Bobinas de cabos: ideias para reutilizar

29 de agosto de 2019
As bobinas de cabos podem ter múltiplas utilidades, podendo contribuir perfeitamente na decoração da casa.

A reciclagem de materiais se tornou um processo em que a decoração tem muito a dizer. Por isso, mostramos a você uma ideia para trabalhar em casa: reutilizar bobinas de cabos para fazer uma mesa.

Quantas vezes vimos elementos que foram descartados e que poderiam ter uma segunda chance? No mundo do design de interiores, qualquer objeto pode ser transformado de tal forma que obtenha uma nova estética e adquira uma função completamente diferente.

No nível decorativo, quando reutilizamos um objeto e o embelezamos, lhe é dada uma personalidade diferente e adquire uma nova função. Portanto, estamos falando de um processo no qual a criatividade desempenha um papel muito importante.

O que são bobinas de cabos?

Bobinas de cabos grandes

Certamente você já viu esse suporte em alguma obra, jogado no campo, em um contêiner ou em um aterro. No entanto, possivelmente, não passou pela sua cabeça as diferentes possibilidades estéticas que ele pode oferecer.

O seu formato é muito apropriado para transformá-lo em um produto de decoração. Ele possui um cilindro central estreito e duas rodas grandes nas extremidades. Originalmente, é usado para enrolar cabos muito grossos, principalmente aqueles usados nas instalações elétricas.

A sua estrutura é sólida e o material é madeira. Dessa forma, trata-se de um elemento que pode servir de suporte e que tem muita estabilidade, além de ter uma aparência simples e básica, podendo adaptar-se perfeitamente a qualquer estilo decorativo.

A reciclagem tornou-se uma atividade fundamental para a sociedade atual.

Bobinas de cabos

Reutilização de bobinas de cabos

Bobina/pinterest.es

Uma das maneiras que lhe propomos trabalhar a bobina é simplesmente reutilizá-la sem fazer qualquer tipo de transformação. Isto é, organizando-a em casa com a sua aparência original. No entanto, há recursos que podem ser aplicados:

  • Uma maneira de enfeitá-la a partir do exterior é passando verniz para torná-la mais vistosa e protegida. Além disso, ajudará a eliminar impurezas, fazendo com que a peça tenha uma superfície mais macia ao toque.
  • Outra solução é colocar um vidro redondo em cima. Dessa forma, a madeira estará mais protegida, a superfície ficará lisa e, além disso, seria alcançada uma estética mais elegante sem perder a funcionalidade.

Mesa e porta-revistas: tudo em um

Mesa de bobina com revisteiro

Mesa/pinterest/es

A bobina de cabo oferece uma vantagem muito interessante: tem um espaço central que é protegido pelos suportes laterais. Isso nos dá a possibilidade de utilizá-la como rack. Mas, como podemos fazer isso?

  • Espaçadores são colocados no cilindro central. A ideia é haver espaço para abrigar um grande número de livros e revistas, que ficará ‘a mão’ para os usuários.
  • Em um dos suportes laterais pode ser colocado um vidro que funciona como uma mesa e protege a madeira.
  • O exterior pode ser decorado com tinta, verniz ou com o produto desejado. Você pode até dar um toque envelhecido para que se torne um produto mais original.
  • Pode ficar bem na frente do sofá. Existem diferentes tamanhos de bobinas, tente encontrar o que melhor se encaixa na proporção dos móveis da sua sala.

Outras formas de trabalhar

Mesa de bobina pintada

Como já dissemos, o seu formato oferece múltiplas possibilidades, você apenas tem que dar ‘asas a sua imaginação’. Abaixo mostraremos outras ideias interessantes:

  • Se vamos transformá-la em uma mesa, a superfície pode ser trabalhada de forma mais criativa. Por exemplo, podemos organizar um mosaico de cores para obter dinamismo e para se adequar a uma estética mais original.
  • Se quisermos que se encaixe bem em um espaço e precisamos prendê-la a uma parede, ela poderá ser cortada ao meio e a linha reta colada à parede, deixando a parte curva projetada para fora, servindo como mesa.
  • Também pode ser um banquinho. Há bobinas de fio mais estreitas que são perfeitas para este recurso. De qualquer forma, verifique se elas se adaptam bem ao tamanho de uma pessoa. Em seguida, você poderá colocar um material macio na superfície para torná-lo um assento confortável.

Em suma, qualquer ideia que venha à mente pode ter uma utilização nas bobinas de cabos. Você poderá fazer desenhos, aplicar cores ou qualquer outro recurso que lhe dê originalidade.

Careaga, Juan Antonio: Manejo y reciclaje de residuos y envases, Sedesol, 1993.