3 dicas para decorar um quarto com roxo
Você sabia que o roxo é a cor do ano de acordo com a marca Pantone? Mais especificamente, é o tom chamado de ultravioleta e atualmente um dos mais populares no mundo da decoração. Isto não é coincidência, muito pelo contrário. O roxo é uma cor que faz o cômodo mudar completamente e que traz um brilho de cor divertido e original. Se você quiser usá-lo na sua casa, daremos algumas sugestões para decorar um quarto com roxo.
3 sugestões para decorar um quarto com roxo
1. Roxo e branco: a combinação ideal
O roxo é uma cor com muita intensidade. É por isso que o mais recomendável é que ele seja combinado com cores mais claras, como o branco. A mistura entre eles é perfeita.
Este quarto é um exemplo de como deve ser feita a decoração com tons de roxo. Como se optou por um roxo escuro, ele foi incluído em apenas algumas partes do quarto. O restante dos elementos é branco por dois motivos.
O primeiro deles é que um quarto totalmente roxo ficaria muito escuro e muito chamativo, ainda mais considerando o tom intenso de roxo pelo qual se optou. Neste caso, o branco é perfeito para trazer luz e criar a sensação de que o quarto é mais espaçoso.
O segundo motivo é que assim se busca dar destaque ao roxo e, neste caso, isso foi conseguido sem qualquer dúvida. Se tivesse sido combinado com outras cores marcantes, então o roxo não seria a cor principal do quarto.
2. Decoração com cores opostas
Ao decorar um cômodo, normalmente usamos uma paleta de uma única cor. O resultado é um cômodo monocromático onde variam as intensidades de uma mesma cor. Se você está procurando algo diferente, original e com um toque casual, então recomendamos que você ouse com as cores opostas.
A decoração com cores opostas é muito original e adequada apenas para os mais ousados.
O oposto do roxo é a cor amarela. Duas cores que não têm nada a ver uma com a outra, mas que ao mesmo tempo, combinam perfeitamente, criando uma imagem original e cheia de luz. Adoramos esta combinação para os quartos das crianças, salas de estudo ou de jogos. Saia das paletas de cores típicas e se divirta combinando cores opostas.
Para misturar essas cores tão marcantes, é melhor usar um fundo branco, terra ou ocre, assim como foi feito no quarto que aparece na foto. Além disso, o piso em parquet traz calor, por isso é um dos nossos preferidos.
3. Use o roxo para um quarto elegante
Até agora vimos o roxo em quartos descontraídos e juvenis, mas agora verá que ele também pode ser usado de forma totalmente contrária. Uma das grandes virtudes da cor roxa é a sua versatilidade. Ela pode ser usada de maneiras diferentes, resultando assim em cômodos totalmente diferentes.
Neste caso, se optou por um tom de roxo mais escuro e um leve tom azulado. Além disso, ao contrário do que acontece nos quartos descritos anteriormente, neste caso, se optou por usar apenas tons escuros. Esta opção só é recomendada caso seja um quarto espaçoso e bem iluminado. Caso contrário, não será um ambiente agradável; nos dará uma sensação de agonia e escuridão.
Com relação aos objetos decorativos, eles estão presentes em tons dourados. Esta cor combina perfeitamente, criando contrastes e quebrando com a harmonia do roxo, além de também trazer a elegância que se busca neste quarto. O detalhe das linhas douradas no quadro e na base do vaso da mesa de cabeceira fazem com que exista harmonia entre todos os objetos decorativos do quarto.
Depois de analisar diferentes quartos onde o roxo é o protagonista, nos parece lógico que a prestigiada marca Pantone o tenha escolhido como a cor do ano. Poucas cores são tão versáteis e oferecem tantas possibilidades para decorar como esta. Além disso, seguindo as dicas que propomos, você obterá resultados tão bonitos quanto os que mostramos nas diferentes imagens.
Ouse nas tonalidades. Se preferir algo mais leve utilize os tons de lilás ou violeta. Se quer algo mais marcante utilize o vinho, ameixa ou berinjela. A escolha é sua!