3 tipos de luminárias de teto para a sua casa

· 5 de agosto de 2018
Podemos encontrá-las em uma grande variedade de cores, formas e materiais. Com certeza, há um modelo ideal para o seu ambiente.

Muitos designers quiseram inovar nesse tipo de elemento decorativo. Especialmente porque cada vez mais se buscam casas com tetos altos.

A sua escolha vai depender do tamanho do cômodo e da área onde você quer colocá-la. Você pode escolher luminárias de tamanho grande, médio, pequeno e, às vezes, terá a opção de fazê-las sob medida. Assim, você vai descobri uma grande variedade de cores, formas e materiais para que possa encontrar o modelo perfeito. Claro, levando em conta o design e a decoração da sua casa. É importante que a luminária não entre em conflito com a sua decoração.

Como no mercado existem muitos tipos de luminárias de teto, lhe mostraremos algumas. Enfim, escolhemos 3 tipos que você vai adorar. Elas servirão como fonte de inspiração para você escolher a que melhor se adapta à sua casa.

1. Luminárias de teto com frascos de vidro 

É claro que uma luminária de teto dentro de uma sala atrai imediatamente a atenção. O olho não consegue resistir à luz que é projetada de cima. Ainda mais, se a lâmpada for feita com frascos de vidro.

Esses frascos se tornaram um paraíso para os amantes da bricolagem e reciclagem. Afinal, é possível usá-los para criar um número infinito de coisas. Entre elas, vasos de flores, castiçais e até mesmo para guardar sabonete no banheiro. Claro, a tendência que estamos vendo mais em revistas e blogs de decoração é a sua utilização para lâmpadas de teto.

Se você tiver um canto em casa que precisa iluminar, essa opção é fantástica. A luz que elas emitem é muito tênue, mas ideal para lugares pequenos. Sabe aquele cantinho na casa que precisa de mais luz e acima de tudo, charme? Essas lâmpadas vão muito bem com estilos como vintageboho e até mesmo rústico.

Se você tiver habilidade, pode fazê-las com as próprias mãos e será muito barato. Além disso, não há nada mais gratificante do que dizer aos seus convidados que você fez algo sozinho. Esse tipo de ideia vai bem para ocasiões em que certos objetos e acessórios não se encaixam na decoração da nossa casa. Por essa razão, uma boa ideia é reutilizá-las e modificá-las da forma que acharmos necessário.

Lâmpadas de frascos de vidro

2. Rosácea dourada com várias lâmpadas

Para conseguir um ambiente atraente e elegante, a harmonia entre os tipos de iluminação deve ser mantida. O equilíbrio de contrastes deve ser levado em conta para que não haja muitas áreas de sombra.

Uma boa opção para não dar lugar a cantos excessivos de sombras são as lâmpadas com estruturas de várias lâmpadas. Elas podem ser fixadas em uma rosácea. Esse é o elemento responsável por esconder as conexões elétricas de uma lâmpada e complementar a decoração.

As rosáceas com múltiplas saídas de lâmpadas podem ser usadas de várias maneiras. Por exemplo, podemos deixar os cabos pendurados em diferentes alturas e distâncias. Lembre-se de escolher lâmpadas de LED para que não fiquem muito quentes. Ultimamente podemos ver que o uso de lâmpadas soltas ligadas a uma rosácea simples está se tornando muito moderno. Uma ideia muito boa para estilos mais industriais.

Nessa proposta de luminária, a rosácea é dourada. Ela vai muito bem com decorações clássicas e vanguardistas onde se queira incluir elementos para destacar um ambiente.

Lâmpadas rosetas

3. Luminárias de vime

Como já dissemos, o vime é um material que está em tendência no momento. A decoração com elementos e fibras naturais como rattan, corda ou bambu no estilo africano e marroquino é cada vez mais vista nas casas. E, claro, nas luminárias de teto não seria diferente.

As luminárias pendentes de teto feitas de vime são um “must have” em design e iluminaçãoNa verdade, ultimamente elas são mais usadas na mesa da cozinha e salas de jantar. Especialmente, em casas de estilo nórdico, uma vez que combinam muito bem com a madeira. Além disso, geram contraste nos espaços em branco característicos desses ambientes. Assim, elas proporcionam cor, textura e calor ao ambiente.

No entanto, o estilo com o qual mais relacionamos essas lâmpadas de fibra natural é o mediterrâneo. Esse toque boho chique são integrados nessa decoração com perfeição.

Essas lâmpadas oferecem um efeito de luz tipo treliça, conseguindo uma iluminação muito intimista. Isso faz com que um jogo sutil de luz e sombra forneça um visual mais aconchegante à sala. Sem dúvida, é perfeito para relaxar. Além disso, esse tipo de fibra consegue criar ambientes realmente acolhedores. Acesas, pela luz que emitem, ou desligadas, por se tornarem elementos decorativos, que são capazes de atrair todos os olhares.

Lâmpada de vime

 Conclusão

O principal objetivo de uma luminária de teto é criar um ambiente mais confortável e iluminado possível. Sempre com um design harmonioso em relação à decoração. Portanto, a iluminação torna-se um elemento essencial em todas as casas. Devemos dar-lhe a importância que ela realmente tem e escolher detalhadamente a forma e a intensidade da luz. E aí, o que você acharia de ter uma dessas luminárias na sua casa?