Chaves do Shabby Chic, quais são?

14 de novembro de 2018
O que é uma decoração Shabby Chic? Descubra os segredos deste estilo decorativo tão em moda atualmente.

O estilo Shabby Chic é uma tendência atual. Pelas suas formas, cores e tecidos é um estilo decorativo que apaixona à primeira vista. Consiste em misturar elementos antigos e modernos. Utiliza muito branco e cores pastéis. Além disso, se adapta perfeitamente a qualquer ambiente da casa. Se você quer conhecer todas as chaves do Shabby Chic, continue lendo e explicaremos os fundamentos dessa romântica forma de decorar.

O que é o estilo Shabby Chic?

O estilo Shabby Chic poderia ser traduzido para o português como algo “desgastado e elegante”. Embora à primeira vista pareça que estes dois termos são opostos, a realidade é que combinam perfeitamente e contribuem para criar ambientes únicos, românticos e acolhedores.

Este estilo decorativo teve a sua origem nas antigas casas de campo inglesas. Atualmente, se estendeu a todo tipo de habitação, embora a sua filosofia e princípios se mantenham intactos.

Agora que você já conhece um pouco mais do estilo Shabby Chic, mostraremos quais são as chaves desta técnica de decoração que utiliza elementos modernos sem esquecer as peças antigas e com um valor sentimental acentuado.

Banheiro no estilo Shabby Chic

Chaves do Shabby Chic: cores pastéis

As cores pastéis são, sem dúvida, uma das chaves do Shabby Chic. São perfeitas para criar a atmosfera calorosa e romântica que se busca com este estilo. Atreva-se a misturar diferentes cores pastéis e as combine com o branco. Você também poderá variar com diferentes tons e texturas.

Dentro das cores pastéis, dois tipos de tonalidades podem ser diferenciados. Assim, dependendo do estilo que você queira buscar, poderá usar um ou outro. Se você os combinar da maneira certa e mantendo a harmonia do espaço, combinar os diferentes tipos de tons que explicaremos abaixo também poderá ser um grande sucesso.

  • Cores pastéis quentes: são as mais utilizadas ​​na decoração Shabby Chic e especialmente na decoração de quartos. São cores quentes, românticas e acolhedoras. São perfeitas para todos os tipos de elementos: paredes, objetos, tecidos, decoração… Algumas dessas cores são o rosa, violeta, creme ou laranja-pêssego.
  • Cores pastéis frias. São perfeitas para que o ambiente ganhe amplitude e luminosidade. Além disso, combinam maravilhosamente com a madeira ou a cor branca. A única coisa que você deverá ter cuidado é não é criar um ambiente excessivamente frio. Algumas dessas cores são: azul-claro, cinza ou verde.

Flores, flores e mais flores

As flores são outra chave do Shabby Chic. É por isso que estão presentes tanto de forma natural como na decoração. Isto porque este estilo decorativo tem a sua origem nas casas de campo. Por isso, a natureza deve ter o seu espaço. Algumas das diferentes maneiras de incluir flores em cada cômodo são:

  • Vasos: um vaso com flores fica bem em praticamente qualquer parte da casa. No hall de entrada, na mesa da sala ou até na cozinha. Inunde a sua casa com flores e você sentirá o frescor e a alegria que elas proporcionam. Lembre-se sempre de escolher variedades adequadas para o interior. Se você não tiver tempo para cuidar delas, também poderá optar por flores artificiais.
  • Estampas florais: são básicos na decoração Shabby Chic. Nós gostamos muito porque quebram a monotonia das cores pastéis e dos tecidos lisos. Alguns dos elementos em que os estampados florais combinam perfeitamente são as almofadas, as cortinas ou os tapetes.

Mobiliário antigo

Outra característica do estilo Sabby Chic é utilizar móveis antigos restaurados. Estes móveis conservam o encanto dos tempos passados, enquanto mostram um ar renovado graças ao processo de restauração. Uma tendência muito atual é utilizar a técnica do Chalk Paint. O resultado são móveis em cores pastéis com um aspecto envelhecido e romântico.

Visite uma loja de antiguidades ou um brechó. Você poderá encontrar autênticas pechinchas que podem ser restauradas gastando pouco dinheiro. Assim, combinadas com móveis modernos, estas peças serão o centro das atenções.

Elementos de decoração Shabby Chic

Madeira, o material principal

Se há um material protagonista do estilo Shabby Chic é a madeira. Está presente nos móveis, pisos e até nas paredes. A madeira oferece uma infinidade de opções graças aos seus múltiplos acabamentos. Combinar a madeira natural, envelhecida, pintada ou restaurada é a chave para que um material apresente diferentes aspectos e não haja monotonia.

O estilo Shabby Chic chegou para ficar. Pelas suas cores, materiais e acabamentos é perfeito para decorar qualquer espaço e criar uma casa com um ambiente acolhedor, familiar e aconchegante.