Dicas para decorar cozinhas pequenas

· 1 de setembro de 2018
Neste artigo mostraremos como decorar cozinhas pequenas, para que deem uma sensação de amplitude e continuem sendo práticas e funcionais. Além disso, você pode adaptar tudo isso ao estilo decorativo que mais gosta.

Saber decorar cozinhas pequenas é uma arte. Nunca devemos esquecer de que, mesmo um pequeno espaço, pode apresentar um design bonito e atraente. Na verdade, é apenas uma questão de bom gosto e senso de organização.

Antes de tudo, uma cozinha, assim como as outras áreas da casa, deve ser um espaço prático e funcional. Isso não significa que você não deva prestar atenção ao projeto. Você só tem que combinar de maneira equilibrada o bom gosto com o funcional e prático.

Por isso, daremos algumas dicas para projetar uma cozinha pequena e ao mesmo tempo funcional.

Decoração de cozinhas pequenas: escolha poucos móveis

  • Lembre-se de que, muitas vezes, menos é mais. Se houver muitos móveis o espaço ficará muito pesado, algo que não favorece em nada, no caso de cozinhas pequenas.

Por isso, quanto menos móveis, melhor: a sensação de amplitude será maior. Para conseguir isso, recomendamos que você siga as regras do minimalismo. Além disso, ter poucos móveis não significa que haja pouco espaço de armazenamento.

Dessa forma, você terá maior liberdade de movimentos e a passagem por essa área não será prejudicada, pois às vezes, quando há mais de uma pessoa na cozinha, pode ficar desconfortável devido à falta de espaço ou de uma área de circulação congestionada.

  • Por outro lado, tente sempre aproveitar todo o espaço disponível. Por exemplo: você pode colocar móveis multifuncionais ou móveis auxiliares sob o espaço livre da bancada. Devemos reconhecer que são uma opção muito prática e simples.
  • Para terminar, queremos lembrar da importância de ter cuidado com as medidas. O que isso significa? Muito simples, não deixe os móveis para o final. Pense que, antes de comprá-los, você já deve ter uma ideia de onde vai colocá-los. Além disso, outros aspectos devem ser levados em conta, como por exemplo, onde estão as saídas de luz e água, o que determinará onde os móveis e acessórios podem ser colocados. Você também deve medir o espaço onde irá colocar os eletrodomésticos.

cozinhas pequenas

Não esqueça os espaços de armazenamento

Os espaços de armazenamento são muito importantes em todas as casas, mas especialmente nas menores. São essenciais em casas pequenas.

Você pode escolher móveis com espaço para armazenamento. Muitas vezes acumulamos muitos utensílios domésticos, por isso é essencial que eles estejam bem organizados, além de estarem ao alcance das mãos.

Além disso, não podemos esquecer as possibilidades que as áreas de canto nos dão. Você pode encomendar móveis de canto feitos sob medida para aproveitar ao máximo o espaço. Outra maneira de ocupar todo o espaço disponível é colocar pequenos cabides ou ganchos no interior das portas.

Por fim, pense que também há complementos que podem lhe ajudar a organizar no dia a dia. Exemplos disso são as barras (para pendurar panelas, panos…), ganchos, cabides ou ventosas, neste caso para organizar os menores objetos na cozinha. E não se esqueça dos potes e vidros, ideais para guardar vegetais, massas, cereais, biscoitos… Quanto a isso, podemos dizer que os potes vintage são muito úteis.

cozinhas pequenas

Dê destaque à iluminação

Quanto à iluminação, devemos tentar, antes de tudo, melhorar a luz natural, sempre que houver janelas próximas ou grandes o suficiente.

Além disso, lembre-se de que a luz natural é muito realçada pelo branco ou pelas cores claras. Por isso, pode ser uma boa opção escolher essas cores como protagonistas em sua cozinha.

No caso de não haver janelas próximas, ou que sejam muito pequenas, você deve apostar na luz artificial. Dessa forma, coloque os pontos de luz artificial de forma estratégica, para alcançar uma maior sensação de amplitude.

Brinque com os efeitos visuais

Este último conselho pode ser muito divertido. Em primeiro lugar, queremos recordar que a cor branca sempre aumenta a sensação de amplitude e luminosidade, sendo assim, sem dúvida, um bom aliado.

Por outro lado, pode ser muito bom tentar manter a continuidade visual. Como? Escolhendo as mesmas cores ou desenhos no chão e na parede. Isso é ainda mais apropriado no caso das cozinhas americanas, de modo que não haja muito contraste visual entre a sala de jantar e a cozinha.

Além disso, você pode apostar em móveis suspensos, ou seja, que estejam presos à parede, deixando espaço livre abaixo. Dessa forma, parte da parede ficará visível, o que contribui para que haja menor estresse espacial ou sensação de ambiente pesado. Você pode colocá-los acima de uma mesa ou balcão, deixando um espaço livre entre eles.

Além disso, não esqueça o efeito positivo dos materiais translúcidos ou transparentes, que ajudam a aumentar a sensação de amplitude. Por isso, recomendamos móveis com portas de vidro ou feitas com algum material translúcido. Claro, você terá que manter o interior do móvel em ordem, pois ficará mais visível.

cozinhas pequenas

Conclusão

Esperamos que essas dicas o ajudem na hora de mobiliar e decorar pequenas cozinhas. Não se esqueça de levar em conta outros aspectos para obter mais espaço ou, pelo menos, sensação de amplitude. Por exemplo: na área de entrada para a cozinha você pode colocar uma porta de correr, economizando assim cerca de 1 m² de espaço. Você também deve comprar um exaustor de boa qualidade, já que como se trata de uma cozinha pequena, é mais difícil que desapareçam os maus odores e a fumaça.

Finalmente, não se esqueça de que pode adaptar todas estas sugestões aos seus critérios e gostos pessoais, bem como ao estilo decorativo que mais gosta.