Janelas de PVC: quais são as vantagens para o isolamento?

31 de julho de 2019
Uma janela de PVC é um isolante acústico e térmico, amigável ao meio ambiente, altamente durável e resistente. Por isso, cada vez mais pessoas estão optando por elas para as janelas de suas casas ou escritórios.

Se você vai construir a sua casa ou quer reformá-la adicionando novas aberturas, certamente se perguntará que tipo de janela é a mais conveniente em termos de isolamento. As janelas de PVC são as melhores do mercado atualmente.

Por isso, no artigo a seguir, falaremos sobre o que você precisa saber sobre a janela de PVC, as suas principais características e as suas vantagens para os diferentes ambientes domésticos.

Características de uma janela de PVC

As janelas de PVC são excelentes isolantes

Instalar uma janela de PVC (policloreto de vinila) tem muitas vantagens, mas antes de falar sobre elas é bom conhecer as suas principais características.

Primeiramente, saiba que essas janelas têm vidros duplos ou triplos e que os batentes são revestidos com um material plástico (daí o seu nome). Mas embora você possa pensar que o plástico não seja durável nem de boa qualidade, isso não é bem assim.

Ao contrário de outros materiais, como a madeira, por exemplo, o PVC é muito resistente, durável e não se deforma ao longo do tempo. Além disso, ele é muito fácil de limpar e não precisa ser pintado novamente. Ele combina perfeitamente com os estilos modernos de decoração, já que eles geralmente são brancos.

Quais são as vantagens de uma janela de PVC?

Nos últimos anos, a venda de janelas deste material aumentou consideravelmente. Isto ocorre porque estas janelas têm muitas vantagens que merecem destaque:

1. Elas são amigáveis ao meio ambiente

As janelas de madeira são mais fáceis de quebrar do que as de PVC

Embora existam teorias que dizem que a sua produção não é ecológica, na verdade, as janelas de PVC são respeitosas com o meio ambiente porque durante a sua fabricação não há a liberação de substâncias tóxicas, como pode acontecer com o alumínio, por exemplo.

E como são muito duráveis (quase para uma vida inteira), o consumo de plástico é insignificante em comparação ao seu uso. Além disso, elas cumprem as normas vigentes em relação à eficiência energética.

2. As janelas de PVC são excelentes isolantes

vantagens de uma janela de PVC

As janelas de PVC têm a particularidade de isolar os ambientes, tanto do ruído quanto da temperatura. No primeiro caso, não seremos perturbados pelos sons externos e, no segundo, evitaremos que o frio ou o calor da rua entrem.

Ao impedir que a temperatura externa entre na casa, economizamos uma boa quantia de dinheiro (e recursos) no aquecimento e resfriamento dos ambientes. Isso será refletido nas contas de eletricidade ou de gás a cada mês!

3. Elas são seguras

As janelas de PVC não precisam de manutenção

As janelas de madeira são mais fáceis de quebrar do que as de PVC. Isso é importante para a nossa segurança doméstica, tanto para impedir a entrada de ladrões quanto para reduzir acidentes.

4. As janelas de PVC não precisam de manutenção

São versáteis e isolantes

Diz-se que uma janela de PVC dura pelo menos 50 anos. Se pensarmos em tanto tempo, talvez pensemos que devemos pintá-las ou fazer algum tipo de manutenção devido ao uso. No entanto, este não é o caso; pois elas simplesmente exigem uma limpeza periódica, da mesma forma que qualquer outro móvel ou objeto.

5. A limpeza pode ser feita sem problemas

Facilidade de limpeza

A limpeza das janelas de madeira deve ser feita com elementos especiais para não danificar o material: o mesmo acontece com as janelas de alumínio. Mas no caso das janelas de PVC, basta passar um pano molhado com água e sabão ou detergente. Elas não precisam de nenhum produto específico.

6. As janelas de PVC são versáteis

Suas características

As janelas de PVC tradicionais são brancas; mas elas também podem ser pintadas com outras cores, tais como acabamentos imitando madeira ou tijolo, por exemplo. Assim, elas podem ser combinadas com o estilo de cada ambiente.

Além disso, é possível escolher o sistema de abertura da janela (para os lados, para cima, para baixo, etc.), para que ela se adapte a qualquer necessidade e, assim, permita a entrada de luz natural em cada espaço.

Certamente, também há desvantagens em uma janela de PVC. Entre elas, podemos destacar que o preço geralmente é mais alto em comparação com outros materiais; principalmente se optarmos por adicionar vidro duplo ou triplo, e o fato de que ela requer uma instalação correta para evitar problemas de infiltração, já que o plástico repele a água (que pode entrar na casa).

Se você planeja colocar uma janela de PVC na sua casa, consulte um especialista para que realmente possa apreciar todos os seus benefícios por mais tempo. Para a questão do isolamento, não há material melhor… Então, não hesite em optar por ele para as suas janelas!