Construa um banheiro prático para a sua casa

· 31 de agosto de 2018

Neste artigo, nós daremos algumas dicas úteis para que você construa um banheiro prático e não se arrependa do resultado final. 

Na hora de realizar uma reforma ou construir um novo banheiro, é necessário planejar todo o processo com muito cuidado para que o resultado final seja um banheiro prático e bonito.

A funcionalidade deve sempre andar de mãos dadas com a estética. Por isso, é inútil ter um banheiro bonito se, funcionalmente, ele deixa muito a desejar.

Isso acabará criando a necessidade de novas reformas, o que sempre gera um pouco de estresse.

Construa um banheiro prático: planejamento e organização

Se não planejarmos ou organizarmos o que queremos fazer, teremos muito estresse e as coisas podem não funcionar da forma que queremos.

O planejamento e a organização são a chave para que qualquer reforma ou projeto seja bem sucedido.

Por isso, é importante que, antes de começar, nos façamos as seguintes perguntas:

  • Quais mudanças eu quero introduzir?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Quando quero que a obra esteja concluída?

É essencial que você tenha essas perguntas respondidas quando entrar em contato com os profissionais que irão lhe ajudar a realizar a reforma ou o projeto do seu banheiro.

A escolha dos elementos

Antes de ficarmos loucos escolhendo cores ou elementos de decoração, precisamos pensar nos seguintes aspectos. 

Funcionalidade

Um banheiro prático deve estar adaptado às necessidades da família, ao número de pessoas que irão usá-lo e deve ser funcional, isto é, o espaço deve ser aproveitado ao máximo.

Atualmente, o tamanho das casas é cada vez menor, de modo que o espaço do banheiro também é reduzido. Este é um fator a considerar.

Portanto, devemos nos perguntar:

  • Banheira ou chuveiro? Pense nos prós e contras de cada um e nas necessidades da sua família. Os membros da família também são importantes, por exemplo, se você mora com pessoas idosas, a banheira não é a melhor opção.

Além disso, pense no gasto de água de uma opção e da outra. O chuveiro pressupõe menos desperdício de água e, por isso, é mais prático.

  • Quantas pessoas irão utilizar o banheiro?
  • Podemos eliminar o bidê? Se este é um elemento que não usamos, podemos descartá-lo. Dessa forma, ganharemos espaço.
  • Onde vamos armazenar as coisas? Será debaixo da pia, penduradas na parede ou nas prateleiras?

Quando você tiver respostas para estas perguntas, averigue e anote onde estão as conexões de água e energia. Desse modo, você não se equivocará ao escolher o lugar de cada elemento.

Planejamento e organização-construa um banheiro prático

Iluminação

Um banheiro prático também se caracteriza por uma boa iluminação. Se for natural, melhor ainda.

Portanto, a nossa recomendação é não impedir a entrada de luz natural com cortinas muito grossas ou escuras. 

Evidentemente, a luz artificial também é necessária, mas se o banheiro não for muito grande, um ou dois focos de luz serão suficientes. Um para o teto, que ilumina todo o espaço, e outro para o espelho.

Paredes e piso

Existem muitos tipos de materiais para revestir paredes e pisos de banheiros. Neste ponto, o estilo que você deseja dar ao banheiro e o orçamento de que você dispõe desempenham um papel muito importante.

O mais comum para o piso é usar o grês porcelanato que é um material durável e tem uma boa relação custo/benefício.

Também há opções como a teca, bambu, vinil ou madeira, que trazem muito aconchego ao ambiente e são perfeitos para estilos rústicos.

Se você tem um orçamento maior e optou por um estilo mais minimalista, futurista e elegante, utilize a resina ou uma pedra natural como o mármore, que é ideal neste caso.

Escolha dos elementos-construa um banheiro prático

Para as paredes você deve pensar em como quer o revestimento, se prefere com ou sem juntas:

  • Se você preferir não ter juntas, o microcimento ou o concreto são ideais, eles também são tendência devido à sua aparência futurista.
  • Se, pelo contrário, você é fã de azulejos, pense se prefere de uma só cor ou se quer um mosaico.

Cores

A parte da decoração é talvez a mais divertida, porque nos permite brincar com a nossa criatividade. Ao escolher as cores de um banheiro prático, pense primeiro no seu tamanho.

  • Pequeno: é melhor usar cores claras como branco ou o creme, pois elas fornecem luminosidade e amplitude.
  • Grande: você pode ousar com uma gama mais escura de cores.
Paredes e piso-construa um banheiro prático

 

Por outro lado, é importante que os toques de cor sejam dados através dos elementos de decoração. Isso porque, se você escolher azulejos ou paredes de cores marcantes, quando se cansar ou quiser mudar de cor será muito trabalhoso.

Por isso, é aconselhável escolher cores de fundo claras. 

Conclusão

Um banheiro prático é aquele que atende às nossas necessidades. Necessidades que são determinadas pelo número de pessoas que usarão o banheiro e pelo seu espaço.

O armazenamento é um ponto importante para que o banheiro seja prático, então, escolha acessórios decorativos que não sejam apenas esteticamente bonitos, mas que também o ajudem a economizar espaço.

Finalmente, lembre-se de que a praticidade e a estética não devem estar separadas.