Estilo industrial: tudo o que você precisa saber

· 5 de agosto de 2018
O estilo industrial nos lembra os lofts de Nova York. Além disso, essa tendência está se espalhando pelo mundo a cada dia.  Por isso, nós vamos lhe mostrar como usar esse estilo em sua decoração.

O estilo industrial é um estilo decorativo que tem as suas origens nos velhos edifícios industriais de Nova York nos anos 50. Eles se tornaram moradia para artistas e imigrantes que não podiam pagar o aluguel de um apartamento no centro da cidade.

Caracterizam-se principalmente por uma arquitetura despretensiosa e seu apelo visual está relacionado à exposição das suas estruturas e seus materiais.

As vigas, tijolos e o concreto são os elementos-chave desse estilo.

retro e o vintage também terão grande presença nesse estilo com a utilização de elementos antigos ou desgastados pela passagem do tempo.

Agora, falaremos sobre as principais características do estilo industrial para que você possa saber um pouco mais sobre ele.

Adeus às paredes no estilo industrial

A principal coisa para recriar um ambiente de estilo industrial é escolher um espaço com áreas  luminosas, espaçosas e abertas. Os lofts costumam ser perfeitos para uma decoração desse estilo. Afinal, normalmente são locais grandes e luminosos onde há espaço suficiente para os móveis.

Pé-direito alto

Os tetos altos são muito importantes para conseguir essa estética, pois mostram toda a estrutura da casa por dentro.

Essa é uma inspiração dos armazéns industriais, uma vez que tinham tetos muito altos e de grandes dimensões para permitirem a visualização de todas as estruturas.

No entanto, nem todas as casas têm esse tipo de pé-direito. Portanto, o que devemos fazer é adaptar o nosso espaço às regras do estilo.

Paredes de tijolo

Outra ideia para conseguir o clima industrial em sua casa é usar tijolos expostos. Você não precisa de tijolos reais. Na verdade, eles podem ser usados na cor natural ou pintados de branco.

Se a estrutura da sua casa não permitir a inclusão de tijolos, você poderá encontrar em muitas lojas de decoração papel de parede que imita muito bem a textura do tijolo.

É normal que em uma parede de tijolos haja áreas descoloridas ou manchadas.

Os tijolos podem ser irregulares ou estarem quebrados em algum canto. É por isso que, se não ficar muito “certinho”, não há motivo para preocupação.

Na verdade, essa característica é muito comum no estilo industrial e dará aquele toque especial ao cômodo.

Vigas enferrujadas, canos ou tubos oxidados são outro elemento básico desse estilo. Essas características criam espaços frios e um tanto sóbrios, que dão independência e elegância ao lugar.

Como vemos, esse estilo não busca recriar espaços perfeitos, muito pelo contrário. Na verdade, é necessário haver texturas com irregularidades e imperfeições, mesmo que seja um edifício novo.

Apartamento estilo industrial

Janelas

As grandes janelas também são elementos muito típicos das antigas fábricas.

Os vidros dessas janelas devem ser muito grandes e espaçosos, retangulares e com uma estrutura metálica. Isso permitirá a entrada de luz natural na sala, iluminando todo o ambiente.

No entanto, é importante que você não use cortinas para cobrir as janelas porque isso diminuiria a incidência de luz natural. Se você quiser cobri-las com algo, uma boa opção é usar persianas em tons de branco.

Móveis e acessórios

O  mobiliário de estilo industrial devem ter uma aparência desgastada com cores fortes e escuras para seguir essa estética fria de que falamos anteriormente.

O ideal é pegar móveis antigos e destribuí-los bem no espaço, pois eles têm uma grande carga visual e é preciso saber como combiná-los.

Os metais são essenciais no estilo industrial. Eles podem ser usados ​​em tetos, paredes, móveis, cadeiras, lâmpadas, acessórios e tudo o que vier à mente.

Para que não haja cômodos excessivamente frios, é possível combinar com a madeira, pois ela dará mais calor ao ambiente. A combinação de ferro e madeira harmoniza bem os ambientes.

Cimento, alumínio e vidro também são elementos que combinam muito bem com esse estilo porque dão sobriedade ao espaço. Uma boa ideia é combiná-los com acessórios de couro ou metal como poltronas, cadeiras e sofás.

Podemos encontrar esses móveis “industriais” em lojas de decoração e lojas de produtos usados. Nas lojas de antiquários, você encontrará peças únicas que darão aos seus ambientes uma grande personalidade.

Cores

A paleta de cores do estilo industrial é restrita ao branco, preto, cinza, marrom, bege e azul.

Essas cores, como vemos, correspondem a tons escuros que combinam perfeitamente neste tipo de decoração.

Se não quisermos tornar o ambiente tão frio, podemos incluir cores de uma paleta mais clara, com muitas tonalidades brancas e tons pastel.

Minimalismo

É importante não abusar de elementos na decoração industrial, uma vez que o objetivo principal é obter um bom uso do espaço, resultando em um ambiente harmonioso.

Portanto, devemos escolher muito bem os acessórios e objetos que usaremos para decorar e economizar muito espaço.

O estilo industrial, como vemos, é um estilo com grande força e elegância. E aí, gostaria de utilizá-lo na sua casa?