Combinação de cores quentes na decoração do quarto

25 de setembro de 2018
Você está cansado da monotonia do seu lar? Combine e decore o seu quarto com uma cor que transmita relaxamento, tranquilidade e aconchego.

A escolha correta das cores pode ser um desafio: escolher as cores mais adequadas para um ambiente pode ser uma tarefa complicada. Neste artigo, explicaremos alguns aspectos sobre a combinação de cores quentes na decoração do quarto.

O principal objetivo é tornar o seu quarto agradável e aconchegante através das cores. Não é nada agradável morar em um lugar incômodo.

Por que utilizar cores quentes na decoração do quarto?

Os tons quentes transmitem uma sensação de tranquilidade e otimismo. Além disso, expressam positividade e recolhimento. Pode-se dizer, portanto, que esses tons agem diretamente no estado de ânimo de cada pessoa e, consequentemente, na própria saúde, já que estar feliz é sinônimo de bem-estar.

O contraponto são os tons frios. Eles são muito chamativos e transmitem sensações diferentes: estímulo, atividade, tensão, frio, etc.

cores quentes na decoração

Tons

Nem todas as cores vão transmitir as mesmas sensações às pessoas. Por isso, recomendamos os seguintes tons para o seu quarto:

  • Tons terra (ocre, marrom claro…): combinam muito bem com outros elementos do quarto. Transmitem estabilidade, neutralidade e tranquilidade.
  • Granada: um fundo perfeito para combinar e decorar. Pode ter um certo protagonismo. Dá sensação de relaxamento, aconchego, tranquilidade e versatilidade.
  • Amarelo quente: não utilize amarelos fortes ou chamativos. Os melhores são aqueles que se aproximam do laranja. É um tom elegante, sereno e que traz muita luminosidade.
  • Púrpura-avermelhado: um tom elegante e alternativo. Pode ser mais difícil de combinar, mas a originalidade é algo que outras cores oferecem.
quarto com cores terra-cores quentes na decoração

A combinação

O xis da questão é combinar a cor da parede com os elementos que a rodeiam. Reflita bem sobre qual é o objetivo que você quer alcançar.

É imprescindível que você não mude a sua perspectiva das coisas. Se o seu objetivo é um, siga-o e não faça experiências de combinações que vão criar dificuldades no diálogo do conjunto.

As cores quentes para o quarto atraem os outros elementos decorativos, se complementam e se encaixam perfeitamente.

No caso do mobiliário, se também for de cores quentes, o vínculo com as paredes fará com que a sensação de amplitude e continuidade seja o contexto perfeito para decoração dos quartos.

Por outro lado, você não deve utilizar somente tons quente para tudo. Você poderá conseguir um equilíbrio visual entre cores quentes e frias.

Um móvel ou objeto de decoração de um tom frio contrasta com o fundo, que serve como um meio para ressaltar a sua forma e lhe dar destaque.

Além disso, as cores quentes (tons terra, avermelhadas ou granada) trazem vitalidade, firmeza, consistência e seriedade, conceitos que faltam nos tons frios de um móvel.

A colcha da cama tem uma grande presença no quarto e combinará perfeitamente com a decoração se tiver um tom escuro (cinza, azul-escuro, preto, etc.).

combinação de cores quentes na decoração

Combinação de acordo com o estilo

Não deixe que o seu quarto seja monótono: é melhor dinamizar e gerar harmonia através do equilíbrio e do contraste. No entanto, você sabe que cores encaixam em cada design?

Em primeiro lugar, dentro do estilo rústico, evidentemente os tons terra são, sem dúvida, um componente imprescindível, que pode combinar perfeitamente com outras cores, como o verde.

Sobre a madeira, o seu tom quente e firmeza podem ser levados em conta, encontrando-se no âmbito do estilo rústico.

Cores quentes para o quarto rústico:

  • Argila
  • Pardo ou castanho
  • Ocre
  • Marrom-queimado

Caso você queira dar elegância e glamour, a cor “chocolate” é um bom recurso. Poderá ser combinada perfeitamente com o branco ou outros tons escuros.

Outro estilo, completamente diferente, é o minimalismo. As linhas retas desse design traz um caráter mais simples e alternativo. Quais cores poderemos combinar com esse estilo?

As cores escuras, tais como o preto ou azul-escuro, combinam com a simplicidade das formas. No entanto, o granada também pode ficar muito bem.

É recomendável evitar as cores em tons terra para esse estilo. Por outro lado, o branco também ajuda na pureza das estruturas minimalistas.

Cores adequadas para o minimalismo:

  • Granada, vermelhos…
  • Tons escuros em geral: preto, azul-escuro, cinza-escuro…
  • Branco, creme…
  • Madeira
quarto minimalista-cores quentes na decoração

Conclusão

Leve em conta esses conselhos para alcançar o seu objetivo: dar aconchego ao seu quarto. Sem dúvida, é importante não só pintar a parede, mas também combinar a decoração do conjunto todo.