4 dicas para o cuidado do jardim no verão

· 8 de agosto de 2018
Se você quer que seu jardim sobreviva com sucesso às altas temperaturas do verão, basta ler estas dicas. 

O cuidado do jardim no verão envolve prestar muita atenção às horas de rega e à prevenção de possíveis pragas e infestações.

Embora nosso jardim precise de cuidados específicos durante todo o ano, no verão ainda mais, já que as altas temperaturas e/ou secas podem causar danos significativos.

Obviamente, no verão todas as plantas são afetadas, mas ainda mais nas áreas mais secas. Por isso, é importante saber quais plantas são mais resistentes ao clima seco, para que possam suportar melhor as altas temperaturas.

Se você sair de férias e não tiver ninguém para regar o seu jardim, a melhor solução é comprar um sistema de rega automática. Dessa forma, você poderá programar as horas de rega com a frequência necessária.

A seguir, daremos 4 dicas que irão ajudá-lo no cuidado do jardim durante o verão.

1. Regar no início ou no final do dia

É muito importante regar muito cedo ou muito tarde. É a melhor maneira para que a terra mantenha a umidade por mais tempo.

Portanto, devemos evitar a todo custo as horas do meio do dia. A água evaporaria antes de penetrar na terra.

dica para o cuidado do jardim no verão

Dessa forma, além de manter a umidade, você economizará água. Você também pode reutilizar a água que sobra do cozimento dos legumes ou coisas desse tipo.

Se não estará em casa todos os dias, pode fazê-lo através de um sistema de rega automática. Naturalmente, você deve verificar periodicamente a condição dos aspersores, para garantir o seu funcionamento adequado.

Também é aconselhável escolher plantas nativas, já que as exóticas precisarão de muito mais cuidados e consumirão mais água.

2. A importância de um bom adubo

O adubo, também conhecido como fertilizante, é imprescindível para a manutenção das nossas plantas e para os cuidados com o jardim no verão. Graças ao seu uso, proporcionará um maior crescimento e desenvolvimento das plantas.

Sem dúvida, a melhor época para fertilizar o nosso jardim é nos meses entre a primavera e o verão, quando as plantas estão mais ativas.

adubo para o cuidado do jardim no verão

No mercado, você encontrará uma grande variedade disponível. Você pode encontrá-los integrados por um único componente, por dois ou mais. Além disso, dependendo da sua origem, existem dois tipos principais

  • Orgânicos: de origem animal ou vegetal.
  • Inorgânicos: de origem mineral.

É muito importante utilizá-lo na medida correta, seja incorporado na água de rega ou diretamente no solo.

3. Cuidado do jardim no verão: é preciso prevenir as pragas 

Já sabemos que é melhor prevenir do que remediar, especialmente no verão, quando as nossas plantas podem ser afetadas por pragas e doenças.

Por isso você deve regar sem excessos, já que o excesso de água também pode provocar o aparecimento de fungos.

Devemos ter algum tipo de pesticida à mão, para utilizá-lo antes que algumas plantas infectem outras. Você deve estar muito atento aos sinais que nos indicam se uma planta está doente ou não.

cuidar do jardim contra pragas

Podemos tentar controlar as pragas com remédios naturais que nós mesmos podemos fazer em casa e, se as pragas agirem de qualquer maneira, usar os pesticidas mais específicos.

Além disso, devemos prestar atenção em como podamos ou cortamos, já que se o fizermos em excesso, as plantas, arbustos e árvores podem ficar enfraquecidos, o que propiciaria o aparecimento das pragas.

4. A manutenção correta da grama

Por último, queremos falar sobre a importância de uma boa manutenção da grama para o cuidado do jardim no verão.

A grama traz várias vantagens no verão e a principal delas é refrescar nos dias mais quentes. Parece que diminui um pouco a temperatura, o que é muito bom.

manutenção da grama

Claro, é preciso ter cuidado para não cometer erros na sua manutenção:

  • Não é necessário cortá-la em excesso, já que as raízes enfraqueceriam. O ideal é que meça cerca de 5 centímetros em todas as áreas, de forma regular.
  • Não regar demais: não precisa de muita água, nem no verão. Além do mais, água em excesso pode provocar o aparecimento de pragas. Você terá que regar de uma forma ou de outra dependendo do tipo de grama.
  • Cortar muito pouco: é necessário cortá-la uma ou duas vezes por semana, isto é fundamental. Assim, absorverá melhor a água e as raízes terão mais força.

Se, além disso, durante o inverno alguma área ficou sem grama, você pode aproveitar e replantar. Também não devemos esquecer de remover as ervas daninhas existentes.

Conclusão

Portanto, é possível que o seu jardim aguente bem as altas temperaturas do verão. E se você gosta de plantas, pode escolher plantas de interior para o verão, para que também haja frescor dentro da casa.