Quarto do bebê: tudo o que você deve incluir

Você tem um filho a caminho e não sabe como decorar o seu quarto? Preste atenção a essas dicas e ideias para receber o novo membro da família.
Quarto do bebê: tudo o que você deve incluir

Última atualização: 12 novembro, 2018

Quando um novo membro da família está a caminho revoluciona todos os aspectos dentro de uma casa. Você deverá levar em conta as cores que devem ser combinadas, os materiais, a distribuição dos móveis, a limpeza, a iluminação e, certamente, o conforto, na hora de decorar o quarto do bebê.

Você e seu bebê devem ter um espaço confortável, aconchegante e cômodo em todos os aspectos. Por isso, mostraremos tudo o que você deve incluir no quarto do bebê. Essas dicas irão ajudá-lo tanto se você tiver o seu primeiro filho a caminho quanto se você quiser remodelar o quarto do seu filho pequeno. O ideal é ir preparando o quarto antes da sua chegada.

Pinte com tons claros

Os tons claros e pastéis são fundamentais e os mais clássicos para o quarto do bebê. As paredes e móveis brancos vão fornecer mais luminosidade ao espaço. Além disso, você poderá combinar com os acessórios e dar um detalhe colorido ao quarto inteiro. Os tons mais usados são os pastéis, como o rosa, o azul, o verde e o amarelo, por exemplo.

Pinte com tons claros

Você também poderá incluir em uma única parede do quarto um belo papel de parede com estampas infantis. As nuvens e os animais são uma alternativa ideal para os pequenos.

Quando você pintar o quarto, tenha cuidado com a tinta que usará. Procure comprar uma tinta que não seja tóxica, especialmente para os quartos das crianças.

O berço ideal para o quarto do bebê

Existem infinitas variedades de berços para bebês, de diferentes tamanhos, materiais, formas e cores. O mais importante é que o berço seja confortável, resistente e seguro. Você poderá optar por um berço fixo, com rodas, ou então simplesmente um belo moisés para o recém-nascido. Há berços de vime, de madeira ou ainda berços evolutivos ou convertíveis.

Os berços evolutivos, assim como o próprio nome indica, são berços que acompanham a evolução e o crescimento do bebê. Você poderá ajustar a sua altura e abaixar a barra protetora. Dessa forma, o transformará em uma cama pequena quando o seu filho ficar mais velho.

Escolha o local adequado para colocar o berço. Ele não deverá ficar muito próximo das janelas ou de correntes de ar. Não coloque o berço embaixo de ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, pois isso poderá afetar a respiração da criança e ser perigoso.

Além disso, também não coloque o berço embaixo de prateleiras com itens que possam cair e machucar o bebê.

Inclua móveis práticos e seguros

Escolha um trocador bonito

O trocador, por exemplo, é um móvel muito prático para vestir e trocar o seu bebê. Em geral, os trocadores têm um sistema de armazenamento para guardar todos os itens que você vai precisar na hora de trocar o seu filho. Eles devem ser móveis compactos, com superfícies lisas e cantos arredondados. Evite todos os tipos de móveis com cantos pontudos.

Inclua móveis práticos e seguros

Berço evolutivo / elcorteingles.es

Inclua uma mesa com cadeiras

A pequena mesa infantil com suas respectivas cadeiras é uma opção muito bonita que não pode faltar no quarto do bebê. Embora a criança não as use em seus primeiros meses de vida, será uma ótima alternativa para começar a fazer os seus primeiros rabiscos quando crescerem um pouco mais.

Lembre-se também e tenha cuidado: não compre mesas e cadeiras com cantos pontudos. Em geral, todos os móveis destinados a crianças ou bebês são projetados com cantos arredondados. Assim, na hora de escolher, preste atenção especial aos cantos.

Tecidos macios e coloridos

Os tecidos são os elementos mais presentes em todos os quartos. Para decorar o quarto do bebê, você deverá incluir tecidos suaves, em cores claras e tons pastéis. Inclua também cobertores e tapetes bem suaves e macios.

Almofadas

Você poderá colocar várias almofadas pequenas e macias no berço do bebê. Algumas retangulares e outras com figuras. Acompanhe-as com bichinhos de pelúcia e belos animais fofinhos. Coloque uma almofada plana no chão, criando assim um espaço para o seu bebê brincar. Além disso, inclua também algumas almofadas menores e vários bonecos.

Sacos de pano

Os sacos de pano são ideais para pendurar e também para colocar no chão. Dessa forma, você poderá armazenar os brinquedos do seu bebê.

Móbiles pendurados, não podem faltar

Os móbiles pendurados são objetos muito importantes que devem estar presentes no quarto do bebê. Existem móbiles de várias formas, tamanhos e materiais. Dessa forma, você poderá pendurar um móbile no teto do quarto ou então no berço do seu filho.

Alguns móbiles têm músicas tranquilas para o seu bebê ouvir e assim dormir agradavelmente. Outros têm materiais e formas diferentes que ajudam a incentivar a estimulação sensorial. Você também poderá pendurar alguns móbiles em outras partes do quarto, onde você passe um tempo com o seu filho.

Decorar o quarto do bebê não é uma tarefa simples. Os bebês são extremamente sensíveis ao ruído, poeira e objetos duros. Portanto, você deverá tomar as precauções necessárias, bem como analisar o espaço e os objetos ao decorar este espaço tão especial para o novo integrante da família.