5 maneiras de construir uma casa na árvore para as crianças

31 de janeiro de 2019
Realize o sonho de seus filhos e siga esses passos para construir uma casa na árvore da melhor maneira possível.

Se você deseja criar uma área para os seus filhos brincarem, vamos mostrar as 5 melhores maneiras de construir uma casa na árvore para as crianças.

As crianças adoram ter espaços diferentes do seu quarto, especialmente se estiverem em contato com a natureza; por isso, esta é uma maneira muito interessante de criar um lugar de lazer para elas.

Além disso, elas também adoram realizar os seus sonhos e ilusões; uma casa na árvore não deixa de ser um pequeno lar onde podem ter privacidade e brincar com os seus amigos.

Conheça bem o espaço para construir uma casa na árvore

É essencial ter um conhecimento do local de construção. A partir da verificação do terreno, é possível determinar o local perfeito para a construção da casa. Por exemplo, se você tem um jardim com árvores grandes, ele poderá ser considerado um lugar perfeito, já que estaria perto da casa.

Mesmo assim, a casa na árvore também poderá ser feita no jardim sobre uma elevação construída com pilares ou estacas de madeira; portanto, não é preciso necessariamente haver um bosque. Por outro lado, há mais possibilidades, como por exemplo, a construção em uma área arborizada que poderá ser transformada em um espaço de lazer.

Construa em um terreno sólido e consistente

A casa na árvore deve ter uma elevação considerável, o que supõe uma infraestrutura elevada que será suportada por colunas e, por consequência, será necessário um terreno consistente.

É importante evitar os solos que possam gerar dificuldades para a construção; por isso, é preciso ter muito cuidado tanto no campo quanto no jardim com solos como os seguintes:

  • Úmido: pode gerar lama e é fácil de inundar.
  • Desnivelado ou inclinado: é preferível que exista um piso firme e reto, já que a construção será simples e não há a necessidade de elaborar cálculos arquitetônicos.
  • Pedregoso: quando há apenas pedra, é muito difícil abrir cavidades para a colocação dos plintos.
Construa em um terreno sólido e consistente

O processo de construção

A construção da casa na árvore poderá ser feita de várias maneiras. A seguir, mostraremos quais são as melhores maneiras de construir uma casa desse tipo.

  • Construção em torno de uma árvore: a infraestrutura é disposta sobre uma árvore robusta, com um tronco largo, sustentando os pilares sobre este tronco ou diretamente no solo.
  • Construção tendo a árvore como elemento de suporte: a árvore é utilizada como um pilar a mais para a sustentação. Trata-se de evitar que a árvore fique bem no meio da casa.

Na verdade, a árvore é o eixo central sobre o qual a casa deve girar; por isso, deve ser levado em consideração se ela oferece possibilidades de suporte para a sua elevação.

Ao mesmo tempo, é necessário se certificar de que todos os elementos de suporte formam uma estrutura de arquitrave perfeita para assim poder sustentar a casa em todos os seus vértices.

– A diferença entre uma arquitetura boa e ruim é o tempo que você lhe dedica. –

David Chipperfield

A escolha dos melhores materiais

A escolha dos materiais não deve ser algo secundário, mas sim algo tão importante quanto o processo de construção. São eles que darão consistência à casa.

Tradicionalmente, as casas nas árvores são feitas de madeira; isso ocorre porque a estética da casa deve estar em sintonia com as árvores a sua volta. Portanto, é preferível escolher madeira a outros materiais. A seguir, vamos especificar quais são as melhores espécies de madeira para a construção:

  • Pinheiro-silvestre, pinheiro-larício, pinheiro-oregón e pinheiro-bravo.
  • Castanheiro
  • Carvalho
  • Choupo
  • Eucalipto
  • Abeto

Segurança e estética externa

A função decorativa de uma casa na árvore é totalmente cumprida; no entanto, ela também deve oferecer possibilidades de habitabilidade. É importante que o seu interior seja espaçoso e que o telhado seja triangular (evitando assim problemas com as épocas das chuvas e escoando melhor a água).

Ao mesmo tempo, é importante que ela tenha uma escada bem definida e sem riscos de queda, uma vez que a segurança deve vir em primeiro lugar. Uma queda de uma altura de três metros poderá causar sérios danos físicos.

E, finalmente, a necessidade de aberturas que permitam a entrada de luz no interior é fundamental, pois é preferível evitar a conexão da corrente elétrica e que ela seja alimentada apenas pela luz natural.

Segurança e estética externa da casa na árvore

Realizar o sonho dos seus filhos está ao alcance das suas mãos; construir uma casa na árvore não é algo tão complicado. Você precisa somente conhecer muito bem quais são os melhores processos de construção de cada árvore e transformar esse espaço em um sonho que se tornou realidade.