Como fazer quadros com madeira entalhada

· 23 de agosto de 2018
Você acha que é difícil fazer quadros com madeira entalhada? Com essas técnicas, você mesmo poderá fazê-los.

Os quadros são um dos elementos mais utilizados na decoração de interiores. Muitos são de grande valor devido a seu autor famoso, outros pela técnica utilizada. Fazer quadros com madeira entalhada é uma das técnicas mais difíceis que existem.

Para fazer quadros, em especial os de madeira entalhada, precisa-se de muita habilidade e um bom manejo das ferramentas. Por isso, esse tipo de quadros são muito valorizados no mercado.

Os quadros de madeira entalhada são tradicionais e ficam perfeitos em casas de campo ou rústicas. No entanto, muitas vezes a compra desses quadros é difícil pelo fator econômico e porque cada vez menos artistas dedicam-se a esse tipo de atividade.

Neste texto, vamos propor duas maneiras de fazer quadros com madeira entalhada de um jeito simples e fácil. 

Entalhar madeira com mini broca

A primeira forma de fazer quadros com madeira entalhada que vamos propor é com uma mini broca. A mini broca é uma ferramenta elétrica e portátil, de tamanho reduzido, que é possível manejar com apenas uma mão.

Para fazer quadros entalhados é importante escolher bem a ponta da broca. A melhor é a ponta fresa para madeira. Ao utilizar essa ferramenta, precisamos de muita precisão, por isso recomendamos que você pratique antes em outra madeira para depois começar a fazer o seu quadro.

Para fazer quadros com madeira entalhada com essa ferramenta, será necessário:

  • Placa de madeira
  • Desenho a ser entalhado
  • Mini broca
  • Ponta fresa para madeira
  • Moldura para o quadro

Passos a seguir

A primeira coisa a ser feita é escolher uma placa de madeira que seja boa pra entalhar. Quando escolher, transfira o desenho à placa, e assim será muito fácil entalhá-la com precisão. Para transferir o desenho para a madeira, você pode usar papel carbono.

Depois, é hora de começar a desenhar com a mini broca. Mantenha o pulso firme e imagine que trata-se de um lápis. Ao terminar de entalhar o desenho, você pode pintá-lo com tinta colorida ou com diferentes tons de verniz para dar profundidade à madeira entalhada. Você pode colocar uma moldura e depois pendurá-lo na parede da sua casa.

Evidentemente, a mini broca nunca substituirá o trabalho artesanal, mas é uma forma rápida e fácil de fazer um quadro com madeira entalhada.

ferramentas para entalhar madeira

Fazer quadros com madeira entalhada: escultura falsa

Essa técnica para fazer quadros com madeira entalhada é conhecida como “escultura falsa” porque o desenho é feito em duas partes e depois colado. Assim, temos a sensação de que a madeira foi entalhada, quando na verdade não foi.

Para fazer quadros com essa técnica, será preciso:

  • Duas placas de madeira para entalhar
  • Goivas
  • Cola para madeira
  • O desenho que você quer “entalhar”

Passos a seguir

Em primeiro lugar, é importante decidir o desenho e qual parte ou partes do desenho irão em primeiro plano (relevo) e qual ou quais em segundo plano.

O que queremos que fique em segundo plano será talhado em toda placa com todos os detalhes desejados incluídos, enquanto o que queremos em primeiro plano será entalhado separadamente, em outra placa. Essa parte será entalhada utilizando goivas ou até uma mini broca.

Quando tivermos as duas partes finalizadas, vamos uni-las com cola de madeira. Devemos ser muito cuidadosos neste passo, já que isso deve ser feito com muita precisão e limpeza para obtermos o efeito desejado. Se não for bem colado, com certeza se notará que as peças foram feitas separadamente e unidas depois.

Para terminar o nosso quadro de escultura falsa, você pode pintá-lo de uma só cor ou utilizar diferentes tons para dar profundidade ao quadro.

Conclusão

Fazer quadros com madeira entalhada nunca foi tão fácil como com essas duas técnicas. No entanto, sem dúvida, é a prática que leva à perfeição. Por isso, se o primeiro não ficar tão bonito, continue praticando.

Os elementos de madeira são muito utilizados na decoração de interiores, pois a madeira traz muito aconchego. Além disso, é um material muito versátil que oferece diversas tonalidades.

Às vezes, pensamos que trabalhar com madeira é muito difícil. De fato, tem a sua dificuldade e requer uma grande habilidade. No entanto, essas duas técnicas lhe ajudarão a entrar no maravilhoso mundo da madeira de um jeito simples e fácil.