Decore o seu quarto com dourado

· 7 de dezembro de 2018
É possível aproveitar o dourado de várias maneiras. Assim, é possível escolher desde um estilo boêmio, rico em detalhes de cores e enfeites dourados, até um estilo de aparência mais simples.

O dourado é uma cor usada de várias maneiras na decoração de interiores. Os tons dourados são tendência atualmente e você pode utilizá-los em qualquer ambiente da sua casa. A sua contribuição mais significativa surge em termos de elegância e distinção. Por isso, se você quiser renovar o seu quarto e lhe dar um toque diferente e mais refinado, poderá optar por essa cor. Que tal decorar o seu quarto com dourado?

Antes de prosseguir, é necessário lembrar que o dourado não é restrito apenas a estilos decorativos mais fortes ou sobrecarregados. Ele também conseguiu encontrar o seu lugar dentro das tendências com um ar muito mais sutil, como o minimalismo e o estilo nórdico.

A seguir, daremos algumas ideias para decorar o seu quarto com dourado que o ajudarão a alcançar um resultado único e, acima de tudo, harmonioso.

O dourado, uma cor imponente

O dourado é uma cor associada, acima de tudo, à luz solar. Daí a ideia de que essa cor transmite tanto vitalidade quanto luminosidade. E, de acordo com a maneira que ela for combinada e distribuída em um espaço, poderá trazer ou maximizar a sensação de calor.

quarto com dourado

No entanto, em um contexto histórico, o simbolismo dessa cor tem uma conotação muito mais terrena. O dourado se posiciona como um sinônimo de poder e riqueza, tendo em vista o uso desse mineral como um elemento de destaque na produção de objetos preciosos, como as joias.

Somente para adultos?

Ainda que, em um primeiro momento, uma proposta decorativa na cor dourada para um quarto infantil possa parecer pouco sutil e, até mesmo, marcante demais, ela pode funcionar às mil maravilhas. Da mesma forma que em qualquer outro tipo de quarto, o segredo é cuidar da quantidade de cor a ser incluída e também da maneira de fazê-lo.

Atualmente, há designs de quartos infantis muito originais em preto e branco, escalas de cinza e outras combinações que, embora não sejam as mais comuns, ficam realmente espetaculares.

Maneiras de aproveitar o dourado

1. Crie contrastes

Uma das maneiras de aproveitar a cor dourada é usá-la para criar contrastes. Neste ponto, é necessário lembrar que o contraste não se opõe ao conceito de harmonia. Na verdade, trata-se de uma outra maneira de criar um senso de unidade, sem cair na monotonia.

Tanto se você tiver uma decoração em rosa-escuro e rosa-pálido quanto uma decoração em branco e bege, o dourado poderá ser uma boa opção para:

  • Aumentar (ou então diminuir) a sensação de temperatura gerada pela saturação de uma determinada cor.
  • Reforçar a diferença entre as duas cores e assim criar dinamismo.
  • Fornecer luminosidade.
quarto com dourado

2. Utilizá-lo para dar ênfase

Se você decidir usar o dourado para dar ênfase ao seu quarto, inclua detalhes com diferentes acabamentos. Assim, ao invés de usar apenas objetos brilhantes e lisos, tente incluir objetos que tenham outros acabamentos para gerar um maior interesse.

O ponto em comum será a cor, enquanto os diferentes acabamentos (como mate, envelhecido, brilhante) e texturas (lisos, ásperos, etc.) farão com que o espaço fique interessante.

Se todos os têxteis do quarto forem de uma única cor, é conveniente colocar uma ou duas almofadas douradas e, talvez, uma manta com alguns enfeites nessa mesma cor.

3. Ou o transforme no ponto focal

Caso você decida usar a cor dourada como a protagonista da decoração, é necessário acompanhá-la com uma paleta sutil. O seu objetivo será complementar a cor principal. Nesse sentido, os tons ocres são uma das melhores opções para essa função.

O fato de a cor dourada ser usada como protagonista não implica que ela deva ser incluída na sua tonalidade mais brilhante. Há uma ampla margem com a qual você pode brincar, com o objetivo de criar uma decoração espetacular.

quarto com dourado

Decore o quarto com dourado sem nenhum esforço

Ao decorar um quarto, caso se decida seguir um estilo simples, é possível combinar o dourado com cores neutras; de preferência quentes, como o branco e o bege.

Caso exista algum elemento básico, com um acabamento rústico, como por exemplo uma parede de tijolos, cortiça ou madeira, é possível incluir peças em dourado a fim de adicionar um pouco de brilho e glamour. Um dos acessórios mais usados, depois das luminárias, são as guirlandas e os adesivos de vinil.

Caso se queira recorrer à inclusão de acessórios brilhantes, com um acabamento em purpurina, é importante ser moderado. Evite colocar estes objetos no mesmo ponto do quarto, pois eles podem gerar um resultado um tanto quanto sobrecarregado.