7 ideias para aproveitar um pequeno banheiro

· 26 de março de 2019
Os banheiros são a parte da casa que mais sofrem com a falta de espaço. No entanto, você pode tirar o máximo proveito deles, basta seguir as dicas deste artigo.

O banheiro geralmente não é o espaço mais amplo da casa, mas não deve ser negligenciado na decoração por causa de sua importância. Portanto, a seguir daremos uma série de dicas para ganhar alguns metros em um pequeno banheiro.

1. Pequeno banheiro com box de chuveiro

Box de vidro para banheiro pequeno

Use um box de chuveiro em vez de uma banheira. Em um pequeno banheiro, a instalação de uma banheira reduzirá ainda mais o espaço. Isso gera uma sensação de pouca amplitude. Por outro lado, um box de chuveiro terá um tamanho muito menor. Dessa forma, você terá mais espaço para outro tipo de decoração ou simplesmente para aumentar a sensação de amplitude no banheiro.

Quanto aos azulejos, quanto maiores eles forem, maior será a sensação de espaço no banheiro. Isso acontece porque as juntas são minimizadas, o que dá uma sensação de espaço amplo.

2. Espelhos em um pequeno banheiro

Espelho banheiro pequeno

Os espelhos em pequenos banheiros aumentam a sensação de espaço e melhoram a iluminação pelo reflexo que emitem. O ideal é escolher um espelho grande sem bordas, para refletir o máximo de luz possível.

Por outro lado, se você precisar de espaço para armazenar coisas, poderá fazê-lo usando gabinetes com espelho. Assim, ele terá duas funções de uma maneira prática e simples: mais espaço para armazenar objetos e um espelho.

3. Lavabo suspenso

banheiro pequeno

 

Uma lavabo suspenso sempre dará mais sensação de espaço em relação a um móvel que alcance o chão. O problema são os centímetros perdidos por não ir até o chão, mas às vezes você não pode ter tudo. Além disso, o armazenamento pode ser feito de outras maneiras.

4. Janelas e portas de correr em um pequeno banheiro

Portas corrediças

Uma das opções mais simples quando se trata de ganhar espaço é colocar as janelas e as portas de correr em vez das convencionais. Você ganhará todo o espaço que envolve a abertura e o fechamento de ambas.

5. Gavetas e armários

Cestos de fibra

As gavetas e armários serão os objetos que ocuparão mais espaço. É por isso que, para reduzir o espaço ocupado ao máximo, você deve:

  • Usar gavetas e armários sem puxadores. Existem outras alternativas para abrir as gavetas.
  • No caso dos armários, é bom que eles não tenham portas. Afinal, da mesma forma que as janelas e portas de correr de que falamos anteriormente, você ganhará espaço e evitará acidentes.
  • Separadores nas gavetas: no banheiro normalmente temos objetos que se misturam. Para eles, utilize separadores. Assim, o armazenamento será sempre feito em compartimentos de maneira perfeita.
  • Se as gavetas e armários que você tem não são suficientes para guardar suas coisas, você poderá recorrer a bolsas de crochê, penduradas em cabides ou ganchos nas paredes.

6. Descarte objetos desnecessários

Dado o espaço que você tem, poderá dispensar objetos que são importantes, mas que podem ficar em outra parte da casa. Além disso, você pode simplesmente escolher descartá-los.

No primeiro caso, falamos sobre a máquina de lavar roupa. Em algumas casas, a máquina de lavar roupa fica localizada no banheiro. Por isso, esse deve ser o primeiro elemento a ser eliminado para ganhar espaço.

A máquina de lavar é um objeto totalmente necessário em uma casa, mas pode ser colocada em muitos lugares. Se houver cômodos suficientes, você poderá criar uma lavanderia. Lá, você poderá concentrar tudo relacionado as roupas, como a tábua de passar ou o cesto de roupa suja.

Por outro lado, se você não tem esse espaço amplo, a cozinha é outro lugar onde a máquina poderá ser colocada. O bidê é outro elemento importante, que só pode ser colocado no banheiro, mas não é essencial. É por isso que, se o seu espaço não for grande o suficiente, este é o primeiro objeto do qual você deve abrir mão.

7. Cores claras

banheiro pequeno

 

A escolha das cores fará com que seu banheiro ganhe amplitude. Os tons de branco, bege, cinza-claro e as cores cruas farão o espaço ganhar luminosidade. Se você também escolher o tom ou a cor de acordo com o piso e as paredes, o ambiente ficará muito maior.

Em muitas casas novas, o banheiro não tem janela, então a única luz do ambiente será a artificial. Nesse caso, a escolha das cores é ainda mais importante para dar uma sensação de espaço maior.