4 maneiras de usar as flores que já murcharam

29 de janeiro de 2019
Podemos fazer muitos tipos de artesanato para decorar a nossa casa ou até mesmo para presentear àqueles que mais amamos com as flores que já murcharam. Além disso, uma atividade divertida e relaxante!

Se você recebeu um buquê de flores pelo seu aniversário ou até mesmo sem nenhuma razão especial, certamente você vai querer guardá-las por bastante tempo. Mas é claro, uma vez que elas secam, você imagina que o seu único destino seja a lata do lixo. No entanto, neste artigo mostraremos diferentes maneiras de usar flores que já murcharam, para que dessa forma você sempre as tenha por perto e possa apreciá-las em todos os cantos da sua casa.

Como usar as flores que já murcharam?

As flores são usadas para mostrar carinho, parabenizar e decorar. No entanto, infelizmente elas duram por pouco tempo, ainda que você as coloque na água ou faça algum ‘tratamento’ caseiro para que elas mantenham a cor.

A boa notícia é que, com as flores que já murcharam, você poderá fazer muitos tipos de artesanato DIY, tanto para a decoração pessoal quanto para dar de presente. Preste atenção nestas opções:

1. Pot-pourri de flores secas

Um ‘pot-pourri’ é uma mistura de muitas coisas, atualmente também é chamado de ‘mix’ (de ‘misturar’, em inglês). Evidentemente, as flores também não escapam dessa combinação.

Além de usar as pétalas ou as folhas do arranjo de flores que murcharam, recomendamos que você inclua outros ingredientes, como por exemplo ervas aromáticas: alecrim, sálvia, tomilho, lavanda, hortelã etc.

Basicamente, você precisa colocar tudo em um recipiente e misturar bem, agitando suavemente. Então, é só passar o conteúdo para um saquinho de organza, uma almofada ou um frasco de vidro transparente. O pot-pourri de flores secas pode ser colocado no armário, nas gavetas ou então no banheiro, para aromatizar o ambiente.

Pot-pourri de flores secas

2. Marcadores de livro

O que você acha dessa ideia para os presentes de Natal? Você mesma os terá criado e eles são muito úteis entre os leitores. Para isso, precisará justamente, de um livro.

Pegue as flores que já murcharam embrulhadas em jornal e coloque o livro por cima, melhor ainda se ele for pesado. Você também poderá usar algum outro objeto; como por exemplo, um vaso ou qualquer outra coisa que exerça pressão.

Depois de alguns dias, as flores estarão secas e ‘amassadas’ para serem coladas em um papel colorido, que posteriormente você cobrirá com um plástico ou então pintará com laca transparente, para que assim elas durem mais tempo. Uma ideia mais do que simples, porém muito bonita!

3. Quadro com flores prensadas

Talvez no seu círculo íntimo não existam pessoas que gostem de ler ou então você queira guardar as flores para você. Nesse caso, você poderá fazer um quadro para decorar a sala; ou talvez o quarto ou o escritório. O procedimento é o mesmo dos marcadores: coloque as flores no jornal com um peso por cima.

Compre um papelão fino e cole as flores nele, de acordo com o desenho que você mais gostar. Quando terminar, passe uma ou duas camadas de tinta acrílica ou laca para que dessa forma elas fiquem bem fixas e não se soltem.

Se você já tiver a moldura, é só incluir a ‘obra de arte’; caso contrário, você terá que fazer uma: você só precisará de quatro ripas de madeira e um par de pregos. Finalmente, pendure o quadro onde preferir.

4. Buquê de flores

Se você quiser que o buquê fique sempre à mostra como no primeiro dia, poderá fazer o que se conhece como bouquet. A técnica é bem simples. Poucos dias antes das flores murcharem completamente, retire da água e as coloque “de cabeça para baixo” em um lugar onde elas permaneçam suspensas no ar. Pode ser o varão da cortina, por exemplo.

Pulverize-as com spray de cabelo e repita o processo após dois dias. Continue por mais ou menos uma semana; ou até que as pétalas e folhas não caiam mais quando você tocar no buquê. Depois disso, você terá que colocá-las em um vaso ou jarro, e pronto.

Buquê de flores

Talvez elas precisem de um pouco mais de spray a cada uma ou duas semanas. Dessa forma, eles vão permanecer em bom estado até mesmo por vários meses.

Com esse método, você também poderá decorar um ambiente (por exemplo, o quarto). Pendure rosas de forma cuidadosa usando fitas de seda ou cordões de diferentes cores no varão da cortina ou onde você preferir. Ficará muito romântico e feminino!

Há muitas opções para reutilizar as flores que já murcharam. Se você seguir a técnica de prensar com o jornal, as ideias serão infinitas: capas de caderno, luminárias de papel, cartões de aniversário, convites de casamento e muito mais. Então se anime e mostre as suas habilidades artísticas!