5 dicas para plantar limoeiros no jardim

· 2 de dezembro de 2018
Se você quer saber como plantar um limoeiro no jardim, hoje lhe daremos algumas dicas para ajudá-lo.

Você já pensou em ter um limoeiro no jardim? O limão é uma fruta muito consumida em quase todas as casas. Em todas as suas formas, tanto para temperar, para fazer geleias, comidas e sucos saborosos. Por isso, daremos algumas dicas para plantar limoeiros no jardim da sua própria casa. Você precisa levar vários fatores em conta antes de plantar seus limões.

Além disso, plantar limoeiros no jardim, vê-los crescer, cultivá-los e depois consumi-los será uma atividade muito reconfortante. A sua cor amarela e as suas folhas bem verdes vão decorar o seu jardim de uma forma muito bonita. A seguir, apresentaremos 5 dicas para que você aprenda a plantar limoeiros no jardim.

Plantar limoeiros no jardim

Como você pode plantar seus limões, colhê-los e consumi-los.

plantar limoeiro

1. Junte sementes de limão

Existem várias alternativas para plantar os seus limões em casa. Você poderá juntar as sementes ou conseguir um pequeno limoeiro em um viveiro, se quiser agilizar a atividade. Para coletar as sementes, você deverá guardar todas as sementes dos limões utilizados em casa para cozinhar. Depois, lave bem as sementes com água. Assim, você vai tirar a polpa e o suco aderido nelas. Tente fazer com que não sobrem restos de polpa nas sementes. Por último, guarde-as em um pano bem úmido por alguns dias.

2. Germine as suas sementes em vasos

Uma excelente alternativa é germinar suas sementes de limões em vasos e, depois, quando estiverem crescidas o suficientes, transportá-las diretamente para o seu jardim. Além disso, o frio do inverno não é o melhor aliado para os limões. Portanto, se você escolher plantar seus limões nessa época, será mais prático fazê-lo primeiro em vasos dentro de casa ou em pátios cobertos.

Os limões gostam de climas quentes e de uma boa drenagem de água em sua terra. Por isso, você deve preparar uma boa porção de terra fértil em seus vasos para plantar os seus limões adequadamente. Se você os colocar em um pátio exterior, por mais que estejam sob um teto, o frio do inverno os afetará. Por isso, procure colocar um plástico por cima, que os proteja do frio e geadas.

plantar limoeiro sementes

3. Prepare a terra em seu jardim e transplante

Uma vez germinadas suas sementes nos vasos e já com um bom crescimento, você poderá transplantá-las no jardim da casa. Para fazer isso, você deverá preparar adequadamente o terreno para as suas plantas. Escolha o lugar ideal onde você deseja colocar os seus limoeiros. Se você possui mais de um limoeiro, ou possui outras espécies em um espaço reduzido do jardim, delimite o terreno. Isso ajudará para que as diferentes raízes das suas plantas não se misturem.

Para que os seus limoeiros cresçam saudáveis, fortes e sem problemas, você deverá colocar na terra uma porção considerável de adubo. Evite substâncias químicas e tóxicas, que podem danificar e adoecer a sua plantação. Escolha uma área do terreno com terra saudável, fértil, e aplique o adubo. Além disso, o seu terreno também precisa de um bom sistema de drenagem na terra. Se for necessário, você precisará fazer algumas perfurações para que a água drene facilmente. Assim, ela chegará facilmente às raízes do limoeiro. Quando o terreno estiver preparado, você poderá transplantar os seus limoeiros.

4. Regue adequadamente

Os limões vão precisar de uma grande quantidade de água, ainda mais durante o verão. Você deverá regá-los periodicamente e durante o inverno, uma vez por semana.

plantar limoeiros limões

5. Colha os seus limões

Talvez sejam necessários alguns anos até que os seus limoeiros tenham crescido adequadamente, floresçam e deem frutos. Você precisa ser constante, regando e colocando adubo e, o mais importante: tendo paciência. Você verá como é gratificante a sensação de ver o fruto final e lembrar daquelas pequenas sementes que você tirou dos limões e germinou com carinho.

Quando os limões tiverem um tamanho considerável e uma cor amarelo vibrante, eles estarão prontos para serem colhidos. Procure tirá-los com um alicate cuidadosamente e cortar os galhos secos do limoeiro quando for necessário. Assim, você poderá aproveitar deliciosas refeições, geleias e sucos durante todo o ano, com seus deliciosos limões tirados do jardim da sua casa. Semeie, regue, faça crescer e colha os seus limões com as suas próprias mãos.