Semeie as suas especiarias de uma maneira original

· 1 de outubro de 2018
Há algumas especiarias que podemos plantar facilmente em casa. Com essas instruções você poderá fazê-lo de forma simples e original.

Semeie as suas especiarias de uma forma simples e original, levando em consideração as ideias que vamos dar neste artigo. Sem dúvida, é a melhor opção para obtermos temperos frescos na hora de cozinhar.

As especiarias são essenciais na hora de cozinhar, já que com elas podemos dar um toque especial às nossas refeições para que os nossos pratos façam sucesso. Além disso, algumas delas têm enormes vantagens para a nossa saúde.

Quando se trata de cozinhar, é importante que elas sejam frescas. Podemos comprá-las em supermercados, mas por que não as plantamos diretamente em casa, como fazemos com morangos e outras frutas?

Se fizermos da forma correta e com um pouco de bom gosto, conseguiremos que, além disso, fiquem de uma forma decorativa muito harmoniosa, seja na nossa cozinha, terraço ou jardim. Por isso, é importante prestar atenção ao local e à maneira como plantamos nossas especiarias, para que também atraiam a atenção visualmente.

Semeie as suas especiarias em recipientes bem identificados

Em primeiro lugar, podemos dizer que cada espécie exigirá o seu próprio cuidado e um ambiente com características específicas. Isto fará, por exemplo, que algumas precisem estar mais perto de fontes de luz ou exijam mais ou menos água, etc.

Respeitando as características de cada uma, você poderá tentar agrupá-las de acordo com essas necessidades, levando em conta também o critério estético.

Para isso, você poderá optar por vasos ou outros recipientes onde possa plantá-las individualmente. Se você quiser, pode fazê-lo em recipientes de vidro e dar um toque natural à cozinha, por exemplo.

Independentemente do recipiente, é uma boa ideia adquirir rótulos para que o conteúdo de cada um dos recipientes fique claro. Elas poderão ser etiquetas laváveis, para que não estraguem facilmente. Com uma bela caligrafia, cada recipiente terá um charme a mais.

Além disso, imitando o que se faz em lojas de jardinagem ou estufas, poderá comprar etiquetas feitas de madeira ou plástico. É preciso colocá-las na terra e escrever o que quiser na parte superior.

Finalmente, considere comprar recipientes personalizados, como por exemplo potes ou latas vintage, nas quais o nome de cada especiaria já venha escrito. Talvez não seja fácil encontrar etiquetas de todas as especiarias, mas pelo menos das mais usuais. Às vezes, o nome vem escrito em francês ou inglês.

especiarias

Organize as especiarias em jardins verticais

Partindo da ideia de que você poderá plantá-las em recipientes muito variados, queremos dar algumas ideias sobre como fazer. Uma possibilidade é colocar as suas especiarias em um jardim vertical, de modo que dificilmente ocuparão espaço.

É importante escolher o local da casa mais adequado para isso. Neste caso, quando se fala de especiarias, o melhor será a própria cozinha ou um espaço próximo à ela, para tê-las sempre à mão.

Uma variante disso consiste em colocar na parede duas ou três barras de metal ou madeira para pendurar os pequenos vasos. Além de serem muito práticas, elas ficam ótimas como elementos decorativos.

Outra opção é colocá-las em vasos pendurados, fixados no teto. É claro que devemos ter muito cuidado ao escolher a altura correta, para que eles não nos atrapalhem no dia a dia em nossa cozinha.

Além disso, devemos também cuidar do chão abaixo delas, já que poderá ficar manchado com água, terra e folhas.

Em uma pequena estufa ou em um mini jardim urbano

Algumas especiarias não toleram temperaturas muito baixas. Portanto, devemos ter extremo cuidado: as estufas nos serão muito úteis. Se moramos no campo, isso é muito simples; no entanto, na cidade, não temos tantas instalações.

É por isso que há estufas em miniatura que, muitas vezes, são usadas apenas para decoração. Uma boa opção são essas estufas, disponíveis nas lojas Leroy Merlin.

especiarias

Outra opção são as mini-hortas e os mini-jardins urbanos, cada vez mais utilizados. O mais importante é que devem ser muito bem organizados, mesmo que o espaço em que eles estão seja um pouco estreito.

Finalmente, para dar um toque natural, você poderá colocar um bom gramado artificial, que fica muito bem em jardins e terraços.

Como você pode ver, semear as suas especiarias de uma maneira original é possível. Em primeiro lugar, pelo tipo de recipiente que escolhermos e, pela maneira que os organizaremos dentro da nossa casa.