Logo image
Logo image

Plantas que não precisam de muita água para decorar a sua casa

4 minutos
Você gostaria de ter plantas em casa que não precisem de muitos cuidados? Continue lendo porque você descobrirá alguns belos espécimes.
Plantas que não precisam de muita água para decorar a sua casa
Última atualização: 07 novembro, 2020

As plantas que não precisam de muita água são uma boa opção para decorar os diferentes ambientes da sua casa. Você vai adorar saber que elas têm muitas vantagens e que darão um toque muito atraente aos seus interiores.

O que você acha se dissermos que elas podem viver até vinte dias sem água? Incrível, não é mesmo? Pois acredite, isso é verdade. Além disso, elas também ajudarão a ter um canto verde em casa com uma manutenção muito fácil.

Plantas que não precisam de muita água: tudo que você precisa saber

Some figure

Echeveria, aloe, kalanchoe e senécio são quatro das plantas suculentas mais populares na jardinagem, mas são conhecidas até 8.000 espécies diferentes.

Como armazenam água nos seus tecidos, podem viver sem chuva durante longos períodos. Você pode tê-las dentro ou fora de casa. Nos interiores, regue-as a cada duas semanas e, nos exteriores, uma vez por semana.

Embora sejam resistentes, é melhor não as deixar ao sol o dia todo. Espalhe pedras sobre o substrato para conservar melhor a umidade e, desta forma, mantê-las em perfeitas condições.

Plantas que não precisam de muita água: a apresentação começa

1. Echeveria, um toque verde para a varanda

Some figure

Imagem: Diego Delso | Wikipedia

O México é um dos países com o maior número de plantas suculentas e esta é uma delas. Forma um conjunto de rosetas com folhas azuladas e flores cor-de-rosa com extremidades amarelas.

É ideal para cobrir rocalhas, mas também para pendurar em terraços e varandas. Recomendamos que não seja exposta ao sol contínuo, mas sim que tenha um espaço com o sol da manhã.

Regue bem no verão; basta uma vez por semana, mas não molhe as folhas. Se você as regar demais, ela acabará apodrecendo. Lembre-se também de que ela precisa de areia grossa para um melhor crescimento.

Uma das vantagens da echeveria é a de que ela se multiplica facilmente. Basta aproveitar as folhas que caem e replantá-las em outro vaso.

2. Aloe, uma planta que é símbolo de saúde

Some figure

Imagem: es.wikipedia.org

Com a polpa das suas folhas, é possível fazer diferentes remédios para cuidar da pele e do aparelho digestivo. Por exemplo, ela é muito eficaz para o tratamento de queimaduras e eczemas.

Pode viver sob o sol pleno, mas as suas folhas ficarão com um tom castanho. Se quiser que permaneça verde, deixe-a em meia-sombra e regue-a moderadamente a cada dez dias.

Você gostará de saber que, em pouco tempo, poderá ter muitos aloes graças ao transplante das folhas ou mudas. Porém, espere até que atinjam 10 cm de altura. Existem muitas variedades, sendo as mais conhecidas o aloe vera e o aloe férox.

3. Kalanchoe: remove vapores químicos

Some figure

Imagem: CrazyD | Wikipedia

Pode ser encontrada com flores o ano todo. Originária de Madagascar, ajuda a eliminar os compostos tóxicos do ar, ao mesmo tempo em que proporciona frescor. Coloque-a sob o sol pleno, ao lado de uma janela.

Durante o verão, regue uma vez por semana, sem encharcá-la. Remova as folhas mortas para dar vitalidade e fertilize para manter as flores em perfeitas condições.

É uma planta pouco exigente, pois dura uma semana ou mais sem água e geralmente é resistente a pragas. Porém, lembre-se de que o excesso de água pode matá-la.

Ter uma kalanchoe em casa trará alegria por causa da variedade de cores que as flores apresentam: vermelho, amarelo, laranja, rosa, violeta… Você não saberá que cor escolher!

4. Senécio, um coral verde no seu jardim

Some figure

Imagem: Diego Delso | Wikipedia

Recomendamos que escolha um senécio anão, com cerca de 30 cm de altura por 60 cm de largura e folhas cilíndricas. Assemelha-se a um coral verde azulado, muito atraente.

É ideal para colocar em prateleiras junto a janelas. As suas flores amarelas exalam um aroma muito agradável, ajudando assim a manter a casa perfumada.

Precisa de manutenção mínima. Deve ser colocado ao sol e precisa de rega moderada, pois resiste muito bem à seca. Tenha cuidado ao regá-lo, pois as folhas não podem ser molhadas.

As paredes e rocalhas são ideais para esta planta que forma tapetes densos. Você também deve saber que pode plantá-la em vasos ou jardineiras altas aos quais ela se adapta muito bem.

Combine o senécio com outras plantas rasteiras, como, por exemplo, a aptenia, em solos áridos ou rochosos, e você verá os ótimos resultados. Também se certifique de que, caso você tenha animais de estimação em casa, a planta não seja pisoteada.

O que você acha das quatro opções que apresentamos? Você certamente gostará de mais de uma delas; pense nas suas necessidades e faça a sua escolha.

Imagem: Antilived | Wikipedia