Quartos infantis de estilo nórdico

Se você quer que o quarto dos seus filhos seja claro, tranquilo e iluminado, então você deve decorá-lo de acordo com as diretrizes do estilo nórdico.
Quartos infantis de estilo nórdico

Última atualização: 10 dezembro, 2018

Ao longo deste artigo, daremos algumas dicas e ideias sobre como decorar quartos de estilo nórdico, mais especificamente os quartos das crianças. Os quartos infantis de estilo nórdico ganharam espaço na decoração nos últimos anos.

Este estilo é típico de países como a Noruega, a Dinamarca ou a Suécia, onde não há muita luz natural durante grande parte do ano e os invernos são muito longos e frios. Para neutralizar isso, este estilo busca uma maior luminosidade e amplitude nos espaços.

Muitas vezes, o que se destaca é o número limitado de móveis; de fato, há apenas uma linha tênue entre o estilo nórdico e o minimalismo. Lembre-se da frase “menos é mais” e aplique-a na hora de decorar e mobiliar os espaços. Dessa forma, o resultado final será muito mais equilibrado e homogêneo.

Embora este estilo seja válido para qualquer espaço (incluindo terraços, banheiros e cozinhas), neste momento, vamos nos concentrar nos quartos infantis. Esses espaços ficam iluminados e cheios de charme.

A seguir, mostraremos as principais características deste estilo, bem como alguns exemplos para serem aplicados nos quartos das crianças.

Cor branca acima de tudo

Quartos infantis de estilo nórdico: cor branca acima de tudo

Esta é a cor por excelência deste estilo. Na verdade, em alguns quartos podemos optar até mesmo por um branco total. Assim, os espaços ficarão mais iluminados. Por ser um quarto infantil, tenha em mente que provavelmente tudo se sujará com mais facilidade, por isso, escolha materiais que possam ser lavados sem problema na máquina de lavar roupa. No caso das paredes, há tintas que podem ser limpas com uma simples esponja ligeiramente umedecida.

Se você quiser dar pequenos toques com outras cores, recomendamos que escolha principalmente o bege, o azul-claro, o rosa-pálido ou o cinza; embora atualmente o dourado e o prateado também sejam comuns. Você poderá incluir essas cores através de pequenos acessórios, bichos de pelúcia ou através dos têxteis: capas de almofada, capas de edredom, etc.

Uma maneira habitual de decorar as paredes e tetos desses quartos é colocando guirlandas com bandeirinhas. Você poderá colocá-las lado a lado ou ao longo de uma única parede. Escolha uma com cores claras, para não destoar.

Além de dar uma sensação de luminosidade, fará com que o espaço pareça maior. Para isso, você também poderá pendurar um espelho na parede, desde que ele seja simples, com uma moldura branca ou de alguma outra cor clara.

A importância de uma boa iluminação

A importância de uma boa iluminação

Uma boa iluminação é fundamental, tanto a natural quanto a artificial. Em primeiro lugar, tente maximizar o máximo possível a luz exterior, colocando cortinas finas, que não impeçam a entrada da luz. Elas podem ser totalmente brancas e, para dar um toque de cor, você poderá colocar alguns laços ou fitas de outra cor, desde que não sejam muito escuras ou chamativas.

Outra possibilidade é usar cortinas com pompons brancos ou de cores claras. Eles deixarão a luz passar sem nenhum problema.

Em seguida, você deverá escolher os pontos de luz artificial. Por exemplo, uma luminária ou um abajur na mesa de cabeceira, para que seu filho possa ler antes de dormir. No caso das luminárias de teto, as que imitam lanternas chinesas podem ser uma boa opção. Se você gosta de artesanato, poderá comprá-la na cor branca e então personalizá-la a seu gosto, colando uma fita ou um pompom, por exemplo.

Os materiais mais usados

Sem dúvida, a madeira, embora quase sem tratamento, para que seja o mais natural possível. Na IKEA, você encontrará muitos móveis de madeira de pinho, quase sem tratamento ou na cor branca, ideais para estes espaços. A melhor parte dos móveis da IKEA é que muitos deles podem ser expandidos conforme os seus filhos forem crescendo, de forma que eles possam usá-los por mais tempo. Isto é o que acontece com alguns berços que, posteriormente, poderão ser transformados em uma cama, por exemplo.

Os materiais mais usados

Escolha móveis de linhas simples, o que não deixa de ser elegante. E, seguindo as diretrizes do minimalismo, não preencha todos os espaços para não sobrecarregar a decoração.

Por outro lado, as fibras naturais são muito importantes. Por isso, é comum ver a roupa de cama feita com esse tipo de material: dessa forma, ela fica mais aconchegante. E o mesmo vale para os tapetes, básicos para as crianças brincarem no chão sem se resfriar.

Em algumas lojas, você encontrará móveis e acessórios para decorar os quartos de estilo nórdico; um exemplo disso são as lojas IKEA. O mais importante é que o espaço não fique muito sobrecarregado, que as cores claras e os materiais naturais predominem. E, se você quiser, também poderá colocar uma plantinha; lembre-se de que elas trazem benefícios para a nossa saúde. Cada estilo tem as suas particularidades que podem estar presentes nos detalhes da decoração.