Sala de estar clássica: nossas recomendações

· 6 de agosto de 2018
Decorar a sala de estar de uma forma clássica pode parecer fácil, mas você deve seguir algumas orientações para deixá-la perfeita.

Isso faz com que seja um espaço muito importante. Por essa razão, é fundamental que nos sintamos totalmente à vontade em nossa sala de estar.

Se o estilo clássico é o mais adequado à sua personalidadetemos várias recomendações para a sala de estar clássica dos seus sonhos. Por isso, se você quer fazer uma mudança na sua sala, está no lugar certo.

Distribuição da sala de estar clássica

O mais característico da organização clássica é a disposição dos móveis na sala de estar. Sendo assim, o sofá, as poltronas e a mesa são colocados de maneira muito específica. O sofá em frente à televisão, as poltronas dos dois lados e a mesa no centro.

No entanto, também podemos encontrar salas clássicas modernas. Nelas, a forma das janelas e o arranjo dos móveis são diferentes. Nem tudo fica posicionado na frente da televisão. Afinal, outros aspectos, como funcionalidade ou profundidade da sala são mais importantes.

Algo muito característico do estilo clássico é a simetria. Nesse estilo, a simetria é sinônimo de beleza. Isso é refletido no arranjo dos móveis. Ou seja, todo o mobiliário precisa estar em consonância com os outros elementos da decoração.

sala de estar clássica
Sala simétrica clássica / tottetris.com

Você também pode buscar um equilíbrio. A colocação dos objetos segue uma lógica. Portanto, o número três é usado como referência ao triângulo que significa ordem e equilíbrio.

Se você tem uma lareira na sala de estar, pode aproveitá-la para criar uma sala de estar clássica. Agrupar a mobília em torno dela dará uma sensação de aconchego ao ambiente e lhe dará muitas possibilidades para decorar.

Cores para a parede

As cores que mais são usadas no estilo clássicosão geralmente em tons claros. Por exemplo, creme, tons de verde, cinza e amarelo. Isso porque essas cores ajudam a criar uma atmosfera serena e agradável. Às vezes, encontramos cores fortes como vermelho e verde nesse estilo. Elas são normalmente usadas ​​para recuperar muros antigos e para aumentar a beleza de ambientes intimistas.

O papel de parede também é uma boa escolha. Alguns recriam formas clássicas inspiradas no século XIX. Eles darão um toque de elegância e luxo para a sala de estar.

Você também pode escolher uma base dourada clara, padrões escuros e texturas foscas que se destaquem. Esse tipo de papel de parede dá profundidade à parede.

Tipos de sofás

Um sofá que combine com o estilo clássico deve ser elegante, refinado e confortável.

Um tipo de sofá que combina muito bem com este estilo é o sofá Chesterfield. O couro tradicional em marrom escuro e seus botões clássicos nos trarão o típico estilo clássico inglês. Se incluirmos duas pequenas mesas laterais e duas luminárias, teremos um visual mais aconchegante e luminoso.

Sofá chester branco
Sofá Chesterfield / maisonsdumonde.com

Outro tipo de sofá que se tornou um clássico é o sofá Club, originalmente da França. Foi o primeiro que apresentou formas mais arredondadas e que buscou ergonomia para melhorar o conforto. Além disso, é atualmente um dos sofás mais usados em interiores clássicos e vintage. O acabamento desgastado do seu couro encerado à mão e suas formas arredondadas dão aquele toque de distinção e personalidade.

O sofá de canto circular também é outra ótima opção para uma sala de estar clássica. O tamanho grande dará uma proeminência e enorme presença dentro da sala.

Elementos decorativos da sala de estar clássica

Os elementos do estilo clássico têm que ser elegantes e finos, uma vez que não queremos estragar a peculiaridade desse estilo. Na sala, podemos colocar plantas, quadros com retratos, esculturas antigas ​​e até colunas para decorar os cantos.

Na mesma sala pode haver detalhes com porcelana, vidro ou ferro forjado.

O piso de madeira será uma vantagem para este estilo, uma vez que sempre foi relacionado ao luxo. Além disso, combiná-lo com cortinas estampadas em tons neutros é sucesso garantido.

Quanto ao mobiliário, eles podem imitar as formas do mobiliário típico que estavam na moda há várias décadas. Eles têm que ser de estilo tradicional. Geralmente, são caracterizados por acabamentos de mármore, mogno ou madeira de cerejeira com acabamentos encerados.

As lâmpadas são um complemento para se levar em conta nesse estilo. Afinal, quanto maior, melhor. As luminárias que pendem do teto são muito características. Acima de tudo, os candelabros são sempre associados ao luxo.

Candelabro de cristal

Lustre / maisonsdumonde.com

Quanto aos elementos têxteis, o tapete é um recurso decorativo muito típico para salas de estar clássicas. Além de darem um toque de personalidade, também trarão calor ao ambiente.

Incorporar veludo em sofás, cortinas, almofadas ou mantas em cores claras, resultará em uma atmosfera mais clássica. Além disso, você pode combinar esses elementos com cores intensas, como o bordô ou verde escuro.

O estilo clássico está voltando mais forte do que nunca. Às vezes, é complementado por um estilo modernista e/ou minimalista. A questão é saber combinar os elementos e as diferentes texturas, sem perder a harmonia.