Reutilização de motos como recurso decorativo

4 de outubro de 2019
Se você tem uma moto que não vai mais usar, ela ainda pode ter uma segunda chance na sua decoração.

 O design estilizado das motos se tornou uma obra de arte no mundo automotivo. Embora sejam associadas ao seu uso principal, o transporte, elas também podem ter uma função decorativa. A seguir, mostraremos como transformar e reutilizar as motos como um recurso decorativo.

As motos antigas eram muito apreciadas. Devido à sua beleza, foram feitas muitas reproduções e as originais são consideradas peças de colecionador.

Por isso, ter uma moto antiga em boas condições pode ser um sonho para muitas pessoas. No entanto, mesmo que a moto não seja mais útil, as suas peças podem ser transformadas em novos recursos decorativos.

Talvez isso pareça uma ideia muito ousada; no entanto, as motos são compostas de elementos e peças com um design simples e bonito. Eles podem se tornar elementos com um grande potencial decorativo. Por isso, confira as ideias a seguir e ouse transformar a sua velha moto em um móvel de design.

Reutilização de motos: espelho com uma roda

Reutilização de motos: espelho com uma roda

Roda-espelho/ diarioartesanal.com

As rodas de uma moto são elementos com um grande potencial para a reutilização em novos projetos. Sua forma arredondada faz com que elas causem um grande impacto visual. A partir disso, podem ser feitas novas criações. Uma das mais simples consiste em transformar uma roda antiga em um espelho original.

Para este trabalho, podemos usar o pneu velho da nossa moto ou ir até um ferro-velho e procurar até encontrar a peça ideal. Felizmente, existe uma grande variedade de rodas, de acordo com cada moto, de forma que podemos escolher a que melhor se adapte às nossas preferências.

Não é necessário se livrar da sua moto antiga; ela ainda pode ter uma nova utilidade.

Um aparador de livros muito veloz

Um aparador de livros muito veloz

Aparador de livros / miyomioandme.blogspot.com

O projeto DIY a seguir é perfeito para os amantes da velocidade e da leitura. Se você é apaixonado por esse esporte, vai adorar ter um aparador de livros feito com as antigas peças de uma moto na sua casa. Para elaborar este recurso, você precisará dos seguintes materiais:

  • Duas tábuas de madeira de 15 x 15 centímetros.
  • Cola universal.
  • Tinta preta (opcional).
  • Peças de engrenagem de moto; também podemos usar peças como discos de freio ou pinhões. Todos esses elementos podem ser encontrados em um ferro-velho ou loja de acessórios automotivos.

A montagem deste aparador de livros é realmente simples: basta colar as tábuas de madeira em forma de “L”, criando assim um ângulo de 90°. Uma vez que esteja seco, podemos pintar com tinta preta para destacar a importância das peças da engrenagem.

Finalmente, montaremos as peças da moto no “L” de madeira. O resultado final será um aparador de livros muito original, perfeito para dar uma aparência vintage e industrial à estante.

Reutilização de motos: luminária com amortecedor

Reutilização de motos: luminária com amortecedor

Luminária / pinterest.es

Os amortecedores de moto são uma peça de grande beleza devido ao seu próprio design. Esta peça permite alcançar estabilidade e aliviar os problemas de vibrações que podem surgir, sobretudo nas motos grandes.

A espiral que envolve esta peça cilíndrica acrescenta grande dinamismo e um toque moderno. De fato, ela pode se tornar um recurso muito útil para decorar a sua casa.

Uma das maneiras de reutilizar esta peça é na fabricação de uma luminária de mesa. Podemos aproveitar a forma cilíndrica do amortecedor e, assim, usar esta peça como um suporte para a luminária.

Existem muitos tipos de amortecedores no mercado; portanto, essa variedade nos permite encontrar a peça certa para o tipo de luminária que quisermos ter.

Além disso, se quisermos completar a estética motoqueira da nossa luminária, podemos incluir outras peças de moto, tais como um disco de freio ou o pneu da moto, para fazer o pé.

Reutilização de motos: uma jardineira com personalidade

Uma jardineira com personalidade

Você tem uma moto antiga que só serve para acumular poeira na sua garagem? Que tal reutilizá-la na decoração do seu jardim? Uma maneira muito ousada de decorar o nosso quintal ou jardim é incorporar uma jardineira original feita com a parte da frente de uma moto.

Pode parecer absurdo utilizar uma moto como decoração de jardim; no entanto, algumas delas, como as do tipo Vespa, se tornaram uma referência de design e do espírito vintage. Além disso, podemos reciclar a parte da frente da moto e transformá-la em um belo suporte para as nossas plantas.