Fachadas ventiladas: motivos para escolhê-las

· 3 de janeiro de 2019
Você avaliou a possibilidade de instalar uma fachada ventilada em sua residência? Esse tipo de estrutura não está reservado apenas para instituições. A seguir mostraremos o porquê.

Há muitos anos, as fachadas ventiladas têm sido um dos elementos mais característicos na construção de muitos edifícios públicos e institucionais. Basicamente, consistem de 3 partes: uma folha interna, uma camada isolante e uma folha externa.

Dado que um dos principais objetivos na edificação atualmente é garantir que a estrutura se mantenha em boas condições apesar da passagem do tempo e que ofereça um bom desempenho térmico, a cada dia, o número de edifícios com esse tipo de fachadas aumenta.

Razões para escolher fachadas ventiladas

Em termos de sustentabilidade, as fachadas ventiladas possuem uma classificação alta, pois conseguem realizar uma gestão muito eficiente dos recursos e manter um baixo impacto no meio ambiente. De fato, esse tipo de fachada faz parte do que constitui a estratégia de uma arquitetura ecoeficiente.

Razões para escolher fachadas ventiladas

Embora possam ter um custo inicial alto, as fachadas ventiladas são uma solução de qualidade na qual vale a pena investir. A seguir, comentaremos mais detalhadamente outras razões pelas quais é uma boa ideia escolhê-las.

1. Economia de energia

Estima-se que a economia de energia oferecida pelas fachadas ventiladas esteja entre 20 e 40%. Isso se deve ao fato de proporcionarem uma boa estabilidade térmica à estrutura durante todo o ano.

Os materiais utilizados na construção têm uma capacidade de inércia térmica muito útil. E, por outro lado, a câmara de ar ajuda para que, durante o verão, a construção não absorva o calor e, durante o inverno, não o disperse.

Portanto, os edifícios com fachadas ventiladas oferecem uma temperatura agradável em seu interior durante todo o ano. Evidentemente, isso significa um gasto menor, tanto de calefação como de ar condicionado. 

2. Resistência e durabilidade

A folha exterior das fachadas ventiladas é muito resistente às agressões do ambiente. Portanto, apresenta um bom aspecto durante muito tempo.

Contam com um sistema de eliminação de água por condensação que evita a deterioração por umidade. Então, ao invés de armazenar a água da chuva, ela é utilizada para uma autolimpeza.

Vale destacar que, como as fachadas ventiladas são resistentes à umidade e às correntes de ar, também são muito resistentes à corrosão por contaminação.

3. Instalação, reparação e manutenção

O tempo de instalação de uma fachada ventilada é bastante curto, uma vez que a montagem dos seus elementos é realizada de forma simples e direta, “a seco”.

Além disso, o trabalho de manutenção é mínimo e os reparos são bastante incomuns. De fato, na maioria dos casos, a substituição de peças por deterioração não requer a realização de qualquer tipo de obra, já que é feita individualmente.

Instalação, reparação e manutenção das fachadas ventiladas

O melhor de tudo é que os reparos geralmente são de baixo custo. Além disso, a cor da fachada não é alterada pelo efeito do sol ou pela chuva. Portanto, não é necessário se preocupar com o cuidado do seu aspecto. E por terem um design simples e moderno, se mantêm atuais ao longo do tempo.

4. Melhoria acústica

As partes que compõem a estrutura das fachadas ventiladas também são capazes de atuar, em conjunto, como uma barreira isolante do ruído externo.

Portanto, essas fachadas evitam que se perceba, no interior do edifício, o impacto de um som superior a frequência de 1000 MHz. Isto vem a ser muito útil em áreas onde há um alto grau de ruído, como nas grandes cidades.

Aspectos para considerar

  • Quando as fachadas ventiladas são instaladas em um prédio, o valor da propriedade é alterado. 
  • A estrutura dessas fachadas não promove a criação de grandes quantidades de entulho. No caso de serem removidos, os custos derivados disso são bastante baixos.
  • As fachadas ventiladas não requerem o uso de pontes térmicas. Por este motivo, atribui-se a isso grande parte do seu sucesso como isolantes.

Em suma, as fachadas ventiladas representam uma solução de longo prazo que deve ser avaliada ao construir ou reformar uma casa. Acima de tudo, se você também deseja que o prédio tenha uma aparência mais moderna e atualizada.