3 etapas para escolher um estilo de decoração para a sua casa

· 15 de agosto de 2018
Você não sabe como escolher um estilo de decoração para a sua casa? Neste artigo daremos 3 passos simples para facilitar a sua escolha.

Escolher um estilo de decoração para a sua casa nem sempre é uma tarefa fácil. Se você comprou um apartamento, uma casa nova ou decidiu redecorar a sua casa, encontrar um estilo que você goste e com o qual se sinta feliz e identificado pode ser complicado.

A nossa casa é o nosso espaço pessoal. Devemos lembrar que, antes de tudo, deve ser um lugar onde nos sintamos confortáveis.

Sentir-se confortável não quer dizer que a casa deva ser apenas confortável, mas também uma casa na qual possamos nos sentir felizes, plenos. Um lugar onde todos os elementos nos identifiquem e falem sobre a nossa história e as nossas experiências.

No artigo de hoje, mostraremos como você pode escolher um estilo de decoração para sua casa em apenas 3 etapas.

1. Informação

É difícil escolher algo quando não sabemos o que é, em que consiste e quais são as suas características.

Portanto, o primeiro passo para você escolher o estilo de decoração para a sua casa que mais o identifique é a busca de informação.

Felizmente, vivemos em um mundo muito digitalizado, assim, além das revistas de papel, você pode ler e se informar sobre os diferentes estilos decorativos em blogs ou revistas digitais.

estilo de decoração

As casas que aparecem em revistas ou blogs de decoração são perfeitas, mas às vezes não são propostas realistas. O nosso conselho é que você marque, guarde ou recorte tudo o que você gosta e faça o seu próprio moodboard.

Isso o ajudará a ver o que gosta e os padrões seguidos. Por exemplo, material, formulários, etc. No final, você saberá com qual estilo se identifica.

2. Faça uma lista para escolher o estilo de decoração para sua casa

Outra coisa que irá ajudá-lo a descobrir o melhor estilo de decoração para a sua casa é fazer uma lista dos itens que você gostaria de ter.

Comece pelos elementos que você mais gosta. Dessa forma, você estará estabelecendo prioridades e saberá quais são as coisas que não podem faltar na sua casa.

diferentes cores para decoração

Você pode fazer quantas listas quiser, por exemplo:

  • Lista de materiais: que materiais você quer que predominem na decoração da sua casa? Madeira, metal, concreto, mármore, etc.?
  • Lista de formas: que formas você quer que predominem na sua casa? Linhas retas, curvas, simples, geométricas, etc.?
  • Cores

Quando você tiver feito as suas anotações, imagine os elementos decorativos, materiais, formas e cores integrados em sua casa e pense em como fazem você se sentir.

Se fazem você se sentir confortável, à vontade e feliz, siga essa linha decorativa e já terá o seu estilo pessoal de decoração para sua casa.

3. Se você não se decidir por um, combine-os!

Melhor que um são dois. Então, se você não decidir por um único estilo de decoração, escolha os dois que você mais gosta e combine-os.

Esta combinação resultará em um estilo único e com muita personalidade, já que não haverá outra casa com o mesmo estilo que a sua.

Naturalmente, a nossa recomendação é que você escolha dois estilos cujos elementos, quando combinados, produzam harmonia.exemplo de estilo de decoração

Por exemplo, o estilo rústico fica ótimo com vintage ou, inclusive, com o industrial. O industrial e o moderno também podem ficar muito bem juntos.

Há uma linha tênue entre a harmonia e a dissonância ou estridência. Você deve tomar cuidado para que a sua casa seja harmoniosa, não importa o estilo que você escolher.

Não tenha medo de realizar combinações de estilos. Lembre-se de que a sua casa é o lugar onde você deve ser feliz. Se o que lhe faz feliz é misturar vários estilos, faça-o.

Afinal, falando sobre estilos, nada é tão rígido que não possa ser mudado e cada pessoa tem as suas preferências.

Conclusão

Escolher um estilo de decoração para a sua casa será mais fácil com essas dicas ou passos que propomos.

O nosso último conselho é que, antes de mais nada, escolha o estilo com o qual você se sinta identificado. Afinal, estilo é expressar os nossos gostos ou estilo de vida através de elementos que harmonizam o nosso espaço.

Não importa se o estilo que você decidiu seguir não é uma tendência atual, porque quando ele já não estiver mais em moda, você continuará feliz com a sua casa e com a história que ela conta sobre você e sua família.