Decoração no estilo Jazz Club

6 de setembro de 2018
Decore ao ritmo do jazz e transporte os seus convidados para um espaço onde possam usufruir de um ambiente alternativo e descontraído.

Jazz, um gênero musical que alcançou um sucesso retumbante internacionalmente durante o século XX. Não podemos encontrá-lo somente nos palcos, teatros e bares, como também pode ser utilizado na decoração ao estilo Jazz Club.

Normalmente estamos acostumados frequentar pubs onde o design é associado ao tipo de música. Portanto, se o jazz é tocado nesse espaço, por que não adaptá-lo a esse tipo de gênero musical?

E, por sua vez, indo ainda mais além, porque não decorar a nossa casa nesta linha? Existem várias maneiras de dar à sua casa um toque diferente e inovador, quebrando os estereótipos tradicionais do design de interiores.

Espaço de tranquilidade

Seja em uma sala ou em um quarto, precisamos ter um espaço amplo para aplicar os conteúdos próprios desse tipo de decoração.

É essencial que deixemos livre um espaço de circulação, sem nenhuma mobília que possa atrapalhar, e organizar os móveis principalmente junto às paredes.

O objetivo é conseguir um espaço semelhante a um bar ou um clube com ambiente descontraído, amplo e com uma atmosfera que transmita relaxamento.

Além disso, a luz que penetra na sala pode ajudar a realçar ainda mais o conjunto onde esse tipo de decoração está inserida.

Pisos e paredes

Para o piso, podem ser utilizados materiais como madeira ou cerâmica. Deve ser utilizado, principalmente, um tom escuro; dessa forma, a calma chega de baixo para cima. Para obtê-lo, nada melhor do que um tom relaxante sob os nossos pés.

Quanto às paredes, podemos combinar superfícies lisas e com texturas, isto é, podemos usar várias texturas.

É aconselhável utilizar o tijolo, seja aparente ou pintado; além disso, o desgaste da sua superfície dará um toque peculiar, sendo assim, um design digno dos clubes de jazz.

Se colocarmos esse material em uma parede, o outro lado da sala pode ser pintado com uma cor lisa ou deixar o concreto aparente. Dessa forma, teremos uma atmosfera mais alternativa.

O rodapé de madeira ajuda a diferenciar as partes e também define o ambiente; inclusive, se a parede for dividida entre madeira e concreto, gera um estilo muito típico de um bar de jazz.

ambiente no estilo jazz club

Móveis e estilo

Quais são os tipos de móveis ideais para transmitir um sentido de jazz club? Em primeiro lugar, devemos prestar muita atenção ao sofá. Recomenda-se dispor de um largo, no estilo chesterfield e com as seguintes cores:

  • Preto.
  • Terrosos.
  • Granada.
  • Azul-marinho.

É preferível não colocar almofadas, assim, o design próprio deste tipo de sofá, que oferece qualidade, conforto e informalidade, não fica escondido. O material pode ser couro ou pele.

Por outro lado, as prateleiras não podem faltar. Nelas podemos organizar elementos da sala e não deixar as paredes nuas.

As mesas e cadeiras podem ter uma presença informal; não precisam ocupar todo o espaço, mas sim, cumprir a sua funcionalidade e cuja estética não seja muito carregada, mas com linhas e formas simples.

Em termos de iluminação, podemos colocar luminárias de chão de design semelhante ao urban style. É melhor utilizar luminárias cujo material é metálico e possuem formas no estilo industrial e original.

Devemos ter em mente que o objetivo é transmitir um ambiente acolhedor, tranquilo e que nos transporte à um mundo urbano e improvisado, como é o jazz.

A vida é como o jazz… fica melhor quando você improvisa.

-George Gershwin-

sofá no estilo jazz club

Estética e decoração no estilo jazz club

Se quisermos decorar um ambiente neste estilo, qual seria a forma mais correta de combinar os elementos? Quais podemos utilizar? O que ficaria melhor para esse estilo? Para tantas perguntas, oferecemos alguns conselhos.

Alguns itens vendidos por antiquários, sejam placas antigas de carros, placas de publicidade, relógios, gravuras, pôsteres, bicicletas antigas penduradas na parede, objetos vintage, etc., são os mais úteis para ambientar o lugar.

Por outro lado, pode ficar muito interessante colocar um enfeite com luzes de néon. Com isso, se ganharia muito na linha urbana e original de um clube de jazz, nos quais se utilizam esses recursos que estamos comentando.

E para as paredes, os vinis decorativos são um bom recurso para dar um toque curioso; na verdade, existem vinis com muitos temas.

Com relação ao piso, podem ser utilizados tapetes de cor lisa, que não recebam toda a atenção. Talvez seja melhor deixar o chão sem tapetes.

estilo jazz club
Estilo jazz club / pinterest.es

Conclusão

Crie uma atmosfera alternativa em sua sala, lembrando o estilo dos clubes de jazz, dando à sua casa um caráter mais urbano e inovador. Traga à sua casa todo o sentimento desse gênero musical, seguindo uma linha bem americana.