3 formas de decorar com tapeçarias
Se você quer dar uma ‘cara nova’ à estética dos cômodos, existem 3 formas de decorar a sua casa com tapeçarias. Através delas, é possível trazer um toque novo, sutil e inovador, combinando cores e texturas no mesmo espaço.
As tapeçarias são um recurso que normalmente não é levado em conta na decoração, mas na verdade, elas são um meio de cobrir superfícies que, às vezes, deixamos nuas e sem qualquer conteúdo decorativo.
Para que a nossa casa tenha uma melhor aparência, é necessário estudar perfeitamente quais recursos podem dar dinamismo e elegância aos espaços. A originalidade está na criatividade; por isso, as tapeçarias podem ser grandes aliadas.
3 formas de decorar com tapeçarias
Em primeiro lugar, é necessário partir da estética das tapeçarias: elas são feitas de tecido e são dispostas nas paredes, penduradas ou coladas, proporcionando uma textura suave, diferente e quente.
Normalmente, elas têm um conteúdo, isto é, uma imagem, um desenho ou simplesmente uma cor. A ideia é quebrar a neutralidade proporcionada pela parede, de modo que uma tapeçaria com uma representação seja colocada na sua superfície.
O que elas podem proporcionar? Elas geram um sentido dinâmico, de tal forma que a nossa atenção primeiramente se dirige a elas; portanto, não passarão despercebidas, mas sim atrairão todos os olhares. Em outras palavras, se tornarão as protagonistas do local.
– Dinamize a sua casa e use tapeçarias com temas e cores para proporcionar um toque diferente. –
1. Decorar com tapeçarias de poliéster
Tapeçaria de cactos / amazon.es
O poliéster é um material que simula um tecido de qualidade, mas que, no final das contas, é um produto industrial. Ou seja, não tem um trabalho manual muito elaborado, mas sim de fácil realização.
- Elas ficam penduradas na superfície da parede, podendo ser facilmente removidas quando você quiser. São respeitosas com a saúde, não gerando alergias. Inclusive, podem até mesmo ser lavadas e limpas.
- Resistem perfeitamente à luz, sem desbotar nem estragar a textura.
- Podem ser encontradas em diversos tamanhos, mas geralmente cobrem uma grande área, praticamente desde o teto até o chão.
- Têm um conteúdo que mostra um tema em particular, desde representações da natureza, uma paisagem urbana, lugares de fantasia, símbolos, formas geométricas, desenhos indianos e hippies, etc.
- É fato que as tapeçarias não servem apenas para decorar paredes, mas também para toalhas de mesa, para cobrir o sofá, etc.
2. Decorar com tapeçarias coladas na parede
Tapeçaria de parede / pinterest.es
Outra fórmula muito interessante é colar a tapeçaria à parede. Ela não fica pendurada e se funde perfeitamente com a estrutura. Assim, se produz uma estética diferente que dinamiza uma parte do cômodo.
- Geralmente cobrem uma parede inteira, produzindo um contraste de cor com as outras paredes do cômodo.
- Tornam-se um elemento muito dinâmico, atraente e alternativo.
- É necessário deixar a parede muito limpa e lisa para colocar a tapeçaria. Ela deve ficar bem colada, sem bolhas de ar ou elevações de qualquer tipo.
- Elas contêm um tema que atrairá a atenção dos convidados. Da mesma forma que as tapeçarias anteriores, podem ser representações figurativas, paisagens, lugares fantásticos, etc.; no entanto, as mais bem-sucedidas são as neutras, de cores lisas, listras ou formas geométricas.
– Dê aos cômodos uma estética diferente através do uso de tapeçarias coladas na parede. –
3. Decorar com tapeçarias feitas em tear
Tapeçaria de tear / telaresytapices.blogspot.com/
Dos 3 tipos, o mais interessante e complexo de fazer é a tapeçaria feita em um tear. Geralmente é de tamanho grande, com bordados, babados, acessórios pendurados e outros elementos decorativos. São penduradas a partir de uma moldura com uma corda sobre a parede.
- O processo de elaboração é artesanal, o que atrai ainda mais os olhares dos convidados, sendo um autêntico exercício de criatividade.
- Pode haver uma combinação de cores ou então serem feitas de uma forma mais neutra; no entanto, a atração é, sem dúvida, o tipo de elaboração e a estética que é oferecida.
- Traz um sentido boêmio, alternativo e chique. É algo que foge do comum, ou seja, é um método pouco utilizado. Assim, isso poderá dar à sua casa um caráter muito original e inovador.
- Algumas delas dão a sensação de estarem suspensas, com um grande conjunto de fios inferiores que caem como se fossem uma franja.
- Por sua vez, transmitem calor e suavidade na textura.
Use a sua criatividade e decore as suas paredes de forma original e criativa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Ludueña, Ana: Tapiz artesanal, Buenos Aires, Ediciones Lea, 2014.