Azulejos: uma possibilidade decorativa muito utilizada
Os azulejos são o revestimento por excelência. Os tradicionais azulejos de cerâmica foram se adaptando com o passar dos anos e as diferentes tendências. Suas principais vantagens são a resistência às temperaturas, a impermeabilidade, a variedade de acabamentos, as cores e formas e a ampla variedade de tipos e preços.
Eles são usados principalmente nas paredes. Até alguns anos atrás, muitos preferiam azulejar as paredes completamente, uma decisão muito sábia para combater os efeitos da umidade e facilitar a limpeza.
Atualmente, no entanto, existe uma clara tendência de azulejar a parede somente até uma certa altura – de 140 a 180 cm – e colocar outros materiais na parte superior, principalmente tinta resistente à umidade.
Azulejos: vamos saber mais
Os azulejos mais comuns geralmente são feitos de cerâmica: argila ou cerâmica fina e esmalte, mas também existem os vítreos, semivítreos ou absorventes.
Uma menção especial deve ser feita ao mosaico vítreo – pastilhas –, um produto eclético que recupera a tradição dos antigos mosaicos, trazendo um novo acabamento: o vidro.
Acabamentos e tamanhos
Os azulejos podem ser encontrados em uma infinidade de acabamentos e designs, e é possível utilizar filetes e faixas decorativas do mesmo material ou de um material diferente, como a madeira, por exemplo. Dessa forma, a sensação de verticalidade excessiva é eliminada.
O acabamento final deste revestimento pode ser brilhante, acetinado ou fosco. Os dois primeiros trazem mais luminosidade e sensação de limpeza para o espaço, enquanto o último é ideal para ambientes mais urbanos e modernos.
Não há um tamanho padrão. Os formatos mais populares medem cerca de 15×15 cm, mas as linhas modernas optam principalmente por azulejos retangulares muito maiores, que dão uma aparência mais sóbria e elegante às paredes.
Eles são altamente recomendados para banheiros grandes, uma vez que são mais rápidos de instalar, mas também para espaços pequenos, pois produzem um efeito óptico de uma maior sensação de amplitude.
Cores
A maioria dos consumidores geralmente têm preferências mais conservadoras, optando assim por tons neutros e claros, como o creme, bege e off-white.
Outro clássico é o branco, especialmente combinado com o azul. No entanto, existem cada vez mais combinações de branco com cores do gosto mediterrâneo, como amarelo e verde.
Opções para decorar com azulejos
Ao escolher o tipo de azulejo, especialmente para banheiros com louças sanitárias brancas, é possível considerar a opção de usar azulejos coloridos. Dessa forma, o espaço passará a ter um toque de modernidade.
Também é possível combinar azulejos diferentes de maneira vistosa. Por exemplo, você pode escolher uma determinada cor para uma parte e azulejar as linhas adjacentes da mesma cor, mas com um tom diferente.
Os azulejos e a sua limpeza
Para que eles fiquem brilhantes, é necessário diluir álcool e amoníaco em partes iguais em meio litro de água. Adicione também um pouco de detergente concentrado. Em seguida, molhe um pano com esta mistura e esfregue.
As juntas dos azulejos podem ser clareadas com uma mistura feita com pó de pedra-pomes e bórax, que é aplicada com uma esponja de esparto.
Como calcular a quantidade necessária de azulejos
Daremos algumas chaves para que o seu cálculo para comprar este revestimento seja o mais preciso possível. Tome nota e você não irá falhar.
Para azulejar, é necessário prestar uma atenção especial ao número de azulejos a serem utilizados. Não é necessário comprar em excesso, pois isso tornaria a obra mais cara, mas também não devemos comprar a menos.
Portanto, estando clara a necessidade de adquirir a quantidade correta de material, é necessário conhecer as diferentes medidas para saber a quantidade que devemos comprar.
Para isso, é essencial encontrar o perímetro da parede. Multiplicando-o pela altura, saberemos os metros quadrados de superfície que precisam ser cobertos.
Tendo em vista que os azulejos geralmente são comprados por metro quadrado, para não cometermos erros, precisaremos saber a que altura colocaremos o revestimento, quais paredes serão azulejadas, se colocaremos uma faixa com um revestimento diferente…
Por último, mas não menos importante, é aconselhável guardar várias peças dos azulejos e das faixas decorativas para possíveis reparos. Não se esqueça!
O que você acha da ideia de azulejar as suas paredes com esse tipo de revestimento?