Forrar e decorar as portas para dar mais vida à sua casa

7 de fevereiro de 2019
Se você quer dar um toque diferente à sua casa, forre ou decore as portas. Você vai adorar o resultado!

No artigo a seguir, daremos algumas ideias sobre forrar e decorar as portas. Talvez isso não seja algo muito comum nas casas, mas sem dúvida, o resultado chamará a atenção.

Se você gosta da tendência DIY (ou faça você mesmo), ouse dar um toque diferente às portas. Não importa se são portas de acesso aos quartos ou as portas dos móveis, tudo depende apenas dos seus gostos e do estilo que você estiver procurando. Como você verá ao longo deste post, existem muitas combinações possíveis.

Renovar as portas

A passagem do tempo tem o seu efeito nas nossas casas: alguns azulejos se soltam, os móveis vão se deteriorando, a pintura começa a descascar, etc. Mas, existem maneiras de dar uma segunda chance aos móveis e acessórios. E com as portas acontece exatamente a mesma coisa.

Por isso, a manutenção e a limpeza correta da nossa casa são muito importantes, para garantir uma vida útil mais longa para tudo o que temos. Mesmo assim, há momentos em que simplesmente queremos um novo toque estilístico, ainda que tudo esteja em boas condições.

Independentemente do motivo, forrar e decorar as portas é uma opção muito simples e barata que você não pode deixar de levar em conta. Vamos falar mais sobre isso nos próximos parágrafos.

forrar e decorar portas

 

Dê um novo toque às suas portas

A verdade é que, mesmo tendo variações em termos de materiais ou de cores, as portas das nossas casas geralmente são muito semelhantes entre si. Algo parecido acontece com as portas dos nossos aparadores, armários, etc.

Muitas vezes, decoramos os nossos quartos com fotografias.  Entre outros lugares, poderemos colocá-las atrás da porta de acesso do quarto, ficando assim totalmente visíveis quando a fecharmos.

Outra opção que podemos levar em consideração ao decorar as nossas portas, tanto de acesso quanto de um móvel, é adquirir um vinil decorativo e colocá-lo na sua superfície. Você poderá escolher adesivos pequenos (por exemplo, em forma de estrelas ou corações), para criar uma composição ou, ao contrário, escolher apenas um, porém maior (com a forma de um animal grande, por exemplo).

Algo bastante semelhante são os papéis adesivos, similares aos papéis de paredes. Assim como acontece com os vinis, eles são fáceis de colocar e tirar. Nós precisamos somente prestar uma atenção especial às suas medidas. Você encontrará uma infinidade de estampas e designs.

forrar e decorar portas

 

Caso contrário, você poderá pintar a porta, tanto fazendo pequenos motivos decorativos sobre o fundo original quanto a cobrindo completamente com tinta. O estilo half-painted walls é uma opção muito original. Ele consiste em pintar apenas uma parte da superfície, deixando a outra em seu estado inicial. O limite entre as duas partes pode ser mais ou menos definido, de acordo com as suas preferências e com o estilo da casa.

Forrar as portas

Finalmente, queremos falar sobre forrar as portas. Quando falamos em forrar, certamente vêm à nossa cabeça imagens de sofás, poltronas ou até mesmo cadeiras, mas não de portas.

Também podemos nos lembrar de como é difícil remover as manchas de gordura dos estofados, algo bastante comum. No entanto, as portas são muito menos propensas a se sujarem dessa forma. Se você decidiu forrar e decorar as portas da sua casa, pense que isso é algo que você mesmo poderá fazer sem muita dificuldade. Embora seja mais comum em hotéis, por exemplo, essa também poderá ser uma opção para a sua casa.

Algumas dicas

Em primeiro lugar, estas portas vão isolar o barulho; algo que, sem dúvida, você agradecerá se, por exemplo, houver muitas pessoas na casa. Além disso, existem várias possibilidades: couro, couro sintético (disponível na Leroy Merlin, por exemplo), um tecido de vinil…

Você também poderá procurar por um efeito final mais ou menos acolchoado, de acordo com a sua preferência. Para isso, você poderá colocar uma placa de espuma entre a porta e o forro em si.

forrar e decorar portas

Lembre-se de que você deve remover a porta do batente para poder trabalhá-la na horizontal. Você poderá colocá-la sobre dois cavaletes de madeira; dessa forma, ficará mais confortável para você. Se comprou uma placa de espuma, deverá colá-la na superfície. Depois, é só colar o tecido do forro sobre ela.

Corte alguns centímetros a mais de cada lado; depois corte-os para que as bordas fiquem perfeitas, sem desníveis. Para finalizar, você poderá decorar o forro com tachinhas, miçangas, etc.

Provavelmente, você terá que pintar os batentes da porta da mesma cor do tecido. Por outro lado, você também poderá deixá-los ao natural, para criar um contraste. Assim, como você pode ver, há muitas possibilidades diferentes que você poderá levar em conta ao forrar e decorar as portas.