Design de um quarto para favorecer o descanso

10 de fevereiro de 2020
O quarto é o espaço da casa onde descansamos, e os elementos decorativos também influenciam esse descanso.

O quarto é o espaço da casa que usamos para descansar durante a noite e para relaxar antes da hora de dormir. Um quarto para favorecer o descanso é vital para mantermos uma boa saúde e, embora possa parecer o contrário, não é apenas o colchão que influencia para que o descanso seja adequado.

Com algumas chaves simples que mostraremos a seguir, você terá um quarto que favorecerá o descanso de uma maneira simples e prática.

A cama: o elemento essencial para promover o descanso

Design de um quarto para favorecer o descanso

Como já dissemos antes, o colchão, ou, neste caso, a cama, não é o único elemento que influenciará no descanso, embora seja verdade que ela é um dos mais importantes.

Um bom colchão é necessário para assegurar e garantir um descanso ideal. Devido às múltiplas opções existentes no mercado, você deve escolher aquele que melhor se adaptar às suas necessidades e no qual você se sinta confortável e relaxado para descansar.

O mesmo vale para os travesseiros, pois, devido às suas características, eles podem ser mais macios ou mais firmes, sendo necessário escolher o que for melhor para você. Para uma cama de casal, recomendamos que você compre travesseiros individuais para não prejudicar o descanso da outra pessoa.

Menos sempre é mais

Design de um quarto para favorecer o descanso

Uma das principais características que você deve considerar em um quarto para favorecer o descanso é ter apenas os elementos essenciais.

Com isso, queremos dizer que não devemos ter uma sobrecarga de elementos decorativos, porque a única coisa que conseguiremos é fazer com que a nossa mente esteja em movimento contínuo devido a todos os estímulos que a rodeiam, obtendo assim exatamente o contrário do que deveríamos neste espaço da casa.

Um quarto organizado para favorecer o descanso

Design de um quarto para favorecer o descanso

A organização é outro dos elementos essenciais que um quarto deve ter para favorecer o descanso. Se você dedicar cinco minutos do seu tempo para arrumar o quarto diariamente, manter a ordem não será nenhum problema.

A organização transmite uma sensação de calma e relaxamento às pessoas, o que favorecerá o descanso, além de não ser necessário pensar todas as noites que, na manhã seguinte, você terá muito para recolher e organizar.

Quarto para favorecer o descanso: as cores também influenciam o descanso

Embora a priori esse possa parecer um aspecto sem importância, as cores usadas tanto para as paredes quanto para os móveis e roupas de cama são essenciais para um maior relaxamento e um melhor descanso.

Branco, uma cor primordial para os quartos

Design de um quarto para favorecer o descanso

O branco é uma das cores mais usadas nos quartos e que, apesar dos anos, não sai de moda. Se você decidir usá-lo para as paredes, poderá combinar uma parede branca com outra em tons pastéis.

O branco também é uma boa opção para os móveis que você quer incluir no quarto, pois, dessa maneira, o quarto como um todo transmitirá uma calma que chegará até você.

Como recomendação e como acabamos de dizer, recomendamos combinar o branco com outras cores sobre as quais falaremos a seguir. Um quarto totalmente branco pode parecer um pouco apagado.

Tons pastéis

Decoração em cores claras

Os tons pastéis são uma gama de cores muito adequadas para o quarto. Por serem cores em tons claros, elas trazem frescor, alegria e relaxamento em partes iguais.

Você poderá escolhê-los para os combinar nas suas paredes ou incluí-los na roupa de cama, combinados com algum elemento decorativo, como as almofadas ou cobertores.

O cinza-claro, perfeito para combinar

Combinação de cores

Se você gosta de combinar cores para dar mais vida ao espaço, recomendamos escolher esse tom combinado com outros, como branco ou tons pastéis, dando assim uma melhor aparência ao seu quarto.

Além de ser uma cor relaxante, o cinza é uma das cores mais elegantes que podem ser usadas para decorar.

Iluminação do quarto para favorecer o descanso

Iluminação do quarto

A iluminação é essencial para criar um espaço relaxante. Você deve evitar usar luzes fortes o tempo todo, principalmente porque isso alterará a sua mente. Portanto, o relaxamento e o sono também serão alterados.

O tom da luz que você deve usar neste espaço da casa deve se parecer com a luz que entra ao entardecer: uma baixa potência e de cor avermelhada. Evite também as luzes mais amarelas.

Além disso, recomendamos que você tenha vários pontos de luz espalhados pelo quarto, principalmente se você o divide com outra pessoa. Dessa forma, cada um poderá ter a luz adequada no seu espaço.

Se for possível, use uma luminária com regulagem de luz. Dessa forma, a cada momento que passar neste cômodo, você terá a luz necessária e adaptada às suas necessidades.