4 ideias de luminárias vintage para a sala de estar

· 9 de agosto de 2018
Você gosta do estilo vintage, mas não quer que ele predomine na sua sala de estar? Aqui você verá uma maneira de introduzi-lo na decoração de maneira sutil, elegante e com muito estilo, com as luminárias vintage que vamos lhe mostrar.

As luminárias vintage para a sala de estar se tornaram um elemento indispensável para todos aqueles que acham o passado encantador.

O estilo vintage na decoração se espalhou nos últimos anos porque é um estilo no qual se pode usar coisas antigas ou novas, mas que pareçam vintage.

É um estilo elegante inspirado nos anos 30 e 40. Atualmente, esse estilo tomou muitas direções e tem muitas variações.

Podemos, por exemplo, encontrar o estilo vintage clássico. Com um ar romântico e muito clássico no qual são utilizados elementos modernos que se harmonizam com outros de design antigo e clássico.

Por outro lado, encontramos o estilo vintage profundo. Esta variante usa apenas peças antigas. Algumas são itens de colecionador e outras restauradas.

No artigo de hoje, daremos 4 ideias de luminárias vintage para a sala de estar que você vai adorar e que não vão deixar os seus convidados indiferentes.

As luminárias ao longo do tempo

As luminárias passaram por várias fases ao longo da história.

As luminárias no princípio

Em um primeiro momento, no período neolítico, usava-se recipientes de barro ou vasos que tinham um líquido oleoso no interior, que era aceso graças a um pavio.

Cada povo e cultura usavam recipientes diferentes e o líquido oleoso variava de acordo com a região, uma vez que eles usavam o que conseguiam encontrar com mais facilidade.

Em algumas regiões, era banha de porco, em outras era benzeno e na área do Mediterrâneo, o azeite de oliva.

Atualmente, as luminárias são o elemento mais usado para iluminar. Elas têm designs muito variados e seu funcionamento é muito diferente.

Luminárias vintage para a sala de estar

Como mencionamos anteriormente, as luminárias são um elemento fundamental na vida das pessoas.

Nós as usamos em praticamente todos os lugares: ruas, casas, estabelecimentos comerciais, hospitais, etc.

É importante nas casas, pois uma boa iluminação é vital para o desenvolvimento adequado de todas as atividades familiares.

Especificamente na sala de estar, as luminárias se tornaram importantes não só do ponto de vista funcional, mas também estético.

As luminárias vintage para a sala de estar que propomos a seguir vão trazer personalidade e charme para este cômodo da casa.

Lustres de vidro

Estas luminárias de teto nasceram no século XVIII. No início eram feitas de madeira e velas.

No entanto, com o passar do tempo, elementos mais luxuosos, como por exemplo o metal e o vidro foram incorporados.

Lustres de vidro

Assim, começaram a iluminar e decorar as salas mais majestosas e importantes do mundo.

Com a chegada da eletricidade, as velas foram substituídas por lâmpadas, com as quais essa luminária brilhava ainda mais.

Atualmente eles voltaram a ficar na moda e são total tendência. Podemos até mesmo vê-los mais renovados e ousados. Por exemplo, com vidros de diferentes cores.

Luminária emeralite

Esta luminária de mesa também é conhecida como luminária banqueiro ou luminária Banker.

É a luminária que costumamos ver em bibliotecas ou escritórios de alguns filmes.

Foi desenhada nos Estados Unidos no final do século XIX. Era altamente valorizada por banqueiros ou pessoas que trabalhavam em escritórios porque o seu foco ficava diretamente sobre os documentos nos quais estavam trabalhando.

Luminária emeralite

Além disso, a luz verde refletida é relaxante e não prejudica a visão. É por isso que também podemos vê-la em bibliotecas.

O design tradicional desta luminária consiste de uma cúpula oval verde do lado de fora e branca por dentro, com uma estrutura metálica dourada que geralmente é muito pesada.

Luminária Tiffany

O criador desta luminária foi Louis Comfort Tiffany, um famoso artista americano e um dos principais expoentes da Art Nouveau.

Esta luminária é de mesa e tem a sua cúpula formada por pedaços de vidro colorido, assemelhando-se assim, às janelas das catedrais.

Luminárias Tiffany

Os motivos que predominam na cúpula são florais e se destacam pelas suas cores quentes. A sua base é metálica e as originais possuem uma inscrição com um número de série e data.

Luminária de chão cinema

Outra das luminárias vintage para a sala de estar que propomos é esta luminária de chão que é uma homenagem ao cinema.

É um tripé, que pode ser feito de madeira ou metal, que sustenta um foco.

Luminária de chão cinema

O foco pode ser de muitos tipos. Um dos mais populares é o foco cuja cúpula é semi-esférica e não ofusca os olhos.

Outros tipos são:

  • Fresnel
  • Quartzo
  • HMI Fresnel
  • HMI par
  • Canhão

Conclusão

Todas estas luminárias vintage para a sala de estar serão o elemento diferenciador deste cômodo.

Elas vão trazer estilo e muita personalidade e, acima de tudo, um ponto de iluminação extra que não vai deixar ninguém indiferente.

Cada uma das luminárias pode ser encontrada em antiquários, isto é, são antigas e, portanto, o seu preço será mais alto. Mas, você também pode comprá-las em qualquer loja de decoração a um preço mais acessível, uma vez que não são as originais da época.