Máquinas de costura antigas para decorar

· 1 de dezembro de 2018
Você tem uma máquina de costura antiga e não sabe onde colocá-la em casa? Neste artigo vamos lhe mostrar algumas ideias originais para decorar seus cômodos.

Uma tendência atual na decoração são as máquinas de costura antigas para decorar interiores. Elas trazem um aspecto vintage e romântico para sua casa. Existe uma grande variedade de máquinas de costura antigas. Além disso, a maioria possui uma estrutura de madeira tipo mesa, com gavetas laterais e uma central. Uma das características distintivas desses objetos antigos é o pedal de ferro na parte inferior.

Se você possui uma dessas máquinas de costura antigas, poderá criar lindos cantos e decorar os seus cômodos de forma criativa. A seguir, vamos lhe mostrar algumas ideias originais para utilizar as suas máquinas de costura antigas para decorar sua casa. 

Máquinas de costura antigas para decorar sua casa

Existem muitas alternativas para decorar seus cômodos em casa com máquinas de costura antigas. Você poderá utilizá-las com seus materiais e cores originais, por exemplo, ou se desejar, poderá restaurá-las, pintá-las com cores do seu gosto ou até criar novos objetos com elas. A seguir, vamos lhe mostrar algumas ideias que você mesmo poderá realizar.

máquina de costura antiga

Máquina de costura decorativa

Se a estrutura total da sua máquina de costura está em perfeitas condições, você poderá utilizá-la como objeto decorativo. Se for necessário, você poderá pintar novamente nas cores originais: a mesa de madeira e o pedal de ferro. Assim, você poderá incorporar a sua máquina de costura antiga no canto da casa que preferir. Este objeto antigo ficará bonito por si só na decoração do seu lar.

Crie uma linda cômoda

Uma boa alternativa é transformar sua máquina de costura antiga em uma cômoda. Se ela ainda não funciona como tal, essa será a sua oportunidade para restaurá-la. A ideia é utilizar a estrutura da máquina guardando-a no compartimento inferior. Você poderá pintar a estrutura da máquina em uma ou várias cores. Além disso, poderá colocar um lindo espelho na parte superior da mesa. Use as pequenas gavetas para armazenar maquiagem, joias e muito mais. Assim, você terá uma linda cômoda no estilo vintage.

Cor pastel e branco

Uma boa alternativa é pintar a mesa de madeira em tom pastel. Por exemplo: celeste. Depois, pinte o pé de ferro e os puxadores das gavetas de branco. Você poderá escolher a combinação de cores que mais gostar, mas propomos esse exemplo que poderá ficar muito bonito em todos os cômodos.

máquina de costura cores pastel

Branco e preto

Outra alternativa muito bonita é pintar toda a estrutura da mesa da sua máquina de costura na cor branca. Se desejar, você poderá fazer um acabamento na superfície para acentuar a antiguidade do objeto. Depois, pinte de preto o pedal de ferro da sua máquina e pronto! Você terá assim uma linda máquina de costura antiga em duas cores neutras.

Canto da costura

Uma outra opção muito bonita é utilizar as suas máquinas de costura antigas para decorar criando cantos de costura em casa. Se você gosta de costurar e de trabalhos manuais, poderá criar lindos cantos de costura decorados com a máquina. Utilize a mesa com a máquina à vista. Depois, coloque algumas jarras de cristal com fios, fitas e botões. Você também poderá colocar ao lado um manequim tronco, em tons crus e pé de madeira.

máquina de costura madeira

Mesas com pé de máquinas de costura antigas

Outra forma muito original de utilizar máquinas de costura antigas para decorar é com o pé das mesmas. Você poderá criar novos objetos vintage com esses pés de ferro trabalhado. Você poderá criar, por exemplo, mesas circulares, retangulares ou quadradas com esse lindo pé de máquina.

Você poderá criar uma mesa pequena para o hall de entrada da sua casa. Utilize o pé de ferro e coloque sobre ele uma superfície espelhada ou de madeira. Depois, inclua belos vasos de flores e elementos decorativos conforme o seu gosto. Assim, você terá uma linda mesa para receber os seus convidados na entrada da casa.

Como você pode ver, utilizar máquinas de costura antigas para decorar pode ser realmente muito interessante. Além disso, você poderá decorar e restaurar aquela máquina antiga que você tem guardada, juntando pó. Assim, você criará um novo móvel decorativo e funcional para os espaços da sua casa.