Logo image
Logo image

Jardim italiano ou jardim francês? Você decide

3 minutos
Os jardins, assim como as casas, têm diferentes atmosferas e estilos que os identificam e os diferenciam uns dos outros. Se você ainda não sabe qual estilo dar ao seu, continue lendo.
Jardim italiano ou jardim francês? Você decide
Última atualização: 16 maio, 2020

Se alguém lhe perguntasse se você prefere um jardim italiano ou um jardim francês, antes de responder, você deveria levar em consideração três parâmetros que determinarão a construção de um tipo de jardim ou do outro: o local, a quantidade de tempo que será usada para a sua manutenção e o orçamento que você tem.

Esses fatores influenciam os tipos de espécies a serem plantados, os seus cuidados e o design final do seu jardim. Portanto, antes de começar a construir, é importante pegar lápis e papel e anotar qualquer ideia ou requisito a esse respeito. 

Posteriormente, estudaremos o layout do terreno, as suas dimensões, contornos, as condições climáticas, o tipo de solo etc., para saber qual estilo de jardim é o mais adequado.

Aqui começa a fase mais criativa, na qual podemos dar asas à imaginação; por isso, não vamos mais deixar você esperando.

Dois jardins com estilos diferentes

Some figure

Apresentaremos as principais características e as variedades de plantas de maior destaque desses dois jardins. Dessa forma, você terá mais dados para poder decidir.

Jardim italiano ou jardim francês?

O elegante jardim italiano

Some figure
  • Predominam as formas, cheiros e cores com um forte toque mediterrâneo.
  • Destaca-se a disposição ordenada e formal de todos os elementos.
  • A arte da topiaria é aplicada para dar formas geométricas, esféricas ou piramidais às espécies de plantas utilizadas.
  • Há um grande uso de elementos decorativos, como guirlandas ou flores em todos os tipos de vasos.
  • Há um amplo uso da terracota nos recipientes. O mais comum geralmente é a decapagem em tons de rosa.
  • É generalizado o uso de estruturas elevadas, como pérgulas e gelosias, principalmente de ferro e madeira.

Plantas de destaque

Some figure

O buxo é um dos arbustos perenes mais amplamente utilizados, que geralmente é moldado em forma de bola. É combinado com árvores frutíferas anãs, como laranjeiras ou limoeiros, que também adicionam cor e fragrância ao ambiente. Também devemos mencionar o uso do louro e da eugenia.

Quanto às flores, é possível usar glicínias, buganvílias ou jasmim. Também é preciso destacar o uso de plantas aromáticas, como o orégano ou o manjericão de folhas espessas.

Nos muros ou gelosias, é muito característico o uso da hera-americana. Ela dá um aspecto muito decorativo à composição do jardim. Não hesite em aplicá-la, porque ela dará um ótimo resultado.

O simétrico jardim francês

Some figure
  • O traçado geral tem inspiração cartesiana: simétrico, geométrico e equidistante. Tudo é ordenado a partir de um eixo central.
  • Não contém elementos em diferentes alturas. Tudo é plano; caso contrário, busca-se disfarçá-los.
  • Consiste em linhas ou caminhos retos de cascalho com canteiros de um lado e do outro, dispostos simetricamente em proporções idênticas.
  • Os acessórios decorativos são:  estátuas, vasos grandes… Tudo em estilo clássico.
  • O uso de materiais como mármore e bronze é muito comum.
  • Se você tiver espaço suficiente, é possível deixar grandes áreas de grama.
  • As bordas dos canteiros devem ser constantemente podadas para evitar que elas percam a forma e para que continuem impecáveis.
  • A manutenção é cara porque este é um jardim caracterizado pela sua forma, bem como pela geometria perfeita e pelo acabamento equilibrado.

Variedades vegetais

Some figure

Os canteiros devem exibir flores muito coloridas. Portanto, é conveniente usar plantas perenes ou vivazes. A escolha das espécies dependerá das condições climáticas da região.

Algumas plantas de destaque são: agerato, boca-de-leão, rauwolfia serpentina, joia-do-cabo… Outra opção é plantar rosas híbridas de chá de qualquer cor. As bordas que cercarão essas plantas serão arbustos baixos que permitem o corte.

Outras variedades que também podem ser utilizadas, embora em menor grau, são a santolina, a lavanda ou o evônimo. Elas serão plantadas nos canteiros.

No perímetro do jardim, é conveniente plantar grandes coníferas, como os abetos ou cedros; e caducifólias, como o carvalho, juntamente com sebes baixas de abélia ou escalônia, entre outras. Já sabemos que, às vezes, não é fácil escolher. Portanto, não se apresse, e depois você nos dirá qual foi a sua decisão final.