O uso de paletes no design de interiores

· 14 de outubro de 2018
Os paletes, além de servirem para transporte de mercadorias, podem ser incluídos na decoração da nossa casa.

A decoração com o uso de paletes está cada vez mais em alta e como é um material resistente podemos transformá-los em camas, estantes, bancos, mesas, etc. Olhando ao nosso redor, vemos que é cada vez mais comum o uso de paletes no design de interiores.

Começaram a ser utilizados ​​durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), para facilitar o carregamento e transporte de diferentes mercadorias. Sobre esses paletes, localizados na base de pequenos guindastes, eram colocadas as mercadorias ou produtos pertinentes.

Tradicionalmente, uma das áreas em que seu uso mais se destaca é o setor agroalimentar, embora tenha sido gradualmente estendido a outras áreas, como veremos mais adiante.

É cada vez mais comum reciclar este tipo de material, por isso, muitas vezes não precisamos pagar por ele. Leve em conta que é muito fácil trabalhar com paletes, além disso, eles oferecem múltiplas possibilidades e resultados.

O uso dos paletes no design de interiores: exemplos nos quartos

Embora possa parecer surpreendente, poderemos criar verdadeiros móveis de design usando paletes.

É possível encontrá-los em qualquer espaço dentro e fora das casas. A seguir, deixaremos alguns exemplos muito originais do uso de paletes no design de interiores, especificamente nos quartos.

  • Como cabeceira e cama

Se a área do travesseiro estiver contra a parede, é muito simples colocar o palete entre ele e a parede. Tão simples como usar os paletes como estrado, basta colocar o colchão sobre eles e estará tudo pronto.

Você poderá colocar rodas, embora possa não ser o mais prático, pelo menos em camas de solteiro.

  • Prateleiras ou estantes

É muito simples: basta empilhar os paletes horizontalmente, usando os espaços como prateleiras.

Outra opção consiste em colocá-los na vertical, a fim de criar um mini jardim suspenso, ocupando assim, menos espaço ao distribuir as suas plantas.

Seguindo essa mesma estrutura, poderemos pendurar cabides para casacos, cachecóis ou bolsas. Também poderemos utilizar os espaços entre as tábuas para colocar os nossos sapatos.

Na verdade, podemos colocar essas prateleiras em outros espaços, como na cozinha, pendurando utensílios e copos ou no depósito, para pendurar as ferramentas.

  • Como uma divisória

Colocados de maneira sucessiva, usando quatro paletes, faremos uma divisória com dois painéis, cada um formado por dois paletes, um em cima do outro.

Além disso, poderá usar a superfície para colocar ganchos com enfeites ou pôsteres. Assim, você poderá separar o cômodo em dois ambientes.

O uso dos paletes no design de interiores: mesas e bancos para diferentes espaços

Podemos encontrar paletes sendo utilizados ​​como mesas de centro, de baixa altura. O normal é usar um, com outro em cima. Podemos adicionar rodas embaixo para facilitar a movimentação.

Essas mesas ficam bem tanto em ambientes internos quanto externos: terraços, jardins… Geralmente, se colocam bancos baixos ao redor delas. Para dar um toque de cor, poderemos colocar almofadas nos assentos e costas, para torná-los mais confortáveis.paletes no design de interiores

Além disso, o espaço existente entre um palete e outro é ideal para armazenar revistas, livros, controles de televisão, etc. Se o espaço for amplo, poderá ser usado para colocar o DVD, o roteador, filmes ou pequenos alto-falantes.

Outra opção é utilizá-los como mesas de cozinha ou de jantar, colocando-os em algum tipo de suporte de maior altura.

O uso de paletes no design de interiores: exemplos com frases ou imagens pintadas.

Embora cada vez mais sejam vendidos nas lojas, você também poderá fazê-lo em casa sem qualquer dificuldade.

A verdade é que as tábuas dos paletes são ideais para escrever frases. Quanto ao tipo de letra, talvez você prefira escrever em um único estilo ou misturar estilos e cores. As tábuas podem ser colocadas tanto na vertical como na horizontal, é indiferente. Use a sua imaginação.paletes no design de interiores

Em outros casos, a superfície do palete é pintada e, sobre essa pintura, se faz um desenho, às vezes junto de um texto.

O tamanho é indiferente, às vezes, encontramos exemplos de formatos tão grandes que são colocados acima das cabeceiras das camas. Por exemplo: paletes com a representação de um mapa-múndi ou decorado com temas vegetais ou animais.

Uso de paletes na decoração de Natal

Algumas pessoas pintam a silhueta da árvore de Natal em um palete. Então, você poderá colocá-lo sobre um móvel ou pendurá-lo na parede. Além disso, poderá adicionar guirlandas de luzes para dar um toque mais natalino.

Outra opção consiste em colocar as tábuas de maneira escalonada em uma parede, como prateleiras. Assim, são colocados alguns ornamentos e objetos em cada tábua.

Você também poderá recortar a silhueta da árvore e encostá-la na parede.

paletes no design de interiores
Árvore de Natal feita de palete / 2.bp.blogspot.com

Conclusão

Devemos considerar que existem muitas outras variedades em termos de forma e estética. Não se esqueça de que podemos deixar a madeira em seu estado natural ou pintá-la total ou parcialmente (muitas vezes são pintadas de branco).

Portanto, o uso de paletes no design de interiores é algo que exige criatividade. As opções que encontramos são praticamente inumeráveis. Dessa forma, com o seu uso, você poderá obter espaços muito dinâmicos, descontraídos e originais.