Logo image
Logo image

5 dicas para acondicionar o jardim para o verão

4 minutos
O jardim é um espaço destinado para o relaxamento e desconexão. Por esse motivo, surge a necessidade de trabalhá-lo para que ele fique bem acondicionado; assim, poderemos apreciá-lo com a família e os amigos.
5 dicas para acondicionar o jardim para o verão
Última atualização: 11 fevereiro, 2021

No verão, gostamos de aproveitar o bom tempo nos exteriores da casa. Por isso, daremos 5 dicas para acondicionar o jardim para o verão.

A possibilidade de aproveitar melhor esta área da casa é uma realidade. Obviamente, são necessárias as condições atmosféricas adequadas e, sem dúvida, um clima agradável que nos permita realizar a sua manutenção corretamente.

É preciso pensar que o jardim é um cenário verde onde podemos dispor plantas e decorações. É o lugar perfeito para levar os convidados, fazer comemorações, relaxar ou tomar sol. Para isso, precisamos que ele esteja em perfeitas condições de uso.

1. Eliminar a vegetação e acondicionar o jardim para o verão

Some figure

Durante os meses de primavera, a vegetação cresce e se desenvolve em grande velocidade. Se durante esta época não foi feito nenhum tipo de intervenção no jardim, no verão ele provavelmente estará até mesmo em um estado selvagem.

A melhor ferramenta para trabalhar é o podador. Com ele, o trabalho é feito de forma eficiente e em pouco tempo. Em seguida, é interessante usar o cortador de grama. Desta forma, limparemos toda a superfície, alisaremos o terreno e teremos a sensação de um jardim bem cuidado.

Assim que percebermos toda a espacialidade e o correto acondicionamento do local, surgirão inúmeras ideias para aproveitá-lo e aprimorá-lo.

O verão é sinônimo de diversão ao ar livre.

2. Renovar a aparência do gramado

Some figure

O gramado provavelmente não estará equilibrado em todas as suas partes; ou seja, nem toda a superfície está em boas condições e pode haver áreas descampadas. Isso prejudica a sua aparência e também nos atrapalha para caminhar. Por isso, conheceremos 3 passos para resolver este problema:

  • Uma vez que o local onde há ausência de grama for detectado, devemos escavar essa área e também aproveitar para remover a erva daninha. Então, aplicaremos terra para preencher este espaço.
  • Para que tenha um crescimento adequado, é necessário aplicar adubo, sementes e substrato. A melhor época para semear é o outono; no entanto, podemos querer mantê-lo em boas condições para o verão e, por isso, devemos intervir o mais rápido possível.
  • Por fim, é preciso regá-lo e tentar controlar o seu crescimento. É necessária muita umidade, mas também não devemos exagerar na água; a área não deve ficar encharcada.

3. Flores para acondicionar o jardim para o verão

Some figure

Na hora de acondicionar o jardim para o verão, as flores não podem faltar. Elas trazem a contribuição cromática de que este espaço necessita. Basicamente, esta é uma forma de adicionar um pouco de magia aos exteriores da casa.

As laterais serão os melhores locais para colocá-las. Além disso, os vasos ficam muito interessantes, tanto no chão quanto pendurados nas paredes; podemos até mesmo trabalhar a ideia de delimitar um caminho de pedra.

A escolha das espécies dependerá da combinação que quisermos fazer. Na verdade, é como se estivéssemos pintando o jardim, pois a cor trará vitalidade e charme.

4. A decoração: qual escolher?

Some figure
Tenda / pinterest.es

Outro passo importante será o tipo de decoração escolhido. Os móveis e recursos que serão dispostos dependem do tipo de uso que queremos dar ao jardim. Vejamos três critérios fundamentais:

  • Se quisermos ter uma área de relaxamento, com poltronas acolchoadas e uma mesa central, pode ser muito recorrente fazer reuniões com os amigos. De fato, podemos instalar uma pérgula ou montar uma tenda.
  • Por outro lado, se quisermos usar o jardim como solário, espreguiçadeiras e redes são uma boa opção.
  • Se quisermos um piso mais confortável e funcional, temos a possibilidade de colocar um suporte de madeira para que os móveis fiquem bem fixados, obtendo assim uma maior resistência.

5. A iluminação: fórmulas para criar uma atmosfera agradável

Some figure

As noites são momentos únicos para compartilhar com as outras pessoas. Por isso, ter uma boa iluminação nos permitirá criar ambientes agradáveis.

A luz retrátil está sendo cada vez mais utilizada nos exteriores das casas, mas também não podemos nos esquecer das lanternas e luminárias para iluminar o caminho.

De qualquer forma, se tivermos que escolher um recurso útil, os balizadores são adequados e geram uma sensação de paz e tranquilidade. Em suma, qualquer uma dessas opções é muito interessante para a decoração.

Imagem principal: Work photo created by welcomia – www.freepik.com

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • AA. VV.: Materiales de floristería, Paraninfo, 2015.
  • Stevens, David: Una habitación en exterior: diseñar el jardín en casa, Blume, 2008.