Luminárias de mesa para espaços infantis

· 7 de janeiro de 2019
A seguir, apresentaremos as nossas luminárias de mesa favoritas para espaços infantis, além de algumas dicas para utilizá-las na decoração.

No que diz respeito a renovação dos espaços infantis, a iluminação é um dos aspectos mais importantes. Agora, nem tudo se trata de utilizar a luz artificial do teto e das fontes de luz natural, há também espaço para a decoração com luminárias de mesa, por exemplo. Neste artigo, daremos algumas sugestões de luminárias de mesa para espaços infantis.

Embora elas não sejam projetadas precisamente para o estudo, mas para dar um toque especial ao ambiente, isso não constitui uma limitação para incluí-las. De fato, em muitas ocasiões, elas são consideradas como uma solução perfeita para ajudar as crianças a superar pouco a pouco o medo do escuro.

Atualmente, há uma grande variedade de modelos de luminárias de mesa. No entanto, a verdade é que há uma característica muito clara na grande maioria dos designs: a preferência por figuras de animais de todos os tipos. Certamente, isso responde ao interesse que as crianças geralmente têm pelo reino animal.

As luminárias de mesa para espaços infantis

A estrutura das luminárias de mesa pode ser muito variável. Em alguns casos, a diferença estará no design da base ou da cúpula, enquanto em outros, na estrutura toda.

Luminárias de mesa para espaços infantis

Agora, a característica que geralmente é mantida é a intensidade do foco de luz; ele, em geral, tende a ser bastante tênue. Pode ser uma luz fria ou quente e até mesmo colorida.

Uma das peculiaridades das luminárias de mesa infantis é que muitas delas não têm cabo. Não é somente para manter fora de vista este elemento que geralmente afeta a estética da decoração. Mas também como uma medida de segurança para que as crianças não puxem o cabo ou então tenham curiosidade em saber como funciona uma tomada.

Por isso, muitas luminárias de mesa infantis são alimentadas por baterias ou recarregadas com a luz solar. Também é possível encontrar modelos que, embora conectados, não incluem o cabo.

Onde colocá-las?

As luminárias de mesa podem ser colocadas não apenas na mesa de cabeceira das crianças, mas também sobre a escrivaninha, em uma prateleira ou até mesmo na cômoda. Há pessoas que as deixam no chão, sobre o tapete, para criar um determinado tipo de ambiente.

Por exemplo, o modelo SKOJIG da IKEA, em vermelho e branco, tem uma certa semelhança com um cogumelo e, portanto, pode ajudar a complementar uma decoração de contos de fadas ou inspirada em um jardim.

Luminárias de mesa para espaços infantis

Top de luminárias de mesa para espaços infantis

As luminárias de mesa infantis a seguir podem ser encontrados na IKEA ; e além de terem designs interessantes, você não precisa se preocupar porque elas têm um custo acessível.

  • SPÖKA. Tem um design muito bonito (de cachorro ou de urso), mudam de cor e têm um forro de tecido de pelúcia. Elas funcionam com tecnologia LED.
  • SOLBO. Esta luminária tem a forma de uma coruja, é completamente branca, com relevos e emite uma luz quente, tênue.
  • LURIGA. Tem a simpática forma de um guaxinim e, ao contrário da anterior, é lisa. Também emite luz quente e tênue. Pode ser acompanhada por um ouriço.

Ao invés de recorrer às luminárias com uma estrutura em forma de animal, você também poderá escolher algo mais simples: brincar com as cúpulas da luminária de mesa que você já tem. Por exemplo, troque a cúpula de uma cor só por outra que tenha um design divertido, alegre e original. Por exemplo, a TROLLAKULLA, da IKEA pode ser uma boa opção. Ela tem um fundo azul claro e vários tucanos voando.

Para estudar e ambientar

Luminárias de mesa para espaços infantis

Luminária KRUX / ikea.com

Caso você queira incluir uma luminária de mesa que seja apta para o estudo e a ambientação, ao mesmo tempo, você poderá optar pela nova proposta da IKEA: a Krux. Este é um design de Monika Mulder, que queria fazer uma luminária funcional, segura e também original e marcante.

A Krux é uma luminária de mesa que funciona com tecnologia LED. E apesar da sua aparência ser bem simples, ela chama bastante a atenção porque não está claro que criatura é essa; por isso, ela o convida a dar asas à imaginação.

É um cavalo, um cachorro ou uma girafa? Tudo vai depender do que a criança decidir. Você pode encontrá-la em várias cores, como branco, verde e amarelo.