Como decorar uma sala de estar escandinava

30 de junho de 2019
Essa é a sala de estar escandinava que criamos para você. Com um sofá branco, algumas almofadas, uma poltrona, muita madeira e iluminação quente. Você vai gostar!

Um dos estilos mais acolhedores que existe é o nórdico. E, nos últimos anos, tem sido utilizado em quase todas as casas. A sensação de paz que transmite com suas formas marcadas, cores neutras e materiais naturais é inegável. Dessa forma, podemos aplicá-lo à decoração de uma sala de estar escandinava.

Ordem, iluminação e simplicidade são fundamentais para entender este tipo de decoração. Por isso, se você gosta de decoração, mostraremos como fazer uma sala de estar escandinava em sua casa. Tudo isso dando exemplos e mostrando peças que você poderá utilizar para se deixar invadir pela serenidade.

As bases da decoração nórdica

como conseguir uma sala de estar escandinava

A decoração nórdica ou escandinava surgiu no começo do século XX em países do norte da Europa, como Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia.

As características deste estilo são muito determinadas pelas condições meteorológicas desta área. Por exemplo, por serem lugares muito frios e com pouca luz natural, busca-se criar espaços acolhedores. Assim, nasce a vontade de passar a maior parte do tempo nesses ambientes. Neles a luminosidade e o calor prevalecem, e é por isso que são ambientes limpos e claros.

Ao longo dos anos estas linhas decorativas foram aprimoradas e incluíram flores ou elementos industriais, peças vintage, etc.

Uma sala escandinava em poucos passos

Um pouco de ordem

como decorar uma sala de estar escandinava

Para conseguir uma sala de estar escandinava, a primeira coisa que você deve considerar é que a limpeza visual é uma tendência indiscutível. Dessa forma, esqueça os ambientes carregados. Aposte na sensação de amplitude do espaço em relação aos ornamentos sem sentido.

Viva o branco para uma sala de estar escandinava

sala de estar com esitlo escandinavo

Com a pouca luz existente nessas partes do mundo, não é de surpreender que se procure criar espaços luminosos. Portanto, para isso são usadas cores neutras em paredes e móveis principalmente. Além disso, você poderá adicionar outras cores através de acessórios, como almofadas ou móveis de madeira natural.

A iluminação

como decorar uma sala de estar com esitlo escandinavo

Luminária de vime/lolahome.es

Você poderá criar uma iluminação geral branca com luminárias de teto de metal do tipo industrial. Outra opção é usar materiais mais naturais, como vime ou bambu, dependendo do estilo que você queira dar à sua sala.

Para criar um espaço muito mais acolhedor, é preciso adicionar vários pontos de luz ambiente. Por um lado, com lanternas decorativas e, por outro lado, com luminárias de chão com design simples e linear. Os abajures funcionam muito bem ao lado de um sofá para apoiar a iluminação e deixar clara a tendência decorativa.

Os tapetes nórdicos na sala de estar escandinava

como conseguir uma sala de estar com esitlo escandinavo

Como já dissemos, o frio influencia na criação de espaços mais acolhedores e confortáveis. Portanto, o uso de madeira no piso e tapetes são essenciais para alcançar este objetivo, mantendo o ambiente aquecido.

A norma, no que diz respeito aos tapetes de estilo nórdico, fala de poucas cores, desenhos simples e padrões geométricos que se repetem.

Madeira: sim ou sim

sala de estar com esitlo escandinavo

Móvel escandinavo/lolahome.es

Não há material como a madeira para criar calor e dar forma a uma sala de estar escandinava. Por isso, você precisará de móveis feitos de pinho, carvalho, bordo ou qualquer outra madeira em cores claras.

Na sua forma mais natural e orgânica ou combinada com branco, é a melhor maneira de homenagear os países mais frios da Europa com um estilo decorativo que veio para ficar. Aqui você encontrará tudo sobre madeira, o material que todo mundo adora.

A funcionalidade de uma sala de estar escandinava

sofá básico

Sofa-cama/lolahome.es

A estética escandinava é simples, pois a funcionalidade é essencial: móveis práticos e versáteis que permitem aproveitar os espaços o máximo possível.

Os desenhos são geralmente linhas retas e podem incluir curvas suaves e delicadas, dando lugar à simplicidade decorativa acima de tudo.

Um aceno para a geometria

geometria na decoração

Quadro geométrico/etsy.com

Há uma preferência por padrões geométricos tanto em tecidos, como em pinturas que adornam paredes ou papéis de parede. Listras, losangos, círculos; composições variadas que misturam cores e tamanhos.

Os detalhes tipográficos também são muito utilizados neste tipo de decoração. Por isso, não hesite em pendurar na parede da sua sala uma tela com geometrias, palavras ou mensagens, sempre atendendo a uma gama de cores simples.

Nós lhe demos algumas sugestões, escolhemos móveis e objetos de decoração e agora é a sua vez de criar uma sala escandinava digna de estar em páginas de revista.