5 ideias de paisagismo para aproveitar o seu jardim ao máximo

22 de agosto de 2019
Ideias de paisagismo para aproveitar o seu jardim de acordo com o estilo decorativo que você mais gosta.

O seu jardim merece o mesmo cuidado que o interior da sua casa. Se for um espaço prévio à entrada, será a primeira imagem vista pelos convidados e visitantes. Se for na parte dos fundos, protagonizará o contraste ao sair da casa. Para que fique harmonioso em todos os casos, propomos 5 ideias de paisagismo com as quais você poderá tirar o máximo proveito do seu jardim.

1. Ideias de paisagismo para um jardim com arcos

Ideias de paisagismo para um jardim com arcos

Uma das ideias de paisagismo mais encantadoras é o uso de arcos cobrindo o caminho. Funciona muito bem quando há um jardim amplo que permite aplicar esse tipo de proposta. Se você procura um toque de cor, é aconselhável o uso de rosas, uma proposta incrível que fica muito bem.

Outra versão dessa mesma ideia é o uso de arcos com plantas e trepadeiras verdes, com uma inspiração de selva. Apresenta bons resultados especialmente em climas úmidos ou um pouco mais frios, já que favorecem o crescimento desse tipo de broto e oferecem um aspecto ligeiramente nórdico.

2. Propostas de jardins simples, mas elegantes

Propostas de jardins simples mas elegantes

Existem certos tipos de arquitetura que pedem ideias de paisagismo mais urbanas e menos naturalistas. Uma excelente solução é a combinação de áreas empedradas com árvores simples que proporcionam aquele toque de frescor. Como resultado, deixa de lado as inspirações ornamentadas e oferece uma combinação perfeita de asfalto e floresta.

Outra maneira de aplicar as propostas de jardins simples e elegantes é a variação com o corte de arbustos. O resultado é muito controlado e tem uma certa inspiração nos tradicionais jardins reais e aristocratas. Neste caso, requer uma certa manutenção para conservar as formas escolhidas.

Por último, também podem ser aplicadas as ideias de paisagismo com móveis de jardim clássicos. Estes são perfeitos em materiais como a madeira e dão um certo toque pessoal. Eles criam um espaço muito mais funcional, no qual você poderá desfrutar de um jantar ou de uma reunião de amigos, além das vantagens decorativas.

3. Ideias de paisagismo com frutas e cultivos

Ideias de paisagismo com frutas e cultivos

Se o clima for apropriado e o espaço suficiente, não há nada melhor do que colher frutas e verduras do seu próprio jardim. Isso não precisa estar em desacordo com as ideias de paisagismo, e mais, pode-se obter muita beleza a partir deste conceito.

Se você tem a possibilidade de contrastar uma cor viva com o verde, com o vermelho dos cultivos de maçã ou de tomate, pode ficar muito bonito.

Você também pode ir mais além e instalar uma pequena estufa. Esta ideia é encantadora e, além disso, pode combinar muito bem com as plantas altas e as flores. Se você não sabe muito sobre este assunto, talvez você precise procurar ajuda profissional para a manutenção adequada.

4. Paisagens e caminhos florais

As ideias de paisagismo para o seu jardim também podem ter inspirações românticas

As ideias de paisagismo para o seu jardim também podem ter inspirações românticas. Geralmente funcionam bem em climas amenos, onde se possa plantar flores coloridas. Se você dispõe de espaço suficiente, pode ser uma ótima proposta para gerar um campo de malva com um caminho para a porta externa.

O amarelo também é uma cor muito alegre para fazer paisagens florais. Se você escolher diferentes variedades de flores desta cor, poderá obter uma vista espetacular em seu jardim. Para complementá-lo, um acessório sempre ficará ótimo, como os móveis de exterior ou as jardineiras.

5. Jardins zen e de inspiração oriental

Jardins zen e de inspiração oriental

Para os mais espiritualistas também há ideias de paisagismo muito interessantes. Neste caso, seria ótimo fazer uma aposta pelos jardins zen e de inspiração oriental.

Uma boa opção é brincar com as esculturas em pedra de estilo japonês. O truque é combinar as plantas com pequenas pedras de cores claras.

Outra maneira de implementar esse estilo é utilizando areia ou pequenas pedras claras. Isso cria um efeito muito diferente, minimalista e sóbrio.

Graças às tonalidades das pedras, a luz é refletida e oferece muita luminosidade ao ambiente. Como resultado, obtém-se uma paisagem muito harmoniosa da qual podemos desfrutar.

Todas essas ideias de paisagismo são viáveis ​​nos jardins de casas e comunidades. Se você quiser aplicar algumas com um pouco mais de complexidade, será aconselhável consultar um especialista. Os decoradores de exteriores ou os paisagistas saberão como aplicar a melhor proposta às condições do seu jardim.