Qual é a decoração ideal para os corredores?

· 7 de agosto de 2018
O corredor é a primeira impressão que as pessoas têm do nosso estilo decorativo quando entram na casa. Por isso, não podemos esquecer a sua decoração.

Muita gente sonha em ter uma casa grande, iluminada, com uma decoração ideal para os corredores. Tendemos a achar que esse é um espaço inútil nas casas e muito complicado de aproveitar. Mas não precisa ser assim.

Os corredores permitem distribuir melhor a casa, distanciando os quartos das áreas comuns. Além disso, são a primeira impressão que as pessoas têm do nosso estilo decorativo quando entram na casa.

Sabemos que decorar um corredor é algo complicado. Não queremos sobrecarregá-los, mas também não queremos deixá-los vazios, sem vida. Isso faz com que nos esqueçamos de decorá-los de acordo com o restante da casa. Por isso, no post de hoje, vamos lhe mostrar algumas ideias para fazer a decoração ideal do seu corredor de uma forma simples e prática. Se sua casa tem corredores compridos e estreitos, continue lendo e dê aos seus corredores a importância que eles merecem.

A luz é fundamental

A luz sempre deve ser uma prioridade na decoração. É importante iluminar muito bem o corredor, sobretudo os que sejam muito compridos e estreitos. Qual a razão? Pois bem… Se colocarmos determinados focos de luz em lugares estratégicos, conseguiremos dar ao local uma maior sensação de amplitude e profundidade.

Os corredores geralmente não têm uma fonte de luz natural. Normalmente, ficam entre os quartos e a entrada e, por isso, dificilmente têm janelas. Uma solução para conseguir um pouco de luz natural é tirar alguma porta. Assim, evitaremos barreiras que dão a sensação de estreiteza. Uma boa ideia é tirar a porta da sala de estar já que, em geral, é a parte da casa que recebe mais luz natural. Dessa forma, aumentaremos e iluminaremos o corredor.

iluminação do corredor

Se for muito complicado remover as portas, outra solução seria colocar portas com vidros. Você conseguirá fazer com que a luz entre pelo vidro e ilumine o corredor. Podemos até construir paredes de vidro. Vemos esse estilo de porta em casas com um estilo mais modernista.

Sobre luzes artificias, uma boa opção é colocar lâmpadas de luz branca no teto. O branco sempre é sinônimo de amplitude, e quando colocadas no alto, iluminarão melhor e aumentarão o corredor.

Outra opção para deixar o corredor mais largo é colocar pequenas luzes no final do corredor e dois focos grandes de luz no início. Assim, jogaremos com as luzes para conseguir uma amplitude maior. Fácil, não é?

Decoração ideal para os corredores: não se esqueça das paredes

Uma das melhores alternativas para mudar visualmente o espaço é brincar com a cor das paredes. Nós sempre dizemos para evitar as cores escuras. Ainda mais quando você quer dar amplitude a um espaço. Por isso, com os corredores não seria diferente.

Se você não quer se complicar, use tons brancos ou pastéis. Isto dará uma maior sensação de profundidade ao lugar. Se você quer arriscar um pouco mais, pode brincar com vários tons quentes que tragam luminosidade ao corredor. Por exemplo, o bege e branco são duas cores que funcionam muito bem no corredor, sobretudo em ambientes clássicos.

Outra de nossas ideias preferidas para fazer com que seu corredor pareça maior é utilizar papel de parede. Escolha uma estampa com tons claros que tenha bastante luminosidade. As listras também são outro recurso para deixar um lugar mais amplo. Utilize um papel que tenha listras verticais para que o corredor pareça mais alto. Se escolher listras horizontais, o corredor ganhará em largura e amplitude. Para saber mais sobre as listras em decoração, clique aqui.

Adicionar um friso de altura média na parede também é uma ideia para conseguir essa amplitude visual da qual estamos falando. Podemos pintar a parte superior em um tom claro e a parte inferior em um tom um pouco mais escuro.

corredor em madeira branca

Espelhos para ganhar em amplitude

Os espelhos também são grandes aliados para refletir tanto a luz natural quanto a artificial, e obter mais alguns centímetros visualmente. Além de ganhar em luminosidade pelo reflexo, é um complemento que fica muito bem esteticamente.

Podemos optar por um espelho redondo ou retangular. Isso, é claro, sempre em um altura média que permita refletir bem a luz.

Dependendo de como seja a decoração da sua casa, você pode escolher uma moldura mais ou menos chamativa. Se você quer ganhar espaço, a nossa recomendação é que escolha uma moldura mais simples. Outra opção é formar uma colagem de espelhos. Você aproveitará mais a luz entre eles, com diferentes perspectivas. Pode ser uma ideia interessante se soubermos colocá-los de forma harmônica.

espelhos no corredor

O problema dos corredores estreitos, é algo que encontramos em muitas casas. Saber colocar esses elementos estrategicamente lhe permitirá ganhar em amplitude. Além disso, dará uma maior sensação de profundidade ao local. O que você está esperando? Agora, você já sabe qual é a decoração ideal para os corredores!