Sofá ideal: como escolher o seu

18 de janeiro de 2019
Você conhece as 4 características que um sofá ideal deve ter?

Como não poderia deixar de ser, um sofá deve ser confortável e também ter uma série de características que garantam a sua durabilidade. Continue lendo e descubra como escolher o sofá adequado para a sua casa. Para isso, listaremos as características que o sofá ideal deve ter.

O sofá é um dos elementos básicos de qualquer casa. Independentemente de cor ou tamanho, em todas as casas existe um. O sofá é essencial para descansar, tirar uma soneca, assistir televisão ou sentar-se durante uma reunião de família.

1. Um sofá ideal é confortável

A primeira e mais importante característica que um sofá deve ter é o conforto. A função desta peça de mobília é ser confortável e permitir que a pessoa relaxe e descanse. Se o sofá não for confortável, será impossível relaxar e, portanto, ele não cumprirá a sua função.

Se você for comprar um sofá, o melhor teste que você pode fazer para ter certeza de que é um sofá confortável é sentar nele. Embora pareça improvável, você verá que muitos modelos não atendem ao objetivo de ser confortável. Para que você não escolha o modelo errado, recomendamos que escolha um que atenda às seguintes características:

  • Encosto alto. Quando estamos sentados no sofá, as costas devem estar corretamente posicionadas. Você sabia que a maioria dos problemas nas costas é consequência de uma má postura continuada? Um sofá confortável será aquele em que as suas costas estejam totalmente apoiadas e cujo encosto alcance a nuca.
  • Assento que se ajusta ao uso. É cada vez mais comum os sofás terem um assento muito amplo. É por isso que quando você vai comprar um, a primeira coisa que precisa saber é se vai usá-lo para se deitar ou sentar. Se você costuma se deitar no sofá, um assento largo deixará seus cochilos muito mais agradáveis e confortáveis. Se, ao contrário, você geralmente fica sentado, um assento excessivamente largo impedirá que você coloque as suas costas na postura correta ao mesmo tempo em que seus pés tocam o chão.
descubra o sofá ideal para você

2. Material resistente

Outro aspecto importante na compra de um sofá é que ele seja feito de materiais resistentes. Por mais que tentemos cuidar dele e mantê-lo limpo, no final acabamos sempre fazendo as refeições, colocando os nossos pés ou vendo as crianças pulando sobre ele.

A melhor maneira de desfrutar de um sofá sem estar o tempo todo preocupado em sujá-lo é optar por um que tenha um tecido resistente. A nossa recomendação é que você escolha um tecido resistente a manchas para garantir que o sofá estará sempre limpo.

Além do tecido, também é importante que a estrutura e a espuma das almofadas sejam fortes e duráveis. Vale a pena fazer um investimento maior e comprar um sofá de melhor qualidade.

3. Design

Se você está pensando em comprar um sofá e der uma olhada nas lojas de móveis, certamente verá que muitos deles apresentam designs e formas inovadoras. Certamente, esses sofás ficarão perfeitos na sala de estar e se tornarão um objeto decorativo da sala.

Apesar disso, você deve ter cuidado, porque em muitos casos o design e o conforto não andam de mãos dadas. O nosso conselho é que você nunca sacrifique o conforto de um sofá pela sua estética. Encontre o meio termo e adquira um sofá confortável, marcante e que combine com a sala de estar.

você sabe qual é o sofá ideal para você?

4. cor

A cor do sofá dependerá da paleta de cores que você escolheu para decorar a sala. É por isso que o sofá ideal de cada pessoa será de uma cor diferente, dependendo do restante do mobiliário e dos seus gostos.

Em relação à cor, a nossa recomendação é que você descarte tons de branco e pastel se for usá-lo regularmente ou tiver filhos. Para que você não tenha que se preocupar com manchas, será melhor escolher tons de cinza ou marrom. Afinal, eles combinam com qualquer cor e se mantêm limpos por mais tempo.

Agora que você sabe quais são as quatro características que um sofá ideal deve ter, já tem uma ideia mais clara de qual modelo escolher para poder aproveitar o seu sofá.