Tipos de muro para o jardim da sua casa
A infraestrutura da nossa casa deve ser perfeitamente construída, tanto nos ambientes internos quanto externos. Precisamos ter em mente que existe uma grande variedade de tipos de muro para o jardim; por isso, revisaremos os mais relevantes.
Ter uma estrutura sólida que proteja todo o espaço é fundamental. Sem dúvida, é interessante investir em um bom sistema de muros que possa impedir deslizamentos de terra, escoamento de água ou lama ou simplesmente um desmoronamento.
Esses problemas podem acontecer na nossa casa. Ter muros construídos com bons materiais pode ser a chave para transformar o jardim em um local seguro, mas acima de tudo, em um local com uma decoração agradável e sutil. Nesse sentido, é importante que eles sejam consistentes e esteticamente agradáveis.
Tipos de muro para o jardim: muro com pedras irregulares
Uma fórmula muito interessante seria usar um muro com pedras irregulares. Isso daria ao recinto uma aparência mais informal e histórica, como se fosse uma muralha ou os restos de uma construção antiga.
Isso não significa que haveria menor eficácia no nível funcional. Ele pode ter a mesma força e resistência para suportar qualquer terreno ao redor do jardim. De fato, esse tipo de pedra é firme e completamente sólido.
A disposição não deve ter uma simetria ou organização estrita. Idealmente, as pedras devem ser dispostas em fileiras horizontais tentando manter uma uniformidade simples. Para a escolha da cor da pedra, recomenda-se que ela seja em tons de branco ou cinza.
Os muros devem manter uma aparência simples e discreta.
Alvenaria: a beleza irregular
Este formato foi amplamente utilizado na época do romantismo (séculos X-XII). Existem vários tipos de alvenaria; por isso, é interessante vermos os mais relevantes que podem ter alguma utilidade em um jardim.
- Muro sem argamassa: existe a possibilidade de construir um muro com pedras soltas, seja de forma irregular ou com um formato retangular. A ideia é oferecer uma estética atraente e naturalista, pedra com pedra e sem argamassa no meio.
- Com argamassa: é possível fornecer uma maior consistência ao muro através da argamassa que pode unir as pedras, para que fiquem completamente imóveis. De fato, algumas ficarão mais salientes enquanto outras estarão mais para dentro.
- A diversidade cromática deste tipo de muro faz com que o espaço ganhe dinamismo. Geralmente são usadas pedras em tons terrosos, mas também são muito interessantes as de tom acinzentado, isto é, aquelas que conhecemos como sílex.
Tipos de muro para o jardim: os gabiões de pedra
Gabiões / gaviones.es
Quando temos um jardim localizado em um local cujo terreno exige um muro de contenção resistente, o melhor a fazer é usar gabiões de pedra. Eles podem não ter uma aparência estética atraente, mas são muito funcionais.
O que são exatamente os gabiões? Eles são muros irregulares feitos de pedras envolvidas em uma malha de arame, ou seja, uma estrutura entrelaçada. Eles geralmente são usados como pequenos taludes para proteger melhor o espaço contra possíveis deslizamentos de terra externos.
Se quisermos, é possível fazer terraços para a elevação de outras pequenas áreas para dispor plantas e grama. Sem dúvida, este é um recurso muito interessante para o estilo campestre e rústico.
A melhor parte dos gabiões é a sua força e resistência.
O uso do concreto, uma solução eficaz
Este material vem sendo utilizado ao longo da história para a construção graças à sua versatilidade e por baratear os custos. O seu uso ganhou destaque principalmente no século XX. É, sem dúvida alguma, um recurso útil e eficaz para a construção de muros.
Pode ser usado individualmente ou como argamassa para as pedras. Pode ser muito bem moldado e, uma vez seco, torna-se um material muito resistente.
Esteticamente, ele não é exatamente atraente; porém, tudo dependerá de como tratarmos a superfície do muro. Outras pedras podem ser colocadas por cima ou ele simplesmente pode passar despercebido e, assim, adquirir um caráter funcional.
Vasos e floreiras usados como muro
Existe uma possibilidade alternativa ao que vimos até agora. Estamos nos referindo aos muros feitos com vasos ou floreiras de cimento. Esta é a melhor maneira de dar um toque verde aos muros e naturalizar ainda mais o ambiente.
Esta é uma maneira muito inovadora de fazer com que o jardim não se limite apenas à grama e outras plantas dispostas no chão, mas também que haja flores nas laterais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Neff, Ludwig; Neufert, Peter: Casa. Vivienda. Jardín: el proyecto y las medidas en la construcción, Gili, 2006.