4 lojas inovadoras que são tendência em 2019

31 de agosto de 2019
Devido a arquitetos famosos, como Tadao Ando ou Kengo Kuma, houve um grande desenvolvimento do design de interiores comercial nos últimos tempos.

Existem lojas inovadoras que são tendência em 2019, as quais reforçam o conceito de que um interior bem cuidado é uma boa maneira de se posicionar na cidade e na mente dos clientes. Além disso, é importante transmitir os valores da marca através de um design muito cuidadoso.

A seguir, mostraremos 4 lojas inovadoras que são tendência em 2019. Os arquitetos procuraram criar interiores comerciais baseados na cultura do lugar e nos valores da marca.

1. Camper, em Paseo de Gracia, Barcelona

Camper, em Paseo de Gracia, Barcelona

Loja Camper / arquitecturaydiseno.es

Com design de Kengo Kuma, a Camper, localizada em Paseo de Gracia, é uma loja situada em frente à Praça da Catalunha, em Barcelona. Destaca-se pelo uso de peças de cerâmica personalizadas.

Estas peças de cerâmica são usadas como prateleiras para exibir os produtos, além de atuar como uma capa tridimensional nas paredes da loja. A ideia é mostrar cada artigo separadamente, com o seu próprio espaço, atraindo assim uma maior atenção para os produtos.

Para isso, foi utilizado um sistema de nicho composto por elementos cerâmicos do tipo telha. Tanto o Japão, de onde Kengo Kuma veio, quanto a Espanha, têm uma longa tradição no uso deste elemento arquitetônico. Nesta loja, é estabelecido um elo único entre essas duas tradições.

Os elementos cerâmicos que criam os nichos têm uma forma elementar e, ao repeti-los ao longo das paredes, são criadas texturas e volumes complexos. Eles se tornam as paredes, as prateleiras, o balcão, o banco do cliente, etc.

Nas palavras do próprio Kengo Kuma, «é interessante como um material tradicional tão antigo pode encontrar novas maneiras de ser desenhado, modelado e de combinar as suas unidades. Com isso, é possível criar diferentes elementos arquitetônicos que atenderão às necessidades da vida contemporânea».

«O lugar como resultado da natureza e do tempo; esse é o aspecto mais importante. Eu acho que a minha arquitetura é um tipo de moldura da natureza», Kengo Kuma.

2. Lojas inovadoras que são tendência: Exhibition Design Haus, da REHAU

Exhibition design haus, da REHAU

Loja / retaildesignblog.net

Essa loja-conceito, com design da Taylor Knights Architecture & Interior Design, está localizada em um prédio rústico de tijolos vermelhos em Melbourne, na Austrália.

Mas a Design Haus da REHAU não é apenas um showroom comum. A REHAU, fundada na Alemanha em 1948, é conhecida por suas portas e janelas de qualidade e por uma ampla variedade de acabamentos interiores.

A sua primeira exposição em Melbourne é uma carta de intenção que opta pelo design simples. É um espaço onde os visitantes se sentem como se estivessem entrando na casa dos seus sonhos; é familiar, confortável, cheio de luz e diáfano.

A intenção, segundo os arquitetos, era se afastar da abordagem tradicional de um showroom. A ideia é contextualizar os acabamentos e apresentá-los em um ambiente familiar e atraente. Isso permitirá que os visitantes interajam com os produtos e tenham uma ideia da sua qualidade inerente.

O design de interiores aposta em acabamentos robustos em aço e laje, utilizados juntamente com materiais quentes, como o carvalho americano, por exemplo. Os destaques incluem a sala de estar elevada e a peça por excelência do espaço: um vaso personalizado gigante, suspenso na estrutura do teto e com uma vegetação em cascata.

3. Showroom Organicare

Showroom Organicare

Loja / plataformaarquitectura.cl

A Organicare, com design feito pelo escritório vietnamita Tropical Space, é um showroom de produtos orgânicos do Vietnã. O projeto foi desenvolvido a partir de uma antiga casa que foi construída antes de 1975. A casa passou por vários processos de reorganização e expansão.

A Tropical Space projetou um sistema de molduras para a fachada, combinando materiais como tijolos e metal. Esse mesmo sistema adentra a loja e forma as prateleiras para exibir os produtos. Este sistema de molduras é flexível, adaptando-se ao tamanho dos produtos.

Com este projeto, a Tropical Space busca honrar o valor de um material ao mesmo tempo nobre e barato, como é o caso do tijolo de barro tradicional.

4. Lojas inovadoras que são tendência: Picca

Lojas inovadoras que são tendência: Picca

Loja / dhousse.com

O escritório de arquitetura Efeeme desenvolveu um conceito interessante para a Picca, uma tradicional fábrica de massas fundada em 1954, localizada em uma movimentada rua do centro de Villa Maria, em Córdoba, Argentina.

Esta empresa familiar passou por várias gerações e buscava por uma nova imagem da marca. A premissa foi expandir o público-alvo, associando-a a um setor mais amplo no campo da gastronomia.

A ideia principal é gerar um ambiente de proximidade e qualidade. Um elemento comum e familiar é o protagonista: cabos de vassoura. Com eles, procura-se criar uma estética única com uma forte identidade.

O teto é composto de 1954 cabos de vassoura (ano de fundação da empresa familiar). Eles estão distribuídos de forma regular em uma estrutura metálica de 10 × 10 cm, desenhando uma dupla cúpula virtual com o seu comprimento.

Também são usados cabos de vassoura nas paredes, mudando os padrões e cores em diferentes planos. Eles também mudam de função: suporte de prateleira, expositores ou simplesmente revestimento.

Foi assim que o design de instalações comerciais sofreu uma transformação nos últimos anos. A chegada de propostas inovadoras, que vão além do simples ato de vender, oferece ao cliente uma experiência muito mais atraente.

Em uma nova abordagem, é necessário apostar em se diferenciar como uma chave para o sucesso, e essas 4 lojas inovadoras que são tendência em 2019 são a prova disso.