo para algo mais além de secar a umidade do cabelo. Ele também serve para remover a poeira que fica nas áreas de difícil acesso das flores artificiais, como por exemplo entre as pétalas. Porém, não o use na velocidade máxima, nem o coloque muito perto delas para não as estragar.

4. Spray de ar comprimido

Você poderá comprá-lo nas lojas de material de limpeza e será muito útil para remover a poeira. Ele age de maneira semelhante a um secador de cabelo, mas a sua ação é mais pontual. Se você tiver um vaso ou um recipiente com flores artificiais na sua escrivaninha, toda vez que limpar o teclado com o spray de ar comprimido, aproveite para também remover a sujeira dos ramos, pétalas e folhas.

conservar flores artificiais

5. Sal grosso

Esta técnica é bastante interessante, mas só funciona se você tiver flores artificiais soltas. Você precisa de uma colher de sal grosso e de um saco plástico com fecho hermético. Coloque o sal e depois a flor dentro do saco plástico. Feche bem e então agite suavemente em todas as direções. Dessa forma, a poeira e a sujeira mais rebelde serão eliminadas.

6. Vinagre e água

Esta receita caseira é perfeita para a limpeza de itens de plástico. Em um recipiente, você deve misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e então colocar em um frasco com spray. Pulverize as flores a uma certa distância e deixe agir por dois minutos. Em seguida, seque com um pano. Use o mesmo sistema para limpar vidros ou espelhos.

7. Algodão com álcool

Não há nada como uma limpeza profunda usando um bom desinfetante. O álcool pode servir para isso, sem dúvida. A desvantagem dessa técnica é que você terá o trabalho de limpar uma por uma. Mas o lado bom é que, dessa forma, a poeira será removida; assim, as flores vão permanecer em boas condições por alguns dias.

conservar flores artificiais

8. Água e detergente

Se faz muito tempo que você não limpa as suas flores artificiais, uma limpeza pesada é o que elas precisam. Você poderá encher a pia com água morna e colocar um pouco de detergente. Em seguida, mergulhe as plantas e deixe até que fiquem bem molhadas. Então, enxágue e seque antes de colocar novamente no vaso.

Às vezes, para deixar as flores artificiais bonitas e limpas, basta molhar um pano com um pouco de água e pronto. Sem qualquer outro produto de limpeza específico. Na maioria dos casos, elas acumulam apenas pó; e ele pode ser bem removido quando se molha o plástico. Porém, é necessário ter muito cuidado para não as danificar nem remover a tinta. Dessa forma, elas terão uma aparência muito bonita e podem até mesmo ‘enganar’ mais de uma pessoa que acreditará que se tratam de flores naturais.