Quarto roxo: que tal ousar com essa cor?

16 de janeiro de 2019
Se você está pensando em ter um quarto roxo, você deverá levar em conta seus efeitos em termos de descanso e decoração.

Relacionada com a realeza e o sagrado, e com várias qualidades positivas, esta cor é uma das mais utilizadas para decorar determinados ambientes. Se você gostaria de ter um quarto roxo, leia o artigo a seguir.

Talvez você sempre tenha gostado do roxo. Ou talvez tenha visto alguma foto e tenha gostado da ideia para o seu quarto. De qualquer forma, nunca é demais aprender um pouco sobre simbologia.

O roxo (ou violeta) é uma cor intermediária entre o quente e o frio, uma vez que é composto pelo vermelho e azul. Tem propriedades de ambos, por assim dizer, e isso é muito bom, mas também “ambíguo”.

O que o roxo simboliza?

Para começar, se você quer decorar um quarto com roxo, deve saber que ele tem muitas qualidades positivas. Afinal, é considerado o tom mais elevado no plano espiritual. Por essa razão, é considerado sagrado em algumas religiões. Por exemplo, os padres católicos usam essa cor em datas muito importantes, como o Advento ou a Quaresma.

No nível emocional, diz-se que o roxo tem efeitos profundos na mente. Muitos o usam para acalmar a ansiedade e os nervos; ele transmite paz, combate os medos e reduz as obsessões. Portanto, poderá ser uma boa escolha para um quarto.

O roxo está relacionado com a criatividade, sensibilidade, mistério, fantasia e introspecção. Essas são algumas razões para o escolher para o nosso quarto!

É claro que nem tudo é perfeito, pois o roxo poderá levar a contradições internas, melancolia, depressão e tristeza. Para evitar isso, ele deve ser combinado com outros tons, como o branco.

O roxo é uma cor muito elegante e, em seu tom mais suave, está associado à delicadeza. Portanto, devemos ter cuidado se não quisermos um resultado que seja “doce” demais.

Se você está interessado em Feng Shui, deve saber que para esta filosofia a cor roxa tem a capacidade de transmutar energia e transformar situações dolorosas em algo positivo e relaxante. Por isso, é uma cor recomendada para um quarto: acalma a insônia, pacifica e reduz as dores emocionais.

Decore o seu quarto roxo

Uma das recomendações sobre este tom para decorar é que a versão mais escura é melhor em pequenos objetos e acessórios, não em paredes ou móveis grandes. Ou seja, você poderá usar roxo escuro para determinados detalhes no ambiente.

Além disso, se o tom for muito forte e de cor escura absorverá muita luz, fará com que o espaço pareça menor e dê até mesmo uma certa sensação de “opressão”, especialmente na hora de dormir.

Como foi dito antes, podemos combinar o roxo com outro tom mais claro, como é o caso do branco. Isso trará alguma luminosidade ao ambiente. Outras cores que também combinam com ele são o turquesa e o maçã-verde, análogas e complementares no círculo cromático, respectivamente.

Podemos ter um quarto nessa cor e seguir diferentes tipos de decoração. Por exemplo, para alcançarmos um estilo Shabby Chic é melhor que o tom seja mais próximo do lavanda ou violeta claro. Para um estilo vintage, podemos optar por um tom bem mais claro.

Se você gosta do estilo contemporâneo, escolha um tom mais marcante e ousado. Entretanto, se você preferir um estilo mais imponente, elegante e sofisticado, opte pelo escuro e combine-o com móveis de madeira.

quarto roxo: atreva-se decorando um

Detalhes roxos para o quarto

Talvez você não queira se arriscar a ter um quarto completamente roxo, mas ama esse tom e os efeitos que ele produz. Portanto, para começar, você poderá escolher alguns detalhes ou acessórios nessa cor.

Por exemplo, decore um quarto com paredes e roupas de cama brancas, mas com a parte de trás da cama, as cortinas e as lâmpadas em roxo. Você também poderá usar os diferentes tons de rosa e roxo, juntamente ao branco, para ter uma decoração muito elegante e delicada.

Pouco a pouco, você poderá adicionar mais elementos dessa cor. Uma boa opção é pintar apenas uma parede escura e o restante em branco. As almofadas da cama podem ter o mesmo tom e um quadro na parede clara em um tom escuro que inclua essa tonalidade. E não se esqueça de algumas flores de lavanda em um belo vaso!