Decorar estantes: 7 dicas para decorá-las de forma simples

· 9 de setembro de 2018
Se você tem muitos objetos e não sabe como distribuí-los em suas estantes, as dicas a seguir irão ajudá-lo a decorá-las de uma maneira simples e original.

Decorar estantes pode ser simples e divertido. Muitas vezes, usamos esses espaços como um simples sistema de armazenamento e nos esquecemos das infinitas alternativas que existem para tornar as paredes da casa mais bonitas.

De fato, as estantes são suportes para armazenar e apoiar aqueles objetos pequenos ou de tamanho médio, mas não devemos ficar apenas com a sua função principal. Devemos considerar que as estantes são capazes de proporcionar uma aparência decorativa e muito estética às nossas casas, desde que acompanhem a nossa decoração.

Há uma grande variedade de estantes e as encontramos em diferentes tamanhos, formas e cores; elas podem ser fixas ou pendentes; de madeira, ferro, metal, na cor branca, preta, cinza, marrom e qualquer outra que você desejar.

Por estas razões, apresentaremos algumas ideias e sete dicas fundamentais para levar em consideração ao decorar as estantes em casa.

Decorar estantes com cor

É muito comum manter as estantes sempre com cores neutras e, em harmonia com os elementos que aplicamos acima, para gerar uma estética agradável. Habitualmente, usar estantes de cor branca, preta ou cinza é uma alternativa perfeita se tivermos enfeites e móveis bem coloridos em casa.

Se este não for o caso e você quiser aplicar cores, existem várias opções para dar um toque original às suas estantes. Aqui listaremos algumas:

Decore as estantes com pintura

Você pode pintar as suas estantes de alguma cor pouco saturada. O acabamento envelhecido pode ser muito bonito se a sua casa tiver uma decoração vintage.

Aplique cor no fundo

Por outro lado, você pode optar por aplicar cores na parte interior das suas estantes ou, se elas forem vazadadas, nas paredes onde as colocou. Uma cor pastel ou vibrante pode ser uma boa alternativa.

Coloque papel de parede

Se você não quer aplicar uma cor só, poderá escolher um papel de parede com um design interessante e colá-lo no fundo de suas estantes. O papel de parede com figuras geométricas também é uma boa opção; dará uma impressão super original às estantes.

Decorar estantes

Usar painéis com frases ou fotografias

Colocar imagens ou frases inspiradoras é uma boa alternativa para decorar as estantes. Fotografias da família, imagens abstratas ou frases motivadoras poderão ser os destaques das suas estantes.

Se a sua decoração é minimalista, tem pouca cor em seus espaços e você usa repetidamente cinza, branco e preto, aplicar imagens emolduradas em diferentes tons, dará outro estilo às suas estantes e criará contrastes.

Certamente, chamará a atenção dos seus convidados. Você também poderá colocar painéis com frases ou até pôsteres com letras.

Decore as suas estantes com livros

Os livros estão presentes em todas as casas. E onde os colocamos quase sempre? Nas estantes. Por essa razão, o aconselhamos a brincar com a localização dos seus livros nas estantes.

Não se limite apenas a colocar os livros verticalmente um do lado do outro. Isso pode ficar ‘sem graça’ e, eventualmente, você irá se cansar. Em vez disso, existem várias maneiras diferentes de dispor e decorar estantes com livros.

Você pode brincar e colocar um grupo verticalmente e outro grupo horizontalmente. Misture os tamanhos e as cores. Adicione também um enfeite ou um pequeno quadro acima da sua pilha de livros.

Estantes verdes com plantas

Um elemento que não pode faltar nas suas estantes são as plantas. Use plantas médias, de folhas grandes ou pequenas. Uma alternativa muito boa é colocar pequenos vasos de diferentes cores, formas e tamanhos com cactos ou suculentas.

Essas plantas de interior são ideais para decorar as suas estantes. Você também tem a alternativa de decorar as suas estantes com pequenos vasos de folhas secas.

Aplique cor e contraste

Como já mencionamos, você pode usar as cores e gerar contraste em seus espaços com os elementos que estão nas suas estantes. Uma alternativa interessante é aplicar elementos da mesma gama de cores em todas as estantes de um cômodo.

Você também pode pintar elementos que já tem das mesmas cores. Essa ideia irá gerar uma composição visual, um todo. Além disso, irá proporcionar harmonia e equilíbrio aos seus espaços.

Alterne as alturas dos objetos

Se você tiver uma grande variedade de objetos diferentes, não é aconselhável localizar tudo alinhado e no mesmo sentido ou em fileira. O conveniente é brincar com as alturas e tamanhos dos objetos. Alternar os elementos dará ao seu espaço uma dinâmica visual mais interessante.

Decorar estantes
Agrupe objetos e deixe espaços

Criar pequenos grupos de objetos em suas estantes serão de grande ajuda ao decorar. Procure deixar espaços significativos entre cada conjunto; isso dará um pouco de ar à superfície e não parecerá sobrecarregado.

Um bom exemplo seria agrupar três vasos de tamanhos diferentes ou quatro potes seguidos. Este estilo dará às suas estantes pequenos setores característicos. Vá em frente e brinque com essa ideia; o espaço irá parecer organizado e, por sua vez, dinâmico. Um detalhe: procure colocar os objetos maiores atrás e os menores na frente.

Em resumo, decorar estantes pode ser realmente divertido. Você pode usar objetos antigos ou aqueles que você tem guardado e não sabe onde colocar. Brinque, use a imaginação e crie uma bela decoração nas suas estantes.