3 passos para mudar e renovar a sua casa
Você está cansado da decoração da sua casa? Com o passar do tempo, geralmente nos acostumamos com tudo o que está ao nosso redor. Como estamos vendo a mesma coisa todos os dias, isso naturalmente pode se tornar cansativo. Portanto, mudar e renovar a sua casa para obter uma estética interior mais dinâmica será a solução.
Para isso, não é necessário recorrer a um designer de interiores; nós mesmos podemos nos transformar em decoradores e criar um novo visual. O mais importante é conseguirmos perceber novas sensações a cada vez que entrarmos pela porta da casa; esse deve ser o nosso objetivo.
Na verdade, o que devemos fazer é estabelecer a união entre originalidade e conforto. Ao longo dos anos, podemos mudar e trazer novas fórmulas decorativas que darão uma outra cara para a nossa casa. Porém, a sensação de bem-estar deve estar intrínseca em qualquer um dos cômodos.
Por que mudar a decoração da casa?
Geralmente, a sociedade tem uma concepção tradicionalista do design de interiores; isto é, os típicos recursos decorativos são usados para garantir a funcionalidade, tanto em termos de utilidade quanto de decoração.
Os nossos antepassados tinham os mesmos móveis e objetos dispostos nos cômodos de forma permanente, quase sem alterações. Obviamente, essa é uma concepção conservadora e que pode saturar a nossa mente, basicamente porque veremos a casa da mesma maneira todos os dias.
Atualmente, temos outro ritmo de vida e somos mais exigentes. Queremos uma decoração diferente de tempos em tempos e, da mesma maneira que mudamos a nossa aparência pessoal, também podemos trazer uma estética diferente para todos os espaços da casa. Por isso, o melhor a fazer é renovar a casa seguindo estes passos.
Mude para trazer dinamismo à estética da sua casa.
1. Como renovar a sua casa: observar e analisar a situação
Primeiramente, devemos fazer um processo de observação. Pesquise o que você realmente gostaria de mudar, como isso poderá ser feito e o porquê. Fazer uma autocrítica sobre as nossas preferências e personalidade nos ajudará a determinar para onde queremos direcionar a renovação.
- Se você tem móveis antigos, mas quer morar em um espaço mais moderno, é hora de escolher o que não vai mais usar e que seja um obstáculo para a nova decoração. Somente assim poderemos avançar e progredir para alcançar o objetivo.
- Reutilizar aqueles que podem ser úteis e que combinem com a nova decoração. Analise a situação desses elementos, se eles estão em bom estado e se têm uma estética aceitável.
- É importante que os recursos que não servem mais sejam removidos do ambiente. Dessa forma, seremos capazes de impedir a saturação e o acúmulo de móveis, deixando espaços livres onde os novos serão colocados.
- Depois de deixar os espaços livres, é hora de saber para onde direcionar a nova decoração e escolher um estilo que se adapte à sua casa e, sem dúvida, que seja mais aconchegante. Lembre-se de que a satisfação pessoal deve ser o objetivo final, ou seja, o verdadeiro sucesso.
2. Obtendo novas ideias
Talvez você já tenha em mente o novo visual que você quer dar para a sua casa. No entanto, é interessante dar uma olhada na Internet ou em lojas de decoração para, dessa forma, obter novas ideias. Sempre podem surgir outras possibilidades interessantes.
O mais importante é que o novo estilo esteja claro para você. Saber quais características ele deve ter e o tipo de móvel adequado o ajudará a entender quais recursos serão necessários e quais são os principais elementos a serem considerados.
Por outro lado, você pode pedir ajuda a um parente ou amigo para que lhe mostre outros pontos de vista. Eles podem aconselhar e ajudar a tomar decisões, mas isso também poderá ser útil para não ficarmos obcecados na hora de escolher.
3. Renovar a sua casa: compra dos produtos
Uma vez que você tenha feito um balanço do que você precisa e do estilo que você deseja aplicar, é hora de comprar os produtos de decoração. Na internet, você encontrará diferentes sites onde adquiri-los. O lado bom é que eles serão entregues em casa e, se você quiser devolvê-los, não terá problemas.
De qualquer forma, é mais viável poder ver um móvel ‘ao vivo’, já que isso poderá nos ajudar na escolha. Portanto, recomendamos comprar em lojas físicas para ter assessoramento, pois haverá um designer de interiores para nos ajudar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Iglesias, Mara: Decoración fácil y económica: secretos para renovar tu casa con poco dinero, Buenos Aire, Lea, 2013.