Algumas sugestões para decorar as paredes com listras

· 29 de outubro de 2018
Com as paredes listradas, alcançaremos um forte impacto visual. Neste post trazemos algumas ideias.

As paredes com listras podem nos ajudar a mudar a decoração das nossas salas de estar, quartos, etc. Se você quer dar ‘uma cara nova’ para as paredes, pode apostar nesta tendência que promete permanecer por muito tempo ainda.  No artigo a seguir, deixaremos algumas ideias para você.

As listras são uma ótima forma de dar um visual diferente e surpreendente à sua casa. Como veremos, elas têm muito peso, visualmente falando. Por isso, é muito importante levar em conta a decoração do restante do ambiente. Às vezes, é melhor deixar a parede livre, sem quadros, sem pôsteres, sem fotos. Quanto mais livre, melhor.

Além disso, devemos considerar que tipo de listra combinará melhor com alguns ambientes do que com outros, uma vez que podemos encontrá-las em diferentes combinações de cores e espessuras.

Então, para que o resultado final não seja muito chamativo, uma boa opção é deixar três paredes lisas e uma com listras. Dessa forma, o resultado será mais equilibrado. Você não deve colocar outro tipo de estampa no ambiente, ficaria muito sobrecarregado.

A seguir, explicaremos os efeitos das listras (verticais e horizontais) nos diferentes cômodos.

Paredes com listras verticais

Essa é uma boa maneira de fazer com que o espaço pareça mais amplo, já que elas dão a impressão de maior altura. São ideais para pequenos espaços: um dos problemas mais comuns em casas, costuma ser a falta de espaços amplos.

Para obter paredes listradas, encontramos duas opções: o papel de parede ou a tinta.

Se você mesmo vai pintar, o melhor será utilizar uma cor clara na parede em questão. Quando estiver seca, use fita crepe para cobrir as áreas em que queremos as listras de cor clara, pintando os espaços livres com as outras cores que escolhermos. É importante que a fita crepe seja de boa qualidade, para que possa ser removida sem problemas.

paredes com listras verticais

Em termos de espessura das linhas, escolha a que você mais gosta. Pense que quanto mais finas as listras, mais estiloso o ambiente ficará.

Você também poderá combinar espessuras diferentes, brincando com as cores. Uma possibilidade é criar combinações monocromáticas com as listras. Para isso, terá que levar em conta a decoração do ambiente, o tipo de mobiliário e a cor dos acessórios, desde os recipientes, tapetes até as capas do sofá ou das almofadas.

Além disso, elas ajudarão para que haja uma maior sensação de ordem no cômodo, especialmente se elas estiverem dispostas sempre deixando a mesma distância entre uma e outra e tenham a mesma espessura.

Paredes com listras horizontais

Por outro lado, as listras horizontais achatam os espaços. Por isso, são recomendadas para espaços amplos e/ou altos, já que o efeito seria um pouco mais dissimulado. O espaço, ainda assim, continuaria parecendo grande.

No entanto, se você optar pelas listras muito espessas e pelas cores claras, também poderá obter uma sensação de amplitude e, inclusive, de perspectiva. Para esses casos, o ideal é escolher somente duas cores alternadas. Se possível, que uma delas seja branca ou tenha um tom bem clarinho. Se as cores são mais chamativas ou escuras, você deverá optar por listras mais finas.

Portanto, as listras horizontais podem estilizar também, sempre que tenhamos um pouco de cuidado. Leve em conta a psicologia das cores, para alcançar um resultado equilibrado e harmonioso;  para se sentir confortável no espaço. Se você escolher cores muito chamativas ou que contrastem em excesso, você se cansará rapidamente delas.

paredes com listras

Como dissemos acima, se você optar por listras, é melhor que não haja listras em outros acessórios ou na mobília do ambiente. Ou então, que sejam da mesma espessura e cores, mas somente em pequenos detalhes. Por exemplo, ficarão melhor em almofadas do que em tapetes ou cortinas, que têm maior impacto visual.

Um sucesso na certa

Como você viu, poderá fazer uma mudança na sua casa decorando uma ou mais paredes com listras. Por esse motivo, é importante considerar o tamanho do cômodo, para tentar fazer com que pareça maior. Se ele já é grande por si só, poderemos nos dar ao luxo de escolher listras horizontais, que provavelmente farão com que o espaço pareça menor.

Lembre-se de que existem infinitas possibilidades. Você poderá variar a espessura, a distância entre algumas listras e outras e as cores de cada uma. Embora o habitual seja combinar duas cores, você poderá fazê-lo com quantas desejar. Mas, tome cuidado para que o espaço não se torne muito sobrecarregado.